terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SUCESSÃO EM FORTALEZA: DEPUTADO DIZ QUE PREFEITA USA DE CHANTAGEM POLÍTICA

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) considerou, nesta terça-feira, a “estratégia” da prefeita Luizianne Lins para a eleição de Fortaleza uma falta de respeito, em todos os níveis, aos aliados e ao governador. A reação ocorreu por conta da declaração de Luizianne admitindo que se houver racha da aliança do PT com o PSB, o nome de Pimentel pode ser a opção para a disputa na Capital.
“Houve desrespeito com o governador Cid Gomes, que está sendo claramente chantageado, com o senador José Pimentel, um quadro do PT de extrema lealdade, usado como instrumento de chantagem, e ao povo de Fortaleza, que merece escolher seu futuro prefeito de forma livre e democrática”, reagiu Danilo.
Para o parlamentar, sempre apontado como possível pré-candidato peemedebista em Fortaleza, Luizianne agiu, mais uma vez, com prepotência e arrogância. “Política se constrói com dialogo e não com imposições autoritárias”, acentuou o peemedebista.

(Blog do Eliomar de Lima)

DEPUTADO CEARENSE É O NOVO LÍDER DO PDT

O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) foi eleito, nesta terça-feira, o novo líder do PDT na Câmara dos Deputados. A eleição aconteceu na sede do partido, em Brasília. Foram 27 votos a favor.

ONDA DE GREVES EM SOBRAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems) realizou no sábado (27) passeata pelo centro de Sobral, em defesa da campanha salarial e por melhores salários e condições de trabalho decente. O evento reuniu centenas de trabalhadores da base da saúde e da segurança municipal, liderados pelas Associações dos Agentes de Endemias (AACE) e dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito (AGMATES), além do SINDSAÚDE regional de Sobral.Greve – Com a manifestação os servidores mostraram que preparam um indicativo de greve para a 1ª quinzena de fevereiro caso o governo municipal não apresente propostas concretas para as categorias mobilizadas. Os trabalhadores prometem que permanecerão mobilizados para assegurar avanços importantes nas suas reivindicações.
Fonte: Sindicato-Sindsems

AEROPORTO DE CAMOCIM DEIXA DE SER "PAGÃO", MAS CONTINUA SEM FUNCIONAR

Inaugurado em Março de 2011, com a promessa de que passaria a ser um divisor de águas em relação ao implemento do turismo em Camocim, o Aeroporto de Camocim só agora, em janeiro de 2012, recebeu uma mão de tinta identificando a fachada com o nome de Pinto Martins. Deixou de ser "pagão". Agora só falta ele poder receber aeronaves. Lembrando que essa obra custou cerca de R$ 6 milhões (sem a tinta pra pintar a fachada. Deve ter sido outra licitação pra fazer isso) e tem capacidade para receber aviões com até 20 passageiros. A verdade é que talvez ele não tenha recebido nem esse total desde sua inauguração. Voos só do governo ou com autorização especial da ANAC. No terminal de passageiros a sala é limpinha feito "bumbum de bebê". Mal tem onde alguém sentar.

(Blog Camocim Online)

CONVITE ESPECIAL: CARNAVAL COM O AUTOR DA VIDA

PMDB PODER AJUDAR OPOSIÇÃO A COMPLICAR PARA DILMA

Se o PMDB quiser ajudar a oposição a complicar a vida da presidente Dilma Rousseff, na volta dos trabalhos no Congresso nesta quinta-feira, não faltará oportunidade. Já estão protocolados em comissões da Câmara e do Senado requerimentos de convocação do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, para que ele dê detalhes das consultorias milionárias que fez após terminar seu mandato de prefeito de Belo Horizonte. A oposição, mesmo derrotada nas tentativas anteriores, se prepara para apresentar novos requerimentos de convocação do ministro.
Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara há dois requerimentos pendentes: um convocando o ex-sócio de Pimentel na empresa de cosultoria P-21, Otílio Prado. No Senado, o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), já protocolou outro requerimento de convocação do Pimentel na CCJ.

NO TWITTER: MARANHENSES PEDEM CASSAÇÃO DE ROSEANA SARNEY

Os internautas maranhenses encontraram uma maneira criativa de furar o bloqueio de mídia imposto pela família Sarney no Estado. Com a imprensa nas mãos da governadora Roseana Sarney, o Twitter virou a plataforma para os protestos contra a oligarquia do ex-presidente. Sarney e seus seguidores conseguiram comprar jornais, rádios e retransmissoras de TV. Seria a próxima investida sobre a famosa rede social? (Informe JB - Igor Mello)

TROCA DE CADEIRAS NO DNOCS: SUBSTITUTO DE SOBRALENSE É AVALIZADO POR CID GOMES

Foco de tensão na base de Dilma Rousseff e objeto de denúncias de fraudes em licitações, o Dnocs passará por nova mudança em sua direção. Depois da demissão do diretor-geral, Elias Fernandes, também o diretor de produção, Rennys Frota (sobralense) perderá o cargo. Da cota do PSB cearense, Frota deve ser substituído por Cláudio Nelson, avalizado pelo governador Cid Gomes. A crise no comando da autarquia está longe de um desfecho: embora o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), reivindique indicar o diretor-geral, Ramon Rodrigues, interinamente no posto, conta com a simpatia do ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional). (Folha de S.Paulo - Renata Lo Prete)

PREFEITA DIZ QUE PIMENTEL PODE SER A OPÇÃO SE NÃO HOUVER ACORDO COM CID

“A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, deu sinais de qual deverá ser a estratégia do PT para pressionar o PSB, do governador Cid Gomes, a apoiar o candidato petista na sucessão municipal de 2012. Luizianne disse que, caso não haja acordo entre as siglas para a manutenção da atual aliança, o PT poderá lançar o senador José Pimentel na disputa pela Prefeitura. A situação criaria problema para Cid. Com a saída de Pimentel do Senado, em caso de vitória, entraria em sua vaga o suplente Sérgio Novais (PSB) – hoje, o mais incômodo adversário do governador.
“Caso não consigamos a correlação de forças, a política de alianças que a gente quer, precisamos de uma candidatura forte eleitoralmente. Talvez seja aí que entre a candidatura do Pimentel”, declarou Luizianne, na noite de ontem, pouco antes de reunião da executiva estadual do PT.
A prefeita disse que conversou com o senador na última sexta-feira e que Pimentel teria se colocado à disposição do partido. Com isso, Cid pode ter de pensar duas vezes antes de resolver negar apoio a um dos cinco petistas cotados para encabeçar a disputa pelo Paço Municipal."

(Opovo)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Marcos 5,21-43)
Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2012
São João Bosco
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”
24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.
27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.
35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.
39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer:

“Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MORADIAS SEM: PARA FAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS É NA BASE DO "AVIÃOZINHO"

Prefeito de Sobral entregando oficialmente as moradias

Sem torneira

Banheiro sem sanitário

Sem reboco

O prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) que fez uma grande festa, na manhã da última quinta-feira (26), para entregar 118 novas moradias no Conjunto São Francisco, no Complexo Monsenhor Aloísio Pinto e 46 novas unidades habitacionais no Conjunto Santa Clara, com direito a um discurso forte por parte do prefeito, sendo enfático em não mais admitir grandes demoras em obras do gênero (moradias) barrou apenas na retórica. As casas que foram construídas através de parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal para abrigar moradores de áreas de risco da cidade, além da demora nas construções evidenciada no próprio discurso do gestor municipal, as casas foram entregues inacabadas. O Blog Sobral de Prima esteve no dia da inauguração (26/01) colhendo imagens das casas, porém, só postamos hoje (31) no esperançoso aguardo de colocação de reboco, sanitário, torneiras e a instalação de água, no entanto, a solenidade oficial do dia 26 de janeiro, foi apenas uma inauguração de faz de conta.

LEÔNIDAS CRISTINO CONHECE O PROJETO MUSEU PELÉ

Os ministros Leônidas Cristino (Portos), Aldo Rebelo (Esportes) e Gastão Vieira (Turismo) estiveram na segunda-feira (30) em Santos para conhecer as obras e mais detalhes do projeto Porto Valongo o espaço onde está sendo construído o Museu Pelé, com previsão de conclusão para o fim de 2012. Santos é uma cidade com forte potencial para ser subsede para a Copa do Mundo de 2014. O rei do futebol e o prefeito santista, Luis Paulo Papa, foram os anfitriões da visita.
(Informações A Tribuna)

NOS BASTIDORES DO PLANALTO A IDÉIA É TIRAR SENADOR CEARENSE DE TEMPO

Ninguém do Palácio do Planalto vai admitir oficialmente. Mas palacianos de todas patentes preferem que Marta Suplicy (PT-SP) continue no cargo de primeira vice-presidente do Senado. O que, na prática, significa romper um acordo com seus colegas de bancada para que o senador José Pimentel (PT-CE) ocupe a vaga no próximo ano.
Palacianos avaliam que Marta cumpriu muito bem a função quando substituiu José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. Avaliam ainda que ela será menos raivosa em qualquer tipo de sugestão de mudança na estrutura administrativa da Casa, o que setores do PMDB resistem fazer há anos.
(Poder Online)

SOBRALENSE TAMBÉM PERDE EMPREGO DO DNOCS

Ramon Rodrigues já está nomeado e é quem manda no DNOCS. Elias Fernandes será recebido por Ramon Rodrigues nesta terça-feira (31) na sede do DNOCS. Elias vai limpar suas gavetas e passar as senhas e documentação do órgão que estão em seu poder.
Além de Elias Fernandes, o sobralense Rennes Frota também perdeu o emprego do DNOCS, na semana passada.

GOVERNADOR PARTICIPARÁ DA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS

Está confirmada a presença do governador, Cid Gomes (PSB) na sessão de abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa de 2012. O governador, na última passagem pela assembléia, foi duro com um grupo de deputados que insistiam em apresentar seu governo como corrupto. Na ocasião, a conversa de Cid Gomes (PSB) com os parlamentares não ficou concluída.
A solenidade acontece dia 2 de fevereiro, no Plenário 13 de maio.

LÍDER CEARENSE TEMPORÁRIO

A bancada do PDT se reunirá nesta terça (31) para eleger o deputado André Figueiredo (CE) líder do PDT na Câmara. O desgastado Carlos Lupi ainda quer tentar emplacá-lo no ministério do Trabalho. (CH)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MAIS DE 3 MIL PROFESSORES SERÃO CONTRATADOS PARA AS FEDERAIS

O governo federal autorizou a contratação de 3.059 professores para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), conforme portaria dos ministérios do Planejamento e da Educação, publicada hoje no Diário Oficial da União.
De março a agosto deste ano, serão contratados 900 professores com carga horária de 20 horas semanais e mais 900 para jornada de 40 horas. No período de abril a setembro, serão 630 professores para jornada de 20 horas semanais e 629 para 40 horas.
Os contratos terão duração de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O ministro da Educação definirá o número de professores para cada instituição.
(Agência Brasil)

MAIS DE CEM AGÊNCIAS DO INSS SERÃO ABERTAS ATÉ O FIM DE ANO

Até o fim do ano, 182 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão abertas em todo o país. A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de serviços da Previdência.
Dilma lembrou que a Previdência criou um sistema computadorizado que acompanha todas as etapas do atendimento a quem procura uma agência do INSS.
A presidente lembrou ainda que, atualmente, os atendimentos são feitos com dia e hora marcados, o que agiliza o serviço. O contribuinte que tiver toda a sua documentação cadastrada poderá se aposentar em até 30 minutos. E não há mais a necessidade de esperar em filas na porta das agências.
(Informações Agência Brasil)

DISPUTA QUENTE: ATRIZES PORNÔ DISPUTAM PREFEITURA

Está aí uma disputa eleitoral que pode interessar até os mais politicamente apáticos. Duas atrizes pornôs, Amandha Fox e Luana Borgia, estão concorrendo à prefeitura de Taranto, uma cidade localizada ao sul da Itália. As duas mulheres disputarão o cargo contra o atual prefeito Ippazio. As informações são do jornal europeu Business Insider.
Fox, a protagonista do filme "Emotions", já está provando que será pró-ativa como política. De acordo com o jornal italiano Il Tempo, ela soltou um manifesto chamado - traduzido ao pé da letra - "Taranto Acordado". O documento promete, além de outras coisas, o fechamento das grandes multinacionais, renovação da Marinha, desenvolvimento do turismo e a organização do "Taranto Sex", um evento que deve acontecer anualmente na primavera e outono.
As duas atrizes também aproveitaram para alfinetar os oponentes, afirmando que a decisão de candidatura delas é um meio de revolta contra aqueles que "hoje negam a oportunidade às pessoas provenientes da sociedade civil em contribuir para o papel de candidato a prefeito". Ou seja, qual o problema de duas atrizes pornôs disputarem a prefeitura?
Em um movimento pouco tradicional, as mulheres vão organizar uma noite de pole-dancing antes das eleições, no próximo mês, em que eleitores locais poderão discutir os problemas políticos. Para manter a tática "portas-abertas", o agente das atrizes diz: "Queremos ser justos e, portanto, convidamos também os outros candidatos para vir e dançar com a gente".

UM COMPUTADOR POR ALUNO DO MEC NÃO CHEGA A ESTUDANTES

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) recebeu a tarefa de avaliar o programa conduzido pelo Ministério da Educação Um Computador por Aluno (PROUCA).
O projeto foi concluído no ano passado, mas até hoje a SAE não conseguiu avaliá-lo.
De acordo com dados repassados para a secretaria, um dos erros mais grosseiros constatados no projeto foi o fato de computadores nunca terem chegado aos estudantes.
Há relatos de que computadores ficaram trancados em depósitos porque não havia energia elétrica nem tomadas para ligar as máquinas em salas de aulas.

(Via Poder Online)

A LEI, ORA QUEM LIGA PARA A LEI!

Que é que o presidente da Câmara Federal, Marcos Maia, do PT, faz na Alemanha? Ele viajou em segredo no dia 22 e só deve voltar no dia 30 - e violou a norma segundo a qual o presidente da Casa, ao ausentar-se por mais de 48 horas, tem de passar o cargo ao vice-presidente - no caso, a deputada Rose de Freitas, do PMDB capixaba. Por que viajou? Por que o segredo? Deve ser um motivo forte: violar as normas internas da Câmara pode dar processo por falta de decoro.
Enquanto isso...
Desabam prédios no Rio e o governador Sérgio Cabral leva dois dias para aparecer. Dilma cancelou compromissos no Rio para ficar longe da tragédia. Diante da possibilidade de manifestações contra a desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, o governador tucano Geraldo Alckmin, católico praticante, não foi à missa do aniversário de São Paulo. Autoridades, mas sem exageros.

(Carlos Brickmann)

BALMASQUET NA AABB - TRADIÇÃO DO PRÉ-CARNAVAL DE SOBRAL

Com mais de meio século de tradicional, o Balmasquet da AABB de Sobral, promete repetir a tradição e fazer uma bonita festa na noite do dia 11 de fevereiro. As atrações já estão confirmadas. Banda Pinote, revelação do carnabral e Caribbean Kings.
Os ingressos já se encontram à venda na Farmácia o Rodolfo, Ver produções, AABB e Banco do Brasil. Outras informações: (88) 3613 1010.

SAAE DE SOBRAL NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL

(Clique na imagem para ampliar)
Diferentemente da ausência de água diariamente, nas residências de Sobral, um dilúvio pode está próximo do SAAE. A Autarquia Municipal, que é campeã em reclamações, deve ficar também na dianteira, em termos de denúncias e problemas com a Justiça. Por desobediência à ordem judicial emanada pelo Juízo do Trabalho da Vara de Sobral, a Polícia Federal entrou no caso, e informa a Procuradoria da República, a instauração do Inquérito Policial N° 1180/2011.
Além desse inquérito instaurado, os próximos dias para a Presidência do SAAE, deverá ser de péssimas notícias.

Aguardem!

REVISTA INSINUA ROMANCE ENTRE A PREFEITA E O PREFEITURÁVEL

Nota na Íntegra
Um Golpe no coração
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do PT, teve rapinadas suas pretensões de emplacar o colega Elmano de Freitas(ex-PSOL) como candidato à sua sucessão. Apesar de morar no coração de Luizianne, Elmano foi vetado pelo presidente do PT, Rui Falcão. A direção nacional do partido chancelará a indicação do senador José Pimentel, que é o preferido da corrente Construindo Um Novo Brasil, da qual faz parte o ex-presidente Lula. A prefeita, agora, está dividida entre seguir suas convicções e obedecer ao partido. Ela não gostaria de romper com ninguém.

ESCLARECIMENTO DA AGMATS: ESTADO DE GREVE DOS GUARDAS E AGENTES DE TRÂNSITO

Esclarecimento a população Sobralense sobre o estado de Greve da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito de Sobral.
Caro Armando,
A Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sobral – AGMATS, através da sua Diretoria Executiva, vem a público esclarecer o real motivo da deflagração do estado de Greve dos Guardas Municipais e dos Agentes de Trânsito.
A lei nº 818/2008, que implanta o Plano de Cargos e Carreira e Salários (PCCS) da Guarda Municipal, foi aprovado em maio de 2008, na qual deveria realizar o enquadramento dos atuais Guardas Municipais. Porém, esse enquadramento jamais foi feito, sendo preciso entrar na justiça para garantir esse direito, fato este, conquistado desde Agosto do ano passado, onde a Prefeitura Municipal não cumpriu a ordem judicial e ainda recorreu da sentença. Todavia, em 2008 o Plano de Carreira, ordenava que deveriam ser enquadrado 21 subinspetores de 3ª classe e, neste período, somente a 1ª turma da GCM tinha esse direito. Hoje, passados quatro anos, não foi feito o enquadramento algum e com a decisão judicial ganha em favor dos GCM’s, a Prefeitura quer dar apenas as 21 vagas e mais 09 vagas, para atender os desejos da administração. Ora, se quatro anos a trás estava o Guarda em um ciclo, o plano diz que em quatro anos deve subir de um ciclo para outro, portando atualmente o enquadramento deveria ser feito com a graduação de 21 vagas de subinspetor de 2ª classe, deixando vago as 21 vagas de 3ª classe, mas só querem dar 09 vagas, e para complicar ainda mais, ainda tem tempo para progredir na Carreira a 1ª, 2ª e 3ª turma, devido descaso da Administração com o Plano. A AGMATS defende que não deve haver limite de vagas, já que somos servidores civis e estamos falando de Carreira, se assim não for, esqueça o nome de PCCS e Façam concurso interno.
Adicional noturno, a Constituição Federal e o Regime Jurídico único dos servidores municipais nos contemplam com esse beneficio, porém a Prefeitura de Sobral, nunca pagou o adicional noturno aos integrantes da guarda municipal e agentes de trânsito, sendo assim, foi necessário recorrer à justiça, no qual estamos aguardando a decisão judicial, porém, como se trata de um direito liquido e certo, nós não abrimos mão.
Gratificação Especial de Atividade para beneficiar os serviços diferenciados em que são submetidos à categoria, como motorista, motociclista, central de operação, ciclo patrulhamento, plantonistas e outros, devido o grau de responsabilidade na qual somos submetidos e que não recebemos nem um tipo de gratificação nesse sentido.
Reajuste salarial de 20% no salário base, uma vez que os concursos anteriores foram a nível fundamental, atualmente é exigido nível médio, recuperar os índices de perdas salariais dos últimos anos e acompanhar o reajuste atual do salário mínimo.
Melhorias na infra estruturas da GCM, com aquisição de equipamentos adequados para execução de qualidade no atendimento das ocorrências, dando uma resposta satisfatória a sociedade sobralense. Aquisição de motocicletas em números suficiente para reestruturar o moto patrulhamento, viaturas para patrulhamento comunitário diário, armamento, pois não podemos aceitar que os delinqüentes estejam armados e os GCM’s, que são agentes Policiais andem desarmados, coletes balísticos individual, pontos de apoio nos logradouros públicos para que o GCM possa ir ao banheiro e tomar água, o que não existe, o GCM hoje, está abandonado nas Praças de nossa cidade, e solicitamos a criação de grupos táticos para fortalecer a segurança urbana do munícipe, atendendo ao artigo 144 Parágrafo 8° da Constituição Federal.
Negativa em atender as reivindicações dos agentes de trânsito que estão a um ano tentando negociar com a Prefeitura, mas desde a Greve no ano passado nada foi conquistado, somente cobranças, represálias e sobrecarga de serviços. Nomearam Guardas Municipais para função de agentes, mas não deram os benefícios reivindicados.
Esperamos a compreensão da sociedade sobralense, pois a postura da nossa briosa GCM é querer prestar um atendimento de qualidade a população de Sobral e não um faz de conta, e dizer se caso o Executivo se mostre resistente em não atender as reivindicações da categoria estaremos em breve declarando Greve Geral.
Fica nosso cordial agradecimento.
DIRETORIA EXECUTIVA AGMATS

DR. GUIMARÃES EM SUAS ANDANÇA POR SOBRAL

Enquanto muitos políticos sobralenses pensam em futuras composições político-partidárias, Dr. Guimarães avança nos braços do povo. Neste último final de semana, o Barbudinho do PV, ou Dr. Verdinho ( como carinhosamente é chamado por muitos ), foi visto em visitas e reuniões nos quatro cantos do município de Sobral. Localidades como Caraúbas (Patriarca), Jaibaras, Ouro Branco e Recreio (Rafael Arruda), São José do Torto, além dos bairros Santo Antônio, Paraíso das Flores, Alto da Brasília e Vila Recanto receberam a visita do ilustre sobralense. O futuro dirá quem está no caminho certo. (Via Blog do WG)

QUEM MANDA NO GOVERNO? QUEM PERDE? QUEM GANHA?

Toda a briga de Funasa, DNOCS, Sudene, essa sopa de letrinhas que forma a administração federal, é uma queda de braço para saber quem manda; os caciques regionais peemedebistas, que controlam boa parte da bancada governista, ou a presidente Dilma Rousseff, que tem a caneta que nomeia, demite e dá verbas, edita o Diário Oficial da União e goza hoje de amplo apoio do eleitorado. A bancada do PMDB não controla a caneta nem edita o Diário Oficial, mas pode causar um monte de problemas - por exemplo, aprovar projetos que criem novas despesas e multipliquem as dificuldades de Dilma para governar o país.
Quem ganha? Depende: os parlamentares do PMDB podem seguir a orientação de seus líderes, enfrentar Dilma, tentar dominar totalmente o Governo e correr o risco de ficar a pão e água, caso a presidente vença a queda de braço; mas é preciso lembrar que Suas Excelências são vulneráveis a determinadas gentilezas que só o Governo pode proporcionar, e talvez a adesão à tese do enfrentamento não seja tão maciça assim. Nesse caso, o partido teria de aceitar o que o Governo lhe oferecesse. Conhecendo o partido, pode-se dizer que para seus integrantes um pouco é melhor do que nada. Além disso, mesmo com a fartura da mesa oficial, muita gente não degustou o que esperava. É um grupo que potencialmente pode apostar na mudança, confiante em apoderar-se de pelo menos uma parte do que era destinado aos favoritos de ontem.
A briga é boa. E a decisão demora. (Carlos Brickman)

MINISTROS E TEMER GASTAM R$ 16, 6 MILHÕES COM JATINHOS

Os ministros de Dilma Rousseff e o vice Michel Temer gastaram, em dez meses de 2011, R$ 16,6 milhões com viagens em aviões da FAB para missões oficiais ou em deslocamentos para casa. Uma viagem de jatinho de Brasília a Porto Alegre, por exemplo, custa R$ 34 mil, enquanto uma passagem aérea comercial de ida e volta não passa de R$ 1.500. A maior parte dos ministros vai para casa de jatinho nos finais de semana. Dos R$ 16,6 milhões, R$ 5,5 milhões foram gastos neste tipo de trajeto. Nesses casos, o jatinho precisa fazer até quatro viagens. Normalmente a aeronave leva o passageiro na quinta ou na sexta e retorna para Brasília; depois, volta para buscá-lo na segunda.
As informações são da Folha de S.Paulo, adiantando ainda que o cruzamento dos dados revela que muitas aeronaves decolam em horários próximos, com o mesmo destino, cada uma com um ministro a bordo. Em muitos casos foi desrespeitada a orientação da presidente para que os voos fossem compartilhados. Apenas 2,4% dos deslocamentos seguiram essa orientação.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Marcos 5,1-20)
Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2012
4ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro.
3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto:

“Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes! 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.
11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo.
16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 29 de janeiro de 2012

SUCESSÃO EM FORTALEZA: PT NACIONAL INDICA SENADOR PIMENTEL

Luizianne Lins (PT) terá que enfrentar o Diretório Nacional do PT para conseguir emplacar o camarada Elmano Freitas (PT) como seu candidato à sucessão, de acordo com a revista Veja dessa semana. O secretário da Educação foi vetado por Rui Falcão, presidente nacional do PT.
Agora, o Diretório Nacional deve chancelar a indicação do senador José Pimentel (PT), favorito da corrente Construindo um Novo Brasil, majoritária dentro do PT.

PLENO DO TJ DO CEARÁ ELEGE NOVOS DESEMBARGADORES

Os juízes Luiz Evaldo Gonçalves Leite e Francisco Gomes de Moura foram eleitos desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A votação ocorreu na sexta-feira (27), durante sessão do Pleno.
Merecimento
Luiz Evaldo Leite, da 2ª Vara de Sucessões do Fórum Clóvis Beviláqua, foi eleito pelo critério de merecimento. Ele assume a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, em setembro de 2011.
Antiguidade
Francisco Gomes de Moura, titular da 5ª Vara de Sucessões da Comarca de Fortaleza, foi escolhido por antiguidade. O magistrado ocupará a vaga surgida com a aposentadoria, em novembro do ano passado, do desembargador Lincoln Tavares Dantas.
Perfis dos novos desembargadores
Luiz Evaldo Gonçalves Leite é natural de Aurora e ingressou na magistratura em 27 de junho de 1984, como juiz substituto da Comarca de Barro. Atuou ainda nas comarcas de Cedro e Iguatu, sendo promovido para Fortaleza em 1993.
Na Capital, desempenhou funções em Varas Cíveis, de Família e de Sucessões, entre outras. Atuou também como juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e juiz substituto do TJCE, no lugar dos desembargadores Francisco Sales Neto e Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque.
Francisco Gomes de Moura nasceu em Nova Russas, Interior do Ceará. Ingressou na magistratura em maio de 1979, como juiz substituto da Comarca de Mucambo. Desempenhou ainda atividades em Sobral e, na Capital, respondeu pela 13ª, 15ª e 20ª Varas de Família, além do 13º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC). Atuou também na 27ª Vara Cível e na 1ª, 2ª e 5ª Varas de Sucessões, entre outras.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Marcos 1,21-28)
Domingo, 29 de Janeiro de 2012
4º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”.
25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu.
27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!”
28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 28 de janeiro de 2012

ALMOÇO FORA DE CASA NO NORDESTE É O MAIS CARO DO PAÍS

O Índice Alelo de Preço Médio de Refeição 2012 – divulgado a partir de hoje – mostra que o almoço fora de casa custa em média R$ 29,35 no Nordeste do Brasil. O valor representa um aumento de 15,79% em relação ao levantamento apresentado no ano passado, que apontava média de R$ 25,35. Os dados, apurados pelo Instituto Datafolha em parceria com a Alelo, administradora de cartões-benefício e cartões pré-pagos, apresentam a média nacional de R$ 27,46 – valor que representou aumento de 2,54% em relação ao preço médio nacional de R$ 26,78, verificado pela edição anterior da pesquisa.
Além de ser a região mais cara do país, o Nordeste também lidera com a cidade de maior preço médio de refeição no Brasil – São Luís (MA), com média de refeição completa de R$ 36,21. No ano passado, a pesquisa apontou o Rio de Janeiro como cidade mais cara do país. A capital baiana, Salvador, aparece em segundo lugar entre as mais caras da região com R$ 29,96 de custo médio para almoçar fora de casa. A cidade de Natal (RN) vem em seguida, apresentando o valor de R$ 29,87. Em quarto lugar deste ranking está a capital de Pernambuco, Recife, onde almoçar fora de casa custa em média R$ 26,73. Fortaleza (CE) vem logo depois, com R$ 26,27.

NOSSOS PARABÉNS!!

Neste sábado, 28 de janeiro, a Sra. Raimunda Linhares Carneiro que é viúva do Sr. Raimundo Cysne Carneiro, está completando 80 anos de vida. Na oportunidade receberá as homenagens de seus bisnetos, netos, filhos – dentre eles o comunicador Hernane Linhares (Rádio Caiçara) – e demais familiares que expressam gratidão a Deus por abençoá-la a cada dia.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Marcos 1,21-28)
Domingo, 29 de Janeiro de 2012
4º Domingo do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”.
25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu.
27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!”
28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PROFESSORES DA URCA PROTESTAM NA INTERNET CONTRA O GOVERNADOR

Os professores e servidores daUniversidade Regional do Cariri (URCA) usaram o humor para mostrar a situação em uma das salas de aula daquela universidade.

SEXTA SERTANEJA NO AFONSO GRILL

MUTIRÃO DO PROJETO JOVEM DOADOR PRÉ-CARNAVAL

Projeto criado por Robson Carneiro e Reann Siqueira, visando ajudar a necessidade que o Hemoce(Sobral) está passando neste período de carnaval. A procura de sangue é grande e o número de doadores voluntários é escasso.
Vale ressaltar que as doações podem ser feitas qualquer dia da semana de 08h às 18hs e no sábado das 08h ás 12hs.
Benefícios do doador: alem de salvar vidas, você se beneficia sabendo de possiveis doencas e/ou prevení-las, fica isento no pagamento da taxa de inscrição de vestibulares e concursos públicos, entre outros.
Local: Hemoce
Data: 28.01.2012(sábado) no horário de funcionamento.
Mais informações em
http://www.hemoce.ce.gov.br/
Fonte: Robson Carneiro e Reann Siqueira

AINDA SOBRE A INAUGURAÇÃO: O ISOLAMENTO POLÍTICO DO PREFEITO ESTÁ INSTALADO

A inauguração da Margem Direita do Rio Acaraú, é o símbolo do abandono político do prefeito Veveu Arruda (PT). Informações colhidas pelo Blog, na manhã de hoje (27) mais badala foi a ausência dos aliados (FGs) no evento, e de todos vereadores que não compareceram a primeira grande inauguração do prefeito de Sobral. Além do isolamento político da gestão petista, o prefeito Veveu (PT) não arriscou discursar para o povo - com medo de uma suposta vaia – o gestor falou para meia dúzia de populares, atrás do palco em que cantou Raimundo Fagner.
O fruto do isolamento é o reflexo da desaprovação da administração, político nenhum quer está próximo do prefeito de Sobral.
Em tempo: O deputado Ivo Gomes (PSB) que não esteve ontem (26) na Inauguração do prefeito Veveu (PT) estará na tarde desta sexta (27) em Jaibaras tratando sobre eleição para vereador.
Primeira foto: Local em que o Prefeito falou para meia dúzia de pessoas.
Segunda foto: O povo para o qual o prefeito não discursou.

CHICO JÓIA ESTÁ DE VOLTA A CÂMARA

Ato de nomeação. (clique para ampliar)
O suplente de vereador Chico Jóia (PP) que já assumiu algumas vezes a cadeira na câmara, nesse quadriênio, está de volta ao Poder Legislativo. Francisco Linhares da Ponte (Chico Joia) é o mais novo nomeado da Presidência. Lotado no Gabinete das Comissões da Casa Legislativa, Chico, que é o primeiro suplente do PP, agora é Assessor Administrativo I.

ESVAZIAMENTO E UM GRANDE SHOW

A ausência de políticos e autoridades na inauguração da Margem Direita do Rio Acaraú, na noite de quinta (26) demonstra o esvaziamento da administração do prefeito Veveu Arruda. Cid e Ivo Gomes, mesmo em Fortaleza, acharam melhor enviar o Secretário petista Camilo Santana (Cidades) como representante do Estado. O ex-prefeito Leônidas Cristino (PSB) devido compromisso em Brasília, enviou sua esposa Lili Cristino. O presidente da Câmara João Alberto (PSB) achou melhor ficar em um restaurante do outro lado da inauguração. Além de alguns vereadores que se quer apareceram no evento.
Para não dizer que não falamos das flores. O Show do Cantor Fagner foi belíssimo.

GUARANY(S) EMPATA COM ICASA EM JUAZEIRO

Jogando no Estádio Romeirão em Juazeiro do Norte a equipe do Icasa empatou em 1 a 1 com o Guarany de Sobral, na noite ontem (26). A equipe da casa saiu na frente com um gol contra de Juninho aos 10 minutos da primeira etapa. O Guarany empatou aos 25 minutos através de Cristiano.
A equipe sobralense ainda pressionou, mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Carlos Luna que segurou o resultado para a equipe juazeirense.
Com o resultado o Icasa marcou seu primeiro ponto e ocupa a 9ª colocação na tabela, já o Guarany de Sobral agora tem 2 pontos e está uma posição acima da equipe de Juazeiro do Norte.

QUEM TEM PADRINHO FORTE NÃO MORRE PAGÃO: MACHADO VENCE BOATOS

A quinta-feira é conhecida em Brasília como o dia da boataria. Não foi para Elias Fernandes e Rennes Frota, ambos do DNOCS, que perderam o emprego após a boataria pela manhã. Mas o dia de ontem (26) terminou muito bem para o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que vai dormir o final de semana comandando a empresa. A boataria foi atribuída ao fogo amigo do PMDB.
Afilhado de Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, sobreviverá a Maria das Graças Foster, Presidente da Petrobrás.

O ESTILO INVEJÁVEL DE DILMA

O estilo é a marca consagrada do político. Dilma não é, convenhamos, uma política na expressão literal da palavra, mas como gestora tem seu estilo. Elogiável e invejável. Ninguém passa por cima da sua autoridade.
Não amacia o ego de ninguém, bem diferente do seu antecessor e padrinho Lula, que adorava passar a mão na cabeça de auxiliares, mesmo confessadamente corruptos. Nos últimos dias dois episódios ratificaram esse perfil ortodoxo da presidente. Primeiro, quando dobrou o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabriele.
Indicado e protegido pelo ex-presidente, Gabriele só dava satisfação a Lula e administrava os interesses na estatal do ex-ministro José Dirceu, a quem é ligado. Dilma deu o cartão vermelho a ele sem nenhuma cerimônia.
Já o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), chegou a desafiar o Governo ao afirmar que o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, indicado por ele, não seria demitido. E ameaçou com represálias, espalhando a versão de que o PMDB iria convocar o ministro Fernando Pimentel para explicar consultorias fantasmas de R$ 2 milhões.
Sem pestanejar, Dilma ligou para o ministro Fernando Bezerra e mandou demitir Fernandes. Se não o fizesses, estaria desmoralizada. É assim que se governa, exercendo a plenitude do seu poder. Já dizia Agamenon Magalhães: ninguém governa governador.

(Por Magno Martins)

EM GUARACIABA: HOMEM INVADE FÓRUM NA TETATIVA DE MATAR JUIZ

Por volta das 17:00h de quinta-feira (26), um homem aparentando cerca de 43 anos, visivelmente revoltado, invadiu o Fórum da cidade de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, armado de uma espingarda calibre 12, atirando a esmo, com o objetivo, segundo informações policiais, de matar o juiz da comarca e depois se matar. O homem só desistiu quando soube que o magistrado não se encontrava no local. Foi então que o atirador fugiu de carro, iniciando assim uma verdadeira caçada policial comandada pelo Capitão Pm Artunane Aguiar, Comandante da 2ªCIA/3ºBPM, com sede em Tianguá, junto com policiais da Força Tática de Apoio (FTA) e do destacamento local. Durante a perseguição, o acusado não obedeceu aos pedidos para que parasse seu veículo.
Diante disso, os policiais meteram bala no intuito de deter o carro juntamente com seu ocupante.
Com pneus furados e bastante avariado, o veículo parou e o homem decidiu se entregar. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Guaraciaba.
Segundo informou ao Blog Camocimonline o Capitão Artunane, o homem teria ficado revoltado porque o juiz concedeu liberdade provisória a dois homens que supostamente teriam assaltado sua casa. Mais detalhes sobre essa notícia a qualquer momento.

PCdoB NÃO ARREDA O PÉ: TEM CANDIDATO EM FORTALEZA

Em entrevista ao Jogo Político na última segunda-feira (23), Inácio Arruda (PCdoB) não arredou pé da tese (nacional) do PCdoB de lançá-lo candidato em Fortaleza. O senador fala o tempo todo em retomar a aliança no possível (e provável) segundo turno. Pode ser, mas não sem cacos políticos e pessoais para todos os lados.
A disputa em Fortaleza tem um longo histórico. Não é um encontro de freiras a rezar. Costuma ser rebaixada, principalmente no submundo das ações clandestinas com farta distribuição de material e boatos. Além disso, desfeita a aliança no primeiro turno, é muito provável que dois aliados de hoje cheguem ao segundo. No confronto, não há aliança que resista. A não ser que a cara de pau tenha chegado a um ponto tal na política que até os conflitos sejam pura encenação. Mas, não é.
(Coluna Fábio Campos / O POVO)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Marcos 4,26-34)
Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2012
3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.