quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IMPRENSA SOBRALENSE NO PRÊMIO MELHORES PREFEITOS DO CEARÁ

A imprensa sobralense representando a Região Norte está presente na noite desta quinta-feira (31) no La Maison Buffet, na Premiação realizada pela PPE, que homenageia os melhores prefeitos do Ceará.

DILMA SANCIONA LEI QUE DIFICULTA CRIAÇÃO DE NOVOS PARTIDOS

A presidenta Dilma Roussef sancionou a lei que impede a transferência do tempo de propaganda de rádio e TV e de recursos do Fundo Partidário entre legendas.
A nova regra deve dificultar a criação de novos partidos.
Até a publicação da lei, deputados que trocam de partidos levam consigo os votos, para efeito de cáuculo da "fatia do bolo".
Com a nova lei, os deputados que mudam de partido durante o mandato só vão carregar consido o tempo de propagada e os recursos nos casos de fusão e incorporação de partidos e não mais quando um partido for criado.

MINISTRO DO STF MANTÉM CORTE AOS SUPERSALÁRIOS NO CONGRESSO

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) “perdeu um round” na tentativa de garantir o pagamento de salários acima do teto constitucional para servidores da Câmara dos Deputados. O corte foi determinado por um ato do Tribunal de Contas da União (TCU) e o Sindilegis questionou essa decisão no STF. Nesta quarta-feira, 30, porém, o Supremo informou que o limite está mantido, pelo menos por enquanto. O ministro relator, Marco Aurélio, decidiu que a limitação continua valendo até que o caso seja apreciado pelo plenário do Supremo.
Em nota, o STF informa que o Marco Aurélio negou pedido do pedido de liminar no Mandado de Segurança do sindicato, argumentando que “a adequada interpretação da cláusula constitucional limitativa da remuneração de servidores e empregados” é matéria que “possui envergadura maior” e deve ser analisada pelo Plenário do Supremo. Ou seja, por ora o teto constitucional deve ser respeitado no pagamento dos supersalários da Câmara.
Diante do atual cenário, o ministro avaliou que não cabe “implementar ato precário e efêmero, antecipando-se à visão do colegiado, não bastasse o envolvimento de valores a serem apreciados”. Para Marco Aurélio “tudo recomenda que, emprestada celeridade à tramitação do processo, aguarde-se o julgamento definitivo” do mandado de segurança.

Segundo Marco Aurélio, cumpre ao Supremo “definir a amplitude da incidência do teto constitucional no tocante às verbas citadas pelo Sindilegis como legalmente devidas”.

NO DIA MUNDIAL DA POUPANÇA, CAIXA COMEMORA DOIS RECORDES: 50 MI DE CONTAS E 200 BI DE SALDO

Hoje, 31 de outubro, Dia Mundialda Poupança, é também o dia que a Caixa tem o orgulho de comemorar dois recordes: 50 milhões de contas e 200 bilhões de saldo em poupança.
Ser mais que um banco é ser maior parceiro dos brasileiros na hora de poupar e planejar o futuro.

EXPOSIÇÃO NO FACEBOOK DE CID FAZ ZEZINHO LEVAR VANTAGEM ENTRE PRÉ-CANDIDATOS

Desde que resgatou sua conta pessoal no Facebook, em agosto deste ano, Cid Gomes se tornou um usuário contumaz da rede social.
Na página, o governador responde às críticas da oposição, interage com seus seguidores, faz algumas postagens de cunho pessoal e, principalmente, divulga as obras que vem desenvolvendo em sua gestão.  
Neste último ponto reside uma peculiaridade. Uma figura da política cearense é recorrente nas fotos divulgadas pelo governador: Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Dentre os diversos nomes apontados como possível “candidato de Cid” ao governo do Estado, Zezinho é o que mais vezes aparece nas fotos postadas pelo titular do Abolição.
Esse prestígio, certamente, fará muita diferença quando o governador for avaliar quem é o melhor nome para sucedê-lo.
Além disso, a superexposição ao lado do padrinho político tornará Zezinho cada vez mais conhecido do eleitorado cearense, o que lhe renderá vantagem em 2014.
Apesar de beneficiado, o presidente da AL se recusa a falar de eleições e sustenta que esse assunto entrará em pauta apenas no próximo ano, como é desejo de Cid. 
(Site Ceara News)

ANDRÉA GIFONI SERÁ HOMENAGEADA COM TROFÉU CLASSE A

Surge mais um nome que será homenageado no "Troféu Classe A" edição 2013. Trata-se da renomada Oftamologista, Dra. Andréa Gifoni, que através  de Congressos e muitas qualificações tem se destacado na promoção da saúde ocular em Sobral. O idealizador da honraria, comunicador Edval Filho programa para o dia 18 de dezembro a entrega da homenagem que deve reunir muitos outros homenageados.

VEVEU ARRUDA NO PRÊMIO DOS MELHORES PREFEITOS DO CEARÁ

A gestão do prefeito Veveu (PT) será agraciada nesta quinta-feira (31) com mais uma premiação, sendo esta realizada pela PPE- Promoções e Eventos LTDA. A certificação é mais uma prova do trabalho correto que prefeito vem desenvolvendo ao longo de seu mandato, onde seu empenho e os projetos tocados em Sobral destacam-se em todo o estado. (Por Veríssimo Barroso)

CONTINUAM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PROJOVEM URBANO

Continuam abertas as inscrições para o ProJovem Urbano para a Escola Emílio Sendim, no Junco. O programa é destinado aos jovens de 18 a 29 anos, interessados em concluir o Ensino Fundamental. Para fazer a matrícula, os alunos devem entregar, na escola, cópia do RG, CPF, do comprovante de residência e do histórico escolar. Os inscritos no ProJovem Urbano terão aulas de educação básica, informática, qualificação profissional e participação cidadã. As aulas acontecerão no turno da noite e todos os jovens inscritos receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 desde que frequentem as aulas e entreguem suas atividades escolares. As aulas serão realizadas em quatro núcleos na Escola Trajano de Medeiros (Expectativa), Escola Emílio Sendim (Junco), Escola José Parente Prado (Sumaré) e Escola Francisco Monte (Taperuaba). Saiba mais: (88) 3677-1198.

NA BASE DA AMEAÇA: GOVERNO VAI CONSIDERAR RUPTURA

A cúpula do PMDB recebeu "atônita" recado de emissários do Palácio do Planalto de que, se Renan Calheiros (PMDB-AL) levar adiante o projeto de Francisco Dornelles (PP-RJ) de autonomia do Banco Central, o movimento será considerado "ruptura" com o governo. A mensagem hostil surpreendeu peemedebistas, uma vez que Michel Temer já havia conversado antes com Renan, a pedido de Dilma Rousseff, para "baixar a bola" do projeto, com o que o senador teria assentido.
Até ontem à tarde, no entanto, Renan ainda demonstrava a colegas no Senado disposição de colocar o projeto em votação, embora auxiliares do Planalto afirmem ter recebido recado do senador de que o texto seria engavetado.
Aécio Neves (PSDB-MG) deve conversar hoje com Dornelles, que é seu tio, sobre a proposta de autonomia. O presidenciável tucano avalia que mandato de seis anos para o presidente do BC é tempo demais, mas diz ainda não ter opinião fechada sobre a matéria. (Folha de S.Paulo - Vera Magalhães)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 13,31-35)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CCJ DA CÂMARA APROVA A COTA RACIAL PARA DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece reserva de vagas para parlamentares de origem negra na própria Câmara e nas assembleias legislativas.
Não há previsão de quando a proposta será votada no plenário. Antes, o texto ainda terá de ser submetido a uma comissão especial a ser formada especificamente para analisar a proposta. Para alterar a Constituição, uma PEC precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, por maioria de três quintos dos membros de cada uma das casas (308 deputados e 49 senadores).
Segundo a proposta, o percentual das vagas destinadas aos parlamentares de origem negra corresponderá a dois terços do percentual da população que se declarou preta ou parda no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados do último censo, de 2010, esse percentual seria de 50,7%.
Se a PEC estivesse em vigor hoje, dois terços dos 50,7% corresponderiam a 173 vagas para negros entre os 513 deputados da Câmara.
A proposta aprovada na CCJ também determina que o percentual de vagas destinadas a parlamentares negros não pode ser inferior a 20% ou superior a 50% do total de vagas.
'Voto específico'
De acordo com o projeto, a reserva de cotas raciais teria validade por cinco legislaturas (o equivalente a 20 anos). Pelo texto, durante esse período, cada eleitor teria direito a um "voto específico" destinado a candidatos negros.

ENSAIO DO TIAGUINHO HOJE NO SOBRAL GRILL


CAMOCIM SEDIARÁ FINAL DO CAMPEONATO DE WINDSURF

A cidade de Camocim sediará a etapa única do Campeonato Brasileiro de Windsurf, nas modalidades Slalom e Freestyle, de 29 de Novembro a 01 de Dezembro de 2013. A informação foi repassada nesta Quarta-feira (30) pela manhã, com exclusividade ao blog, por Teka Lenz,  Presidente da Associação Brasileira de Windsurf. De acordo com Lenz, a competição terá presença dos maiores windsurfistas do país. 
"Além de grandes nomes como Gabriel Browne, Levi lenz, Ian Mouro, Janjão, William Schurmann, estamos esperando a confirmação da participação de George Rebello, conhecido como Meu Garoto, velejador olímpico, competidor do Brasil nas Olimpíadas de Barcelona e Seul", disse ao blog, Teka Lenz. De Camocim, nomes como Jamilson de Souza, Lucas Wind, Hugo de Sousa e José dos Santos, entre outros, da Equipe "Meninos do Rio", deverão competir também. 
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Windsurf e Tai produções, com apoio do Blog Camocim Online, Governo do Estado e Prefeitura de Camocim.  
(Blog Camocim Online)

UNIPACE CERTIFICA SERVIDORES E SE CREDENCIA COMO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Cerca de 150 servidores da Assembleia Legislativa do Ceará receberam, na noite de terça-feira (29/10), certificados de conclusão de curso pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A solenidade aconteceu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes - Anexo II da Casa. Na ocasião, o presidente da AL, deputado José Albuquerque (Pros), falou sobre o reconhecimento da Unipace perante o Conselho de Educação e anunciou o lançamento de dois novos cursos de especialização para os funcionários do órgão.
José Albuquerque parabenizou os formandos nos cursos de Especialização em Administração Legislativa e Ciências Políticas, MBA em Formação de Políticas Públicas Inovadoras, línguas estrangeiras e ensino médio no Programa Superação. Ele reafirmou o compromisso da Casa no apoio para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Unipace.
“As pessoas pensam que a Assembleia é formada apenas pelo Plenário e pelas comissões, a Casa do Povo vai muito mais além, e oferece diversos serviços. Para um bom atendimento à sociedade é preciso que seus profissionais tenham conhecimento, especializações e cursos”, destacou o deputado.
Já a presidente da Unipace, deputada Patrícia Saboya (PDT), realizou o credenciamento da Universidade junto ao Conselho de Educação, transformando, assim, a Unipace em instituição de Ensino Superior. Patrícia chamou a conquista de “emancipação” e falou da importância da própria Instituição conceder títulos aos funcionários “Essa conquista nos dará mais liberdade para oferecer mais especializações, mais cursos, atender as demandas da Casa e alcançar cada vez mais funcionários”, destacou a deputada.
O vice-governador do Estado, Domingos Filho, lembrou que a Unipace foi inaugurada em 2007, durante a sua gestão, e que a Instituição veio com o objetivo de aperfeiçoar o serviço público, de promover e de manter atividades voltadas para formação e qualificação profissional dos servidores. “É gratificante ver um trabalho como esse ganhando força a cada ano. A Assembleia quer atingir cada vez mais os seus funcionários e a sociedade, pois é a Casa do Povo e querer oferecer o melhor, por isso a preocupação em investir nos funcionários”, destacou.
A diretora de Ensino da Unipace, Lindomar Soares, apresentou os dois novos cursos que serão oferecidos aos servidores já como instituição de Ensino Superior. Lindomar frisou que os editais dos cursos de MBA em Jornalismo Político e espacialização em Marketing e Comunicação Midiática serão colocados no Site da Assembleia e as inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de novembro. “A gente que faz a Universidade do Parlamento acredita que dando oportunidade para os servidores, o Poder Legislativo se fortifica e a Casa oferece um melhor trabalho”, completou.
Também participaram da entrega dos certificados os deputados Sérgio Aguiar (Pros) e Professor Teodoro (PSD); a conselheira do Conselho de Educação, Ada Pimentel e a reitora da Universidade do Vale do Acaraú, Maria Palmira Soares. 

SENADO VOTA ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Depois de longa reunião na noite de terça-feira (29) com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), informou que a Casa vai votar a Proposta de Emenda Constitucional do Orçamento Impositivo nesta quarta-feira (30). A matéria (PEC 22A/2000), de acordo com Braga, deve ser aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pela manhã e seguir para  apreciação em primeiro turno no Plenário. A ministra confirmou que o acordo também foi fechado com as lideranças da Câmara dos Deputados.
Segundo Ideli, o acordo para aprovação do Orçamento Impositivo inclui a destinação de no mínimo 50% das emendas para a saúde. Além de destinação obrigatória de 15% da receita corrente líquida para a mesma área.
Além de Braga e Ideli, participaram da reunião os líderes do PMDB, Eunício Oliveira (CE), do PSC, Eduardo Amorim (SE), do bloco União e Força, Gim (PTB-DF), e o líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE).

RED BULL É PROCESSADA EM U$ 85 MILHÕES POR MORTE DE HOMEM DE ATAQUE CARDÍACO

Cory Terry, 33, faleceu após beber uma lata do energético durante um jogo de basquete.
Red Bull enfrentará um processo nos Estados Unidos nesta semana, devido a morte de um nova-iorquino em 2011. Cory Terry, 33, faleceu após beber uma lata do energético durante um jogo de basquete. Os familiares culpam o Red Bull pelo ataque cardíaco de Terry e estão processando a empresa em 85 milhões de dólares.
O advogado da família, Ilya Novofastovsky, afirmou que o energético possui “estimulantes extras que o tornam muito diferente de um café”. O processo aponta a relação entre o Red Bull e outras fatalidades ao redor do mundo. Segundo um estudo da FDA (US Food and Drug Administration), órgão que atua como agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos, a bebida já foi ligada a 18 mortes e 13 mil visitas a hospitais.
De acordo com uma matéria da Time, a Red Bull se recusou a comentar o caso, afirmando apenas que a empresas já vendeu mais 35 bilhões de latas em 165 países, por que as autoridades julgaram a bebida própria para consumo.
(FONTE: ;o - Via Meio Norte)

MASSAPÊ PROMOVE DEBATE SOBRE SITUAÇÃO HÍDRICA DO AÇUDE IPAGUASSÚ MIRIM

A COGER E SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DE MASSAPÊ, tem a honra de convidar-lhe para participar da Reunião de Acompanhamento da Alocação Negociada de água do Açude Acaraú Mirim.

Será realizada no dia 30 de outubro de 2013, no CVT- Massapê, localizado na Rua Amadeu Albuquerque, Centro, Massapê, das 08:30 às 11:30 horas e que terá como pauta;

08:30hs – Abertura / Informes
10:10 hs - Apresentação da situação do reservatório e resultado da operação;
11:00hs – Discussão da vazão de operação e acompanhamentos das deliberações da alocação;
11:20 hs – Encaminhamentos.
11:30 hs - Encerramento.
(Do Blog de Diego Marques)

CÂMARA APROVA PEC DO ESTATUTO DO SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO

“O plenário da Câmara aprovou, nessa noite de terça-feira, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece prazo de 360 dias para que o Supremo Tribunal Federal envie ao Congresso Nacional projeto de lei criando o Estatuto dos Servidores do Judiciário. A PEC foi aprovada em segundo turno e segue agora para o Senado, onde também precisa passar por aprovação em dois turnos. Um dos objetivos da proposta é conceder isonomia salarial aos servidores do Judiciário nos estados. Além disso, o STF deverá propor ao Congresso normas gerais para reger a atuação desses servidores.
A PEC resguarda, no entanto, a prerrogativa dos tribunais de Justiça de acionarem as assembleias legislativas para propor regras específicas que respeitem particularidades regionais, inclusive no que se refere à criação e extinção de cargos no Judiciário local. Os detalhes sobre o Estatuto do Servidor do Judiciário serão identificados posteriormente, quando o STF formular o projeto a ser enviado para o Congresso. A PEC foi aprovada em segundo turno, na Câmara, com 400 votos a favor, 4 contra e 3 abstenções.
(Agência Brasil)

FARRA DA DEVASSA COM ÍTALO E RENO

E VAI ROLANDO A FESTA

Lembra do famoso discurso do senador Renan Calheiros, prometendo cortar despesas? Esqueça: naquela ocasião, o presidente do Senado demitiu 512 funcionários terceirizados, que trabalhavam oito horas por dia. Mas, informa o colunista Cláudio Humberto (www.diariodopoder.com.br/coluna), isso valeu por pouco tempo. Vários já foram recontratados, com menos trabalho e mais dinheiro.
Em números: 65 funcionários, que trabalhavam 40 horas por semana, passam a trabalhar 30 horas por semana. Destes, 43 que recebiam R$ 3.541 mensais passaram a R$ 3.669. Outros 21, que ganhavam R$ 4.678, passaram a R$ 5.181 mensais.
Quem disse que fazer economia é difícil? Basta saber como é que político faz.                     (Carlos Brickmann)

O GLOBO TRATA IZOLDA CELA COMO A BOLA DA VEZ

Bola da vez
Na bolsa de cotação, o jornal O Globo publicou neste domingo, que o governador Cid quer escolher como sua sucessora a secretária Isolda Cela, filiada ao PROS , mesmo sendo ela mulher do prefeito de Sobral, o petista Veveu Arruda. A indicação agrada à direção nacional do PT .

JOSÉ GUIMARÃES DESMENTE CRISE ENTRE PT, PMDB e PROS NO CEARÁ

O líder do PT na Câmara, José Guimarães, desmentiu ontem (29) a alardeada crise entre PT, PMDB e PROS no Ceará. De acordo com o parlamentar, existem mais “corriolas” criando embaraços, do que um movimento real de aparte.
“Toda essa tensão é normal no período pré-eleitoral, mas não precisa criar uma crise sobre isso. Os partidos estão oferecendo seus nomes e, na hora certa, vamos sentar à mesa e discutir. Não precisa de pressa”, declarou.
De olho na reeleição da presidente Dilma Rousseff, Guimarães defende uma ampla unidade em torno do palanque da petista no Ceará. “Para o PT , é fundamental garantir a manutenção da aliança com o PROS e o PMDB. Afinal, sem as alianças, não teríamos obtido os grandes avanços nas áreas social e econômica dos últimos dez anos”, afirma.
O parlamentar confirmou ainda que a sigla tem como prioridade aumentar sua presença no Congresso Nacional, sob o sonho de diminuir as amarras do tão criticado “governo de coalizão” do PT .
“Queremos eleger 100 deputados federais e 20 senadores, nas próximas eleições, para ampliar a área de influência do partido no parlamento e viabilizar uma base de apoio irrestrito à presidente Dilma”. (Via Ceara News)

DILMA TENTA CONTER GUERRA PMDB-PT NOS ESTADOS - CEARÁ ESTÁ NO MEIO

A presidente Dilma acertou com o seu vice, Michel Temer (PMDB), encontros separados com membros do PMDB que têm entrado em atrito com o PT nos Estados nas montagens das chapas regionais para as eleições em 2014.  Maior aliado do PT, o PMDB pressiona o Planalto e a cúpula petista a intervir em alguns Estados, principalmente no Rio e no Ceará.
Dilma já recebeu os senadores peemedebistas Eduardo Braga, que deve disputar o governo do Amazonas, e Jader Barbalho, que quer o apoio do PT para a candidatura de seu filho Helder Barbalho ao governo do Pará.  A presidente ainda vai falar com o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e com os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Vital do Rêgo (PMDB-PB). Cabral cobra apoio ao nome de seu vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB), mas o PT insiste na candidatura do senador Lindbergh Farias.
REBELIÃO 
No Ceará, Eunício busca o apoio do PT, mas o partido tende a caminhar com o candidato a ser escolhido pelos irmãos Cid Gomes, governador do Estado, e Ciro Gomes, que trocaram o PSB pelo recém-criado Pros para manter o apoio à reeleição de Dilma.
Na Paraíba, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital (PMDB), irmão do senador Vital do Rêgo, disputam o apoio da presidente. (Folha de S.Paulo - Ranier Bragon)

DUAS CHAPAS JÁ FORMADAS E ABENÇOADAS PELO ABOLIÇÃO

Foto de Arquivo:
O governador Cid Gomes (Pros) assim como todos que prezam pelo maior sentimento (a gratidão) não mede esforços para ajudar os amigos de todas as horas. Os exemplos mais reais e próximos que devem se consolidar, são duas dobradinhas que estão se formando para eleição de 2014. A primeira é a de Leônidas Cristino (Pros) e Oman Carneiro (PP). Já os dois outros que também são tratados como amigos/irmãos é farão dobradinha, são os ex-prefeitos Neném do Cazuza (Ipueiras) e Jeová Mota (Tamboril) candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. As duas chapas terão as bênçãos do Palácio Abolição.

ARTURZINHO INTENSIFICA ARTICULAÇÃO POLÍTICA COM O DEPUTADO TEODORO SOARES

O jovem político de Groaíras (Zona Norte), Arturzinho Guimarães (PSD), que conquistou conhecimento através de muito estudo, é diferente de alguns políticos que só imaginam que os mais abastados podem se qualificar. Reconhecendo o grande trabalho do deputado Teodoro Soares (PSD) que por 16 anos foi Reitor da UVA - promovendo Sobral como cidade universitária, Arturzinho (PSD) fez diferente de “líderes” que já estão agarrados com os famosos “políticos paraquedistas” e estará levantando a bandeira do grande incentivador da educação. Artur está fechadíssimo com Teodoro Soares e Leônidas Cristino (estadual e federal) respectivamente.  Nesse início de semana, o jovem político esteve reunido com o deputado estadual, já pensando no movimento político que deve ser potencializado na Zona Norte. Entre as articulações um escritório (QG Teodoro) deve ser aberto na maior cidade da Zona Norte (Sobral) tendo logo em seguida a formação de equipe visando o pleito de 2014.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE ÀS DROGAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai iniciar, ainda neste ano, uma campanha de combate ao uso de drogas. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (Pros), na semana passada.

O primeiro passo da campanha será um seminário reunindo secretarias de governo, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e outras instituições estaduais e nacionais. “Vamos chamar todos os setores da sociedade civil para juntos discutirmos a apontarmos saídas que possam minimizar o sofrimento de tantas famílias por causa da dependência química”, destacou o presidente da Casa.

José Albuquerque enfatizou que as comissões técnicas da Casa e a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), dentre outras órgãos que integram a Assembleia Legislativa, estarão na linha de frente do seminário.

Dados – Segundo afirmou José Albuquerque, um dos principais problemas do Brasil hoje é a epidemia das drogas. “A maconha, a cocaína e, sobretudo, o crack, invadiram os lares e destroem, todos os dias, a vida de muitos brasileiros. Um problema que deixou de afetar apenas a população mais pobre, mas toda a sociedade”, avaliou. O presidente da Assembleia citou levantamento da Fundação Osvaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, segundo o qual existem 370 mil usuários de crack apenas nas capitais do país, sendo que 40% destas pessoas estão no Nordeste.

O deputado destacou que o governador Cid Gomes vem combatendo incansavelmente o problema em todos os âmbitos. “Em segurança, só para dar um exemplo investimento do Governo, de cada dois policiais militares da ativa, um foi concursado nesta gestão. De cada 12 policiais civis, 10 foram colocados neste Governo”, exemplificou.

José Albuquerque lembrou que o Governo do Estado criou a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas às políticas públicas sobre drogas. “Em novembro, o governo entrega mais centenas de leitos para a internação de usuários de drogas”, frisou José Albuquerque.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 13,22-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro
e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

“ESTA SERÁ A MAIOR OBRA DE RECURSOS DE TODA HISTÓRIA DO CEARÁ”, DIZ CID SOBRE CINTURÃO DAS ÁGUAS

O governador Cid Gomes publicou hoje no Facebook informações e fotos sobre o andamento das obras do Cinturão das Águas. Ele disse que há 10 dias visitou o ponto inicial do Cinturão das Águas, no município de Jati, e que o primeiro trecho já foi iniciado. Serão 150 quilômetros por onde percorrerão as águas da transposição do Rio São Francisco para o oeste do Estado, considerado o lado mais seco do Estado.
De acordo com Cid Gomes, o conjunto de canais, túneis e sifões, com capacidade de transportar 30.000 litros por segundo é equivalente a mais de duas vezes o consumo de toda a região metropolitana de Fortaleza.
A obra é dividida em cinco lotes, cada um com quatro frentes de trabalho. Segundo Cid Gomes, a previsão é de que em dois meses mais de 8.000 pessoas estejam trabalhando na obra. “Esta será a maior obra de recursos hídricos de toda a história do Ceará e terá um custo de R$ 1,4 bilhão”, disse Cid Gomes. (Com informações Blog do Roberto Moreira - Fotos do Facebook de Cid Gomes)

NENÉM É CANDIDATO DOS FERREIRA GOMES NA IBIAPABA E REGIÃO DE CRATÉUS

O ex-prefeito de Ipueiras Raimundo Melo Sampaio, popularmente conhecido como Neném do Cazuza, é o nome do grupo Ferreira Gomes apoiado para deputado federal na Região da Ibiapaba e Sertão de Cratéus. O empresário Neném do Cazuza que entrou na política pelas mãos de Cid, quando o mesmo ainda era prefeito de Sobral, recebeu um convite do irmãos Gomes para se filiar ao PROS, e ser candidato a deputado federal em 2104. Eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008, Neném (Pros) é político correto e que tem liderança consolidada em sua terra e região, fazendo seu secretário de gestão, Raimundo Mariano, prefeito em 2012. 

UNIMED SOBRAL PROMOVENDO O OUTUBRO ROSA

Em continuidade na programação do Outubro Rosa da Medicina Preventiva Unimed Sobral, a renomada ginecologista Dra. Gertrudes Ouriques durante entrevista na segunda-feira (28/10) na Rádio Caiçara (910 AM) abordou sobre o tema Câncer de mama, alertando a população feminina sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo.

FESTAS PETISTA E TUCANA PARA LULA E FHC HOJE EM BRASÍLIA

Os petistas adiaram todos os afazeres de rotina entre hoje e amanhã para dedicar os dois dias a enaltecer a presença do ex-presidente Lula em Brasília. Querem fotos e imagens, em especial dos aniversários do Bolsa-Família e de Lula. A turma do PT está convicta de que terá lucros eleitorais, caso consiga disseminar a ideia de que o programa estará em risco se houver troca de comando no país. A informação é de Denize Rothenburg, no Correio Braziliense desta terça-feira. Ela também dá conta do roteiro de FHC, também hoje na capital federal:

''Os tucanos, por sua vez, querem aproveitar a presença de Fernando Henrique Cardoso hoje na cidade para colocar em cena a ideia de que o partido, pai do Plano Real, será aquele capaz de oferecer qualidade aos serviços que a população precisa.''

NADA DE GOVERNO: MAURO FILHO JÁ DUELA COM SÉRGIO AGUIAR VOTOS EM IPU

(Do Blog do KT)
Nas redes sociais e nos Blogs já começaram as especulações de quantos votos terá Mauro Filho nas urnas ipuenses. Blogueiros patrocinados pelo Grupo Político Liberdade liderado pelo prefeito Sergio Rufino já cantam a pedra que a administração municipal, observando realizações e logicamente uma possível e satisfatória popularidade do gestor, serviria de base para uma histórica e acachapante votação em torno de 8.500 votos. Para estes, Sergio Aguiar chegaria a algo em torno de 6.500 votos ficando assim em segundo lugar. Dentro dessa análise só restariam uns 6.000 votos para Gomes Farias, Vanderley/Bruno Pedrosa, Marcos Cals e um candidato do Zé Maurício (que na eleição passada deu mais de 700 votos para Roberto Cláudio) que ainda vai definir. Não esquecendo das dezenas de paraquedistas que irão aparecer. 
Nunca antes na história do Ipu se conseguiu tamanho triunfo eleitoral. Nenhum candidato a Deputado Estadual apoiado pelo Paço Municipal conseguiu chegar a 7.000 votos. Zezé Carlos em 2002, por exemplo, com o apoio do seu poder financeiro, de duas rádios, de 80% da Câmara, da máquina municipal, estadual e até federal e observando a oposição fragilizada depois da histórica e humilhante derrota de Simão Martins em 2000 (que disputou com Zezé), não conseguiu ultrapassar os 5.679 votos Os correligionários do prefeito só esquecem que já existem dissidências internas inevitáveis em seu grupo político, em terreno delicado de pressões e chantagens comuns para cima de quem está com a chave do cofre. Eleições legislativas são uma realidade diferente e complicada, e não são poucos os artistas da política com as suas vaidades que adoram sair em carreira solo pra mostrar sua capacidade de fazer sucesso.
E aí, dá pra concordar???? A realidade é que tanto Mauro Filho quanto Sergio Aguiar terão sérias dificuldades, mas não restam dúvidas que a obrigação da vitória (e consequentemente a pressão maior) fica com quem tem o apoio do grupo de situação.

NADA DE GOVERNO: LEÔNIDAS É O FEDERAL DO GRUPO FERREIRA GOMES EM SOBRAL

O ex-Ministro Leônidas Cristino (Pros) que deve ser o candidato a deputado federal do grupo Ferreira Gomes, na cidade de Sobral, pode não contar com o apoio do prefeito petista Veveu Arruda. Assim como aconteceu em 2010, quando Veveu era vice de Leônidas e não acompanhou Cristino o mesmo pode acontecer, diante da efetivação da candidatura de Odorico Monteiro, um petista da mesma tendência do atual prefeito sobralense. Veveu só não negaria votar em Leônidas para federal caso venha uma indicação dos irmão Gomes (Cid, Ciro e Ivo) que já demonstraram que Cristino é o candidato oficial por Sobral.

''MENDIGO DEVERIA VIRAR RAÇÃO PARA PEIXE'', DIZ VEREADOR

Uma declaração do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), gerou polêmica em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ele declarou que é contra o voto de moradores de rua. 'Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho deveria até virar ração para peixe', disse.
O comentário foi feito no dia 8 de outubro, em uma discussão sobre os 25 anos da Constituição Federal. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social, administrado pela Câmara Municipal de Piraí. (Do portal G1)
 Clique e assista ao vídeo  (José Paulo começa a discursar a partir do minuto 46).

O PRIMEIRO EVENTO DE CID APÓS VIAGEM INTERNACIONAL É NA TERRA DE ZEZINHO

(Na foto de arquivo: Oman Carneiro, Zezinho Albuquerque, Ciro Gomes e Gerardo Cristino)
O mais bem articulado político do grupo Ferreira Gomes, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) que estará na quinta-feira (31) com o governador Cid Gomes (Pros) em sua terra natal (Massapê) cidade administrada pelo prefeito Antonio José (Pros) deverá recepcionar um grandioso número de prefeitos, deputados e lideranças políticas de todo o Ceará. Fortalecido com o seu jeito de trabalhar a política – sempre somando - o Presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros) ainda que com toda sua discrição é lembrado em todas as rodas políticas do Estado.
Evento do Estado
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, e a Prefeitura de Massapê, realizarão, nesta quinta- feira (31 de outubro 2013) a partir das 9:30 horas, o lançamento da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa 2013. A solenidade será na fazenda Mumbaba de Baixo localizado no Município de Massapê, a 12 quilômetros de Sobral.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 13,18-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BRASIL VAI EXPORTAR VACINA CONTRA SARAMPO E RUBÉOLA

O Brasil produzirá pela primeira vez vacina exclusivamente para exportação. A previsão é de que o país exporte trinta milhões de doses da vacina dupla contra sarampo e rubéola, a partir de acordo firmado entre o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, e a Fundação Bill & Melinda Gates.

O anúncio da parceria será feito ainda nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O sarampo mata, em média, 158 mil pessoas por ano em todo o mundo e a rubéola provoca graves consequências para mulheres grávidas. Atualmente, apenas um laboratório indiano produz a vacina dupla.

Bio-Manguinhos já produz a tríplice viral MMR (caxumba, sarampo e rubéola), utilizada nas campanhas de vacinação brasileiras. A nova vacina, mais barata, será exportada para países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, onde a caxumba não tem impacto significativo.

A vacina dupla será produzida na nova fábrica de Bio-Manguinhos, em Santa Cruz. A Fundação Gates contribuirá com financiamento de 1,1 milhão de dólares para apoiar testes clínicos.
Exame.