segunda-feira, 31 de março de 2014

QUARTA NO RANCHO FLASH

NÃO É NADA CIDADÃO AVISAR BLITZ

Quando negócio está esculhambado, como é o caso, do trânsito de Sobral, todos nós falamos e com razão, mas quando a coisa começa a querer andar alguns irresponsáveis ficam querendo atrapalhar. Nesses dias, estamos vendo com infelicidade alguns "cidadãos" sobralenses utilizando as redes sociais para avisar os locais de blitz realizadas pelos agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares, que tem como única finalidade a prevenção de acidentes e mortes no trânsito. É de profunda imbecilidade quem está promovendo esses "avisos" que beneficiam os foras da lei.

SEXTA EDIÇÃO DA CORRIDA DA MULHER

Na próxima terça-feira, 01, as ruas de Sobral serão tomadas por atletas profissionais e amadores, na VI Corrida da Mulher, a  Largada será no Arco Nossa Senhora de Fátima, às 18h30min, o evento é uma realização da Revista Alternativa em parceria com a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. (Via Blog do Veríssimo)

ATAQUES AOS VEREADORES GERAM DÚVIDAS NA RELAÇÃO ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO

O vereador Zezão Ibiapina (PP) deve utilizar um espaço da sessão desta segunda-feira (31) – exclusivamente - para rebater as denúncias do assessor do Prefeito Veveu Arruda (PT), Esmerino Mendes, que categoricamente lança suspeitas sobre participações de vereadores em Congressos. Além do esclarecimento sobre as denúncias, os vereadores sobralenses deveram pedir a cabeça de Esmerino Mendes aos seus chefes, Veveu Arruda (PT) e Leônidas Cristino. Alguns já falam pelos corredores da Câmara que se não houver por parte dos líderes uma regulagem no assessor do governo Veveu (PT) será atestado que a ideia de desmoralizar os vereadores é também do agrado do gestor sobralense.
(Na Imagem: o vereador Zezão (PP) palestrando em Congresso para Vereadores)

DENÚNCIAS: VEREADORES VÃO CONVOCAR ASSESSOR DO PREFEITO VEVEU

A postura do suplente de vereador Esmerino Mendes que na semana passada denunciou “congressos inexistentes” com participação de vereadores sobralenses deve gerar sua convocação ao Plenário 05 de Julho. Os vereadores querem o esclarecimento com documentos que motivou os fortes ataques. Na manhã de hoje (31) os vereadores se reuniram para solicitar da Presidência da Casa não o convite, mas a convocação de Esmerino Mendes que é o assessor do gabinete do Prefeito Veveu Arruda (PT).

PREFEITO DE SOBRAL REUNIRÁ CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeito Veveu reunirá, nesta segunda-feira (31/03), em seu gabinete, a cúpula da Segurança Pública do Estado do Ceará. Participam da reunião, o Secretário de Segurança, Servilho Paiva, o Secretário-adjunto de Segurança Pública, o Delegado Geral da Polícia Civil, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, o Comandante Geral da Polícia do Interior e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, que ali se encontrarão com Juízes e Promotores criminais de Sobral, além do Comandante do 3º BPM e dos Delegados Regional e Municipal, todos no sentido de apresentar soluções aos problemas de segurança pública da cidade de Sobral e Região Norte. (Blog da PMS)

CAMPANHA "CEARÁ SEM DROGAS" RETORNA AO CLÁSSICO-REI

Pela segunda vez, a Campanha “Ceará Sem Drogas”, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Estado, mobilizou os presentes na Arena Castelão, durante o Clássico-Rei neste domingo (30/03). Os jogadores dos times Ceará e Fortaleza entraram em campo com faixas da campanha que alerta sobre os perigos do uso de entorpecentes e clamando pela paz nos estádios.
No dia 9 de março, também ocorreu uma ação da campanha "Ceará Sem Drogas", durante o jogo entre os principais times do Estado. Liderada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, a campanha já desenvolveu atividades em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte.
Todos os encontros contaram com a palestra do ex-jogador de futebol e atual comentarista de esportes Walter Casagrande, que fez relatos sobre como se tornou um dependente e o posterior processo de recuperação da dependência química. A campanha foi lançada dia 31 de janeiro, no plenário da Assembleia. 

MEC AUTORIZA O CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA DO INTA


As Faculdades INTA acabam de ter mais um Curso de bacharelado autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). O Curso de Biomedicina, que será oferecido ainda no Vestibular 2014.2, através de aditivo ao edital disponível no site www.inta.edu.br, foi autorizado através da Portaria nº 212, de 27 de Março de 2014, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
O curso de Biomedicina é uma modalidade médica entre as diversas áreas da ciência da saúde existentes, uma junção entre a Biologia e a Medicina. As Faculdades INTA oferecerão, anualmente, 200 vagas para o curso.
“Esta é mais uma conquista para toda a família INTA, que em 2014, ano no qual comemoramos nossos 15 anos de existência, começamos com o pé direito, iniciando a primeira turma de Medicina e, em breve, ofertaremos novos cursos, que virão ao encontro das necessidades do mercado de nossa região”, afirma o Diretor-Geral, Dr. Oscar Rodrigues Junior.
Atualmente as Faculdades INTA contam com 13 cursos de Graduação, oferecendo uma ampla estrutura, modernos laboratórios, biblioteca atualizada e salas de multimídia. Além disso, possui um corpo docente qualificado formado em sua maioria por Mestres e Doutores.

O Vestibular 2014, que em breve terá a inserção das vagas para o Curso de Biomedicina, está com inscrições abertas para 650 vagas nos cursos de Graduação na modalidade presencial, nos turnos da manhã, tarde e noite. A prova será aplicada no dia 15 de junho no Campus das Faculdades INTA em Sobral-CE. As vagas são para os cursos de Arquitetura e Urbanismo (50 manhã e 50 tarde), Educação Física (50 noite), Enfermagem (50 tarde), Farmácia (50 manhã e 50 tarde), Fisioterapia (50 manhã e 50 tarde), Jornalismo (50 noite), Medicina Veterinária (50 manhã), Nutrição (50 tarde e 50 noite), Serviço Social (50 noite).

SOBRALENSE TOMA POSSE NO TCE

A sobralense Patrícia Saboya toma posse nesta segunda-feira (31) no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A deputada e ex-senadora deixa a Assembleia Legislativa do Ceará e ganha o cargo que é vitalício.

CID PODE SER O QUINTO A RENUNCIAR

Caso Cid Gomes confirme, até 5 de abril, que renunciará ao mandato para viabilizar a candidatura do irmão Ciro Gomes ao Senado, será o quinto governador cearense a deixar, nos últimos 50 anos, a gestão antes do previsto em prol de interesses políticos. Para especialistas consultados pelo Diário do Nordeste, é incerto o impacto de uma possível saída do chefe do Executivo Estadual ao andamento do Governo, mas, na hipótese de renunciar, Cid continuaria atuando nos bastidores do Palácio da Abolição.
O coordenador do mestrado de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Horácio Frota, enfatiza que a frágil oposição no Estado acaba fortalecendo a figura do governador cearense, mesmo desligado do cargo. Para o professor universitário, Cid só tomará qualquer decisão com a chancela do Governo Federal para minimizar o desgaste da gestão.
"Tudo que está sendo feito aqui é negociado com a (presidente) Dilma, os investimentos... Eu não acredito que ele vá sair rompido com o PT, porque seria o fim dele", ressalta. O docente pontua: "Se olhar para a vinda da presidente Dilma (ao Ceará), o fato de ela estar se referindo a ele como senador. Isso pressupõe resultado de uma negociação".
O cientista político Josênio Parente afirma que, até os anos 1960, algumas lideranças renunciavam para derrubar partidos da oposição. Ele minimiza os impactos da saída de Cid ao andamento dos projetos tocados pela atual gestão. "Um bom administrador consegue fazer a continuidade, independentemente da pessoa que esteja lá, para o eleitor ficar cada vez mais fiel", diz. (DN)

SEMANA DECISIVA PARA CID E SUCESSÃO

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) pode está entrando hoje na última semana do seu Governo. Aliados cidistas dizem categoricamente que ele não deixará o Abolição antes de 31 de dezembro. No entanto,  mesmo não confirmando 100% sua saída do governo, o sobralense que faz política como poucos pode sim está certo que a melhor saída para prosseguir jogando bem e com várias peças e cenários, é deixar antes do previsto o governo que mesmo com críticas pontuais, tem mais acertos que erros.

VEVEU NÃO TEM VOTO NEM DENTRO DO PT

Tida como a piada do ano a possível indicação do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) para candidatura ao governo é descartada até mesmo pelo seu Partido (PT). Veveu (PT) que desmarcou inaugurações para conferir o Encontro em que o Partido dos Trabalhadores deliberou sua posição eleitoral de 2014, não teve se quer direito a voto. No encontro quem estava com crachá vermelho tinham direito a voto, e os partidários que estavam com crachá branco eram meros expectadores do evento encarnado, no último sábado (29). Na imagem é fácil identificar os petistas Edilson Aragão e Cristiane Coelho (com crachás vermelhos) ao lado do prefeito sobralense com seu crachá branco.

GOVERNADOR RECEBE FAZENDÁRIOS NO ABOLIÇÃO PARA TRATAR DE LEI ORGÂNICA

Durante quarenta minutos, o Governador Cid Gomes (Pros) ouviu atento o relato das principais questões relacionadas às demandas da PEC (Lei Orgânica e Teto Unificado), deixando o grupo com boas expectativas. Agendado pelo deputado estadual Camilo Santana (PT), o encontro, na tarde da última sexta-feira (28) foi marcado pelo manifesto interesse do Governador em saber mais sobre o tema. A reunião teve saldo positivo.


O diretor de Organização do Sintaf iniciou lembrando o compromisso de Cid Gomes com a Lei Orgânica do Fisco em audiência ocorrida ainda em 2011, quando se discutiu o Piso do PDF. Além dos nove fazendários presentes (entre diretores do Sindicato e representantes da AAFEC e Auditece), participaram o líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Sarto (Pros), e o deputado federal Artur Bruno (PT). 


A reunião continuou com os diretores da área jurídica explanando sobre a remuneração dos fazendários em relação às demandas judiciais. Também explicaram que a PEC inaugura garantias constitucionais federais para o Ceará, dá segurança jurídica ao sistema remuneratório dos fazendários e fortalece a Administração Fazendária e a carreira de seus agentes, a exemplo da PGE e da Defensoria Pública.


A pedido do Governador, o diretor de Organização do Sintaf retomou a palavra e explicou as planilhas elaboradas pela Seplag e pelo Sintaf. Tamanha a relevância do assunto e a sua necessidade de aprofundamento que Cid Gomes sugeriu a continuidade da reunião para essa segunda-feira, às 18h30. 

Na opinião dos servidores da Sefaz presentes ao Palácio da Abolição, o Governador demonstrou-se receptivo e interessado nas duas questões primordiais da PEC. Dessa forma, a concretização da Lei Orgânica entra numa nova fase com a expectativa do envio da matéria ao legislativo estadual.

(Com Informações Sintaf Ceará)

EUNÍCIO COM O PT QUE CID JÁ DERROTOU?

O Senador Eunício Oliveira (PMDB) falou o que queria e ouviu o que não queria do Governador Cid Gomes (Pros). Eunício (PMDB) pode ser candidato até de Dilma (PT), mas de Cid Gomes (Pros) não será. A história da política no Ceará pode ser uma cópia fiel do embate eleitoral da Capital, em 2012, tendo apenas uma inversão de nomes. Naquele momento Cid Gomes (Pros) e Eunício Oliveira (PMDB) enfrentaram o PT de Lula e da Loira, com direito a comício da Praça do Ferreira ao lado de Elmano de Freitas. Naquele ano, o governador Cid Gomes (Pros) derrotou o PT de Fortaleza com Lula e companhia.

FORQUILHA PROMOVE AUDIÊNCIA PARA TRATAR SOBRE SEGURANÇA NO MUNICÍPIO

Na última sexta-feira (28) o Plenário da Câmara Municipal de Forquilha foi palco de Audiência Pública para  discutir a Segurança da cidade da Zona Norte. Durante a audiência pública promovida pela Prefeitura de Forquilha representantes da comunidade, órgãos de segurança e da administração municipal discutiram ações de combate à criminalidade no município. Entre os participantes da audiência estiveram o Prefeito Gerlásio Loiola (PT), o Secretario de Administração José Antônio Dias Carneiro, a Presidenta da Câmara, Jane Rodrigues (PP) e dos demais Vereadores, o coronel Sidney Moraes Comandante do 3º BPM, além de representantes do Ministério Público, do conselho Tutelar e Comerciantes.
Moradores da sede e distritos confessaram preocupação com os índices de criminalidade em Forquilha, que segundo eles, tem crescido, principalmente devido ao intenso tráfico de drogas que domina algumas áreas da Cidade. Os moradores e comerciantes defenderam uma maior atuação da Polícia Militar nessas áreas para garantir a segurança das pessoas que moram na Cidade.
As demandas dos forquilhenses deverão servir para promoção de ações que visarão minimizar os casos de insegurança no Gancho. (Com informações F5 Ceará)

LEGENDAS RECEBEM MAIS DE R$ 26 MILHÕES DO FUNDO PARTIDÁRIO EM MARÇO

Os 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberam um total de R$ 26.124.568,50 de verbas do Fundo Partidário referentes ao mês de março. Do total, o Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu R$ 4.200.454,23. O segundo maior montante foi do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com o valor R$ 3.133.951,46, seguido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que recebeu R$ 2.856.019,72.
Os valores arrecadados com o pagamento de multas eleitorais são também revertidos aos partidos. Em fevereiro de 2014, o valor obtido soma R$ 5.285.295,81. O PT recebeu R$ 849.799,42, seguido pelo PMDB, com R$ 634.033,84, e pelo PSDB, que recebeu R$ 577.805,10.
A divulgação dos valores foi feita, na última sexta-feira (28), no  Diário de Justiça Eletrônico (DJe). O relatório de ordens bancárias foi encaminhado ao Banco do Brasil no último dia 24.

domingo, 30 de março de 2014

PT CEDE EM ESTADOS POR APOIO NA CPI DA PETROBRAS - CEARÁ NO MEIO


Para consolidar apoios no Congresso que ajudem a blindar a presidente Dilma Rousseff e garantir o comando das investigações sobre a Petrobras na comissão parlamentar de inquérito, o PT começa a acelerar a reaproximação com o PMDB e põe em curso operação para desestimular candidaturas próprias em favor de candidatos peemedebistas. 
Segundo matéria do Estadão, já esta em curso a retração de candidaturas próprias do PT ou de aliados em favor de nomes do PMDB no Ceará, Maranhão, Paraíba e Goiás. 
No Ceará, a crise na Petrobrás pôs fim à disputa dos irmãos Cid e Ciro Gomes (Pros) contra o senador Eunício Oliveira (PMDB), que reivindicava o direito de disputar o governo. Eunício, que chegou a ser convidado para assumir o Ministério da Integração Nacional para abrir caminho para os irmãos Gomes, rejeitou a oferta de Dilma e afirmou que só aceitaria a candidatura ao governo. Segundo o Estadão, Eunício teve o aval da presidente e será o candidato da base.
Para o Pros, restou uma candidatura de Ciro Gomes ao Senado, que disputará a vaga com seu ex-padrinho Tasso Jereissati (PSDB). A entrada de Ciro na corrida ao Senado sacrificou o deputado José Guimarães, ex-líder do PT na Câmara e vice-presidente do partido.
(PORTAL BRASIL 247)

QUANDO A BIGAMIA ESTÁ DENTRO DA LEI

A batalha judicial entre um triângulo amoroso capixaba pode alterar o princípio da monogamia no Brasil. A esposa e a companheira não oficial de um mesmo homem, já falecido, disputaram o benefício do INSS, que, embora tenha feito o rateio, apelou ao STF para que seja definido quem terá direito à pensão. Se a Corte confirmar a divisão do valor mensalmente concedido às duas mulheres, será uma revolução no direito de família, porque admitirá os relacionamentos simultâneos. Ainda não há data prevista para a decisão do Supremo.

FRAUDE EM DIÁRIAS E CARTÕES CORPORATIVOS

Uma ação da Polícia Federal contra fraude no sistema de pagamento de diárias de servidores e desvio de dinheiro público no uso de cartões corporativos resultou na prisão de 14 pessoas em Rondônia. Entre os detidos, estão a superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no estado, Ludimar Oliveira Correa Lima, e a superintendente substituta, Maria Ausinete de Jesus e Silva.
Os investigadores da PF apontam que os servidores presos organizavam viagens inexistentes para embolsar os recursos referentes às diárias, mas nem sequer deixavam Porto Velho. Em três anos, seis servidores desviaram R$ 172 mil. Em outra frente, foram verificados gastos de R$ 500 mil em cartões corporativos entre 2010 e 2013, valor cinco vezes superior à média nacional. (Correio Braziliense)

GUERRA É GUERRA

Ilimar Franco - O Globo

O Estado Maior do Planalto vai convidar o senador Aécio Neves a ser o primeiro a assinar o requerimento com adendos à CPI da Petrobras. E vai pedir ao governador Eduardo Campos que conclame o PSB a apoiar as inclusões. O governo quer que a CPI investigue também os casos do Metrô (SP), de Suape (PE), da venda de ações da Cemig (MG) e da compra das da Light (RJ).
A orientação do núcleo duro do governo é que os aliados indiquem para a CPI nomes capazes de trocar chumbo com a oposição e que possam se dedicar ao embate. O Planalto quer evitar a presença de candidatos, para que não se dividam entre a campanha eleitoral e a investigação. A criação de mais de uma CPI foi descartada, por ora, pois se avalia que não haverá braços para tocá-las por causa da eleição de outubro.
Foi decidido que o relator deve ter grande capacidade oratória e que o melhor é que ele não seja candidato. Na semana que vem, será definido que partido indicará o relator, se o PT ou o PMDB. Pelo rodízio, seria a vez de um peemedebista.

ZEZINHO ALBUQUERQUE CAMINHA COMO PRÉ-CANDIDATO

A última investida do deputado José Albuquerque como pré-candidato foi um almoço com um grupo de deputados. O presidente da Assembleia fez questão de deixar a mídia exibir sua performance.
Amigo de Cid e Ciro, ou de casa, como preferem rotular os amigos de Zezinho, ele prossegue seu projeto de cacifar seu nome para qualquer alternativa. O presidente da Assembleia não tem pressa, tem todo o tempo do mundo, não precisa se desincompatibilizar. (Do Blog do Roberto Moreira)

PT INDICA JOSÉ GUIMARÃES AO SENADO, MAS PODE REVER POSIÇÃO

O Encontro de Tática do PT Ceará confirmou, ontem, que a maioria petista defende a indicação do nome do deputado federal José Nobre Guimarães ao Senado em 2014. Apesar da opção, foi aprovada emenda que cria “janela” para alterações na tese-guia. A decisão surge em cenário cada vez mais indefinido para a aliança com PMDB e Pros. Grupos antes antagonistas, como o da ex-prefeita Luizianne Lins e do próprio Guimarães se aproximam em nome do fortalecimento do PT. (Opovo Online)

EUNÍCIO ERA O SONHO TORNADO RELIDADE PARA AS ELEIÇÕES

A conversa do governador Cid Gomes (PROS) com o senador Eunício Oliveira, na última sexta-feira, foi fria, rápida, porém respeitosa, mas extremamente esclarecedora quanto ao fato de que este não terá o apoio daquele na sua pretensão de ser candidato ao Governo do Ceará. Ambos estavam preparados para o momento. Sabiam o que diriam e escutariam um do outro, sempre com a preocupação de evitar ser esse ou aquele acusado de ter dado margem ao rompimento de uma aliança cuja duração já ultrapassou quatro eleições.
Embora não tenha surpreendido a qualquer dos observadores mais atentos aos acontecimentos políticos do Estado, o desfecho do encontro da última sexta-feira libertou esses dois políticos cearenses da angústia que a ambos dominava. Um, o governador, querendo adiar ao máximo uma definição dentro do grupo por ele liderado.
O outro, utilizando-se de todos os espaços a ele conferidos pelo mandato e a condição de principal liderança do seu partido, o PMDB, ter de buscar consolidar uma candidatura com as restrições naturais a quem faz parte de uma aliança.
Oposição
A Eunício, a partir da próxima semana, passado o prazo da desincompatibilização, na sexta-feira vindoura, quando o governador terá renunciado ou não ao mandato, já deverá começar a montar sua coligação com partidos hoje no campo das oposições, principalmente o PSDB e o PR, visto estar aparentemente bem consolidada a coligação da qual o PMDB fazia parte.
O senador peemedebista, se antes era uma esperança dos adversários do Governo para encabeçar a chapa concorrente, hoje é realidade, posto não ter outro caminho a seguir, por razões várias, senão a de manter a candidatura anunciada, há algum tempo, em todo o Estado.
Cid conhece, assim, o primeiro adversário do seu candidato ao Executivo estadual. Esse fato não o fará, por certo, antecipar o cronograma por ele próprio traçado para apresentar o ungido, mas, não há dúvida que a partir de agora vai disponibilizar mais tempo à sua sucessão.
Eunício, pela determinação já demonstrada, com os meios disponíveis para um enfrentamento, incluindo-se no rol o tempo para a propaganda eleitoral, no rádio e televisão, será um candidato competitivo, também por ser atraente para muitos dos descontentes com o Governo, até então carentes de um nome com expressividade. Os encontros que promoveu ao longo ano passado e mais recentemente, a título de reorganização do partido no Interior, garantiu ao senador uma ampla visibilidade e alimentou esperanças de uma candidatura própria do PMDB ao Governo.
Renúncia
Cid falta decidir, nesta semana, a parte mais importante do debate sucessório, no caso, dizer se fica ou sai do Governo. A renúncia ao mandato é a questão urgente e central. Não há nada além daquilo registrado pelo Diário do Nordeste, no último domingo, que por ter sido inusitado, acabou sendo o tema norteador de todos os comentários sobre a sucessão no Executivo cearense até hoje, principalmente após a sua confirmação pelo próprio governador, um dia imediatamente após a publicação.
Qualquer que seja a decisão, porém, ele só cuidará de nomes do seu grupo para a disputa de outubro, quando se aproximar o mês das convenções partidárias, definido pelo Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, que é junho. Até lá só especulação, como tem ocorrido até aqui, do mesmo modo como aconteceu quando da última eleição municipal.
O governador não tem conversado sobre o assunto renúncia fora do ambiente familiar, ao que se sabe. Realmente é uma decisão muito pessoal, embora reflita diretamente nas definições sobre candidaturas e alianças. O núcleo central dos aliados está dividido. Os interesses norteiam as observações. Há quem argumente em favor da saída.
De igual modo, outros têm dados para justificar a permanência, inclusive acrescentando ter a ideia de renúncia surgido em razão de o governador ter tido a intenção de tornar mais uma vez pública a sua deferência ao irmão Ciro, a quem ele sempre destaca como sua principal liderança e exemplo de homem público.
O vice-governador Domingos Filho, peça importante no processo, não foi chamado para conversar com Cid sobre o sai ou fica. Como ele, todos os outros pretensos candidatos ao Governo, dentro do PROS, guardam grande expectativa, embora os que têm mais proximidade com Ciro, especificamente os deputados José Albuquerque e Mauro Filho, por ouvirem daquele declarações de que não tem interesse em disputar a vaga de senador, são enfáticos em afirmar que Cid fica no Governo.
O momento da definição, sabem os políticos, é o mais doloroso de todo o processo para o líder. Há um conflito entre os interesses pessoais e dos aliados, sem se falar naquele mais significativo, para os políticos responsáveis, que é o futuro das administrações. Hoje, embora existam afirmações categóricas sobre o fica ou sai, não erra quem afirmar ainda existir dúvidas na cabeça do próprio governador sobre que decisão tomar. Ele pode até resolver a questão, sem, contudo, ficar tudo bem definido na sua cabeça. O prazo é fatal. Não há prorrogação.
Nos próximos cinco dias, o núcleo central do Poder, como assinalamos no domingo passado, vai persistir argumentando que, embora seja importante o próprio Cid cuidar dos projetos do seu sonho (as obras em andamento), mais importante ainda é cuidar do futuro político seu e dos liderados, no Estado e no campo nacional, ainda pelo fato de, com ou sem Dilma Rousseff, 2018 projeta uma nova ordem política para o Brasil, com favoráveis perspectivas para os políticos jovens, experientes e limpos em plena atuação, compartilhando com os demais agentes e a própria sociedade, sempre mais exigentes quanto às reações dos nossos representantes políticos.

DN - EDISON SILVA
Editor de Política

A PALAVRA DO DIA

Anúncio do Evangelho (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sábado, 29 de março de 2014

CARTÃO VERMELHO: OMAN SOCORRE IMPRENSA REJEITADA PELO GOVERNO VEVEU

A imprensa de Sobral não pode viver de migalhas e atreladas de corpo e alma a administração municipal. Os cronistas esportivos que fazem a cobertura do campeonato Cearense tiveram o transporte negado pela Chefia de Gabinete do Prefeito Veveu Arruda (PT). A equipe esportiva da Rádio Caiçara recorreu a empresário Oman Carneiro (que é dono da emissora) para que ele viabilizasse a ida da mesma para cobertura do jogo do Guarany de Sobral contra Horizonte que acontece neste domingo (30) e foi de pronto atendida a solicitação. Para não deixar que os profissionais (de todas as rádios) ficassem de fora da transmissão, Oman Carneiro fez mais e liberou o veículo para levar não apenas a equipe de sua emissora, mas toda a imprensa que foi mais uma vez desmoralizada por parte do governo Veveu Arruda (PT).

CID FICA, SEGUNDO ZEZINHO ALBUQUERQUE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PROS), disse, ontem, a um grupo de deputados que Cid Gomes permanecerá no Governo do Estado até o último dia do mandato, já que o irmão do governador, Ciro Gomes, não pretende disputar uma vaga no Senado Federal. A declaração foi feita durante um almoço, com pouco mais de dez deputados, realizado em um restaurante da Avenida Beira-Mar, após a sessão ordinária da quinta-feira.

A reunião, a segunda realizada nesta semana (a primeira foi na última segunda-feira), que tinha o objetivo de discutir as principais demandas internas da Assembleia Legislativa durante o ano, se transformou num debate sobre o cenário eleitoral que envolve a sucessão do Governo do Estado. A imprensa não foi autorizada a acompanhar o encontro, mas segundo o vice-presidente do Legislativo estadual, deputado Tin Gomes (PHS), ele faz parte de uma série que a Mesa Diretora tem organizado para reunir todos os deputados para conversar, principalmente, sobre os assuntos da Casa.

Fonte: Blog do Roberto Maciel

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 18,9-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 28 de março de 2014

ALIADOS ENGROSSAM CONTRA O GOVERNO VEVEU ARRUDA

Nem mesmo na era da "força do atraso" chamada por quem governa Sobral desde a década de 90, um governo foi tão inapto politicamente. O Prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) está cercado, e o desgaste é grande após a ideia do líder do PROS, vereador Gilmar Bastos, começar recolher assinaturas da CPI do SAAE. A propositura já conta com assinaturas suficientes para ser protocolada, tendo como signatários  da mesma os vereadores Gegê Romão e Paulo Vasconcelos, ambos do PRB; os vereadores do PP, Rogério e Adauto Arruda e os opositores Fredim e Fransquinha do Torto (PV) além do autor da mesma o edil Gilmar Bastos (PROS). O governo do prefeito Veveu (PT) além da falta de aptidão para governar, não demonstra capacidade de fazer política diante uma Câmara que em sua grandiosa maioria foi eleita no seu palanque.

CID E EUNÍCIO: DESABAFOS, DESCONVERSAS E MUITO MISTÉRIO

De longe, um Eunício Oliveira atento.
Da reunião que Cid Gomes (Pros) travou, nesta sexta-feira, no Palácio da Abolição, com o presidente estadual do PMDB, senador Eunício Oliveira, pouca coisa de concreto, mas muito desabafo. Cid, por exemplo, não quis falar nada do conteúdo do almoço, onde frituras predominaram. 
Chegou a recomendar a turma da imprensa que procurasse o Eunício Oliveira, porque foi ele, governamentável do PMDB, que pediu a conversa. Já Eunício saiu rápido, dizendo que ia pegar seu carro, que estava mais distante do Palácio.
Enfim, ainda vai rolar muita conversa, mas ficou uma certeza: Cid ainda pensa em renunciar como forma de abrir caminho para que seu irmão, Ciro Gomes, possa disputar o Senado.
A partir de agora, é Cid reunir seu bloco e ouvir outros aliados até o dia 4, um dia antes da desincompatibilização – a data final, 5, caiu num sábado, e Eunício conversar com seu bloco.
(Do Blog do Eliomar de Lima - Foto: Evilázio Bezerra)

PROIBIÇÃO A PARTIDOS

TSE começou a vetar uma prática comum entre os partidos em ano eleitoral: regionalizar o tempo de propaganda garantido às inserções nacionais da legenda. O objetivo da estratégia, claro, é dar mais espaço na TV aos candidatos do partido em cada estado.
O PMDB solicitou a transferência de tempo para distribui-lo por vários diretórios. Relator do recurso, Dias Toffoli negou o pedido. Ao menos em tese, a ideia é tentar conter o carnaval de propaganda eleitoral antecipada.
(Por Lauro Jardim - Radar Online)

DEVEDOR DO MARIDO

Um homem entrou no chuveiro, enquanto sua mulher acabava de sair e já se enxugava. A campainha da porta tocou. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta, a mulher desistiu, se enrolou na toalha e desceu as escadas. Quando ela abriu a porta, viu o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que ela pudesse dizer qualquer coisa, Nestor falou:
- Eu lhe dou 3 mil reais se você deixar cair esta toalha!
 
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixou a toalha cair e ficou nua. Nestor então entregou a ela os 3 mil reais prometidos e foi embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrolou de novo na toalha e voltou para o quarto. Quando ela entrou no quarto, do chuveiro o marido gritou:
 
- Quem era?!
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3 mil reais que ele estava me devendo?

Conclusão: Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir exposições desnecessárias. 
(Via Blog do Laprovitera)

GOVERNADOR VAI RECEBER FAZENDÁRIOS CEARENSES

O Governador Cid Gomes recebe às 15 horas, no Palácio Abolição, os fazendários cearenses que iniciaram a paralisação de suas atividades desde a  0h de quinta-feira e prosseguem em greve até as 18:00h desta sexta-feira (28). O diálogo vai ser aberto para debater a aprovação junto a Assembleia Legislativa do Ceará, da Proposta de Emenda a Constituição do Ceará que versa sobre a Lei Orgânica do Fisco Cearense.

CID GOMES INAUGURA UPA EM IGUATU

O governador Cid Gomes inaugurou nesta quinta-feira a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Iguatu. Marcaram presença no evento o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes; o presidente da AL, Zezinho Albuquerque; o vice-governador Domingos Filho; o prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara; ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto; Odorico Monteiro; Dep. Mirian Sobreira, além de prefeitos de várias cidades da região. 
(Via Blog do Roberto Moreira)

MUDANÇAS NO GOVERNO VEVEU

A administração do prefeito Veveu Arruda (PT) desandou mesmo. Nas vésperas do rebuliço em mudanças no primeiro escalão um dos titulares deverá saber de sua exoneração fora do país. Segundo informações, a Secretária Shelda (Esporte) que não mostrou serviço e foi anunciada como uma referência - quado da anunciação do novo governo Veveu - se encontra em viagem internacional. Com um desempenho fraco, outro que também deve cair nos próximos dias, é o Secretário Mário Parente (Conservação e Serviços Públicos). 
(Foto: Arquivo)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.



— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

LEÔNIDAS DIZ QUE CID GOMES NÃO DEIXARÁ O GOVERNO E QUE O PROS TERÁ CANDIDATO

Em entrevista ao companheiro Carlos Torres (Rádio Tupinambá) na tarde de ontem (27) o Ex-Ministro Leônidas Cristino (Pros) passa uma ideia de que a política no Ceará se encontra sem alteração.
“Nada alterou na política do Ceará dos últimos dois meses para cá, o governador Cid Gomes vai continuar no Governo até 31 de dezembro”, revela. Ainda segundo Leônidas Cristino, o PROS terá candidato e o anuncio do nome será feito por Cid Gomes (Pros) no mês de junho. Leônidas Cristino (Pros) trabalha fortemente sua pré-candidatura de deputado federal.