quinta-feira, 31 de julho de 2014

PE. FÁBIO DE MELO EMOCIONA SHOW DE ANIVERSÁRIO DE ACARAÚ


O Padre Fábio de Melo fez um show emocionante na noite desta quinta (31) na emancipação de 165 anos de Acaraú. O prefeito Alexandre Gomes (PMDB) foi feliz na atração das festividades do município, lotando a Praça do Centenário.

RUI FALCÃO PRESTIGIA INAUGURAÇÃO DO COMITÊ DE JOSÉ NOBRE GUIMARÃES

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, é um dos convidados do ato de inauguração do Comitê Central do deputado federal e vice-presidente nacional petista, José Nobre Guimarães. A inauguração ocorrerá a partir das 19 horas do próximo do 12.
Na bagagem, segundo a assessoria de imprensa de Guimarães, o dirigente nacional do PT traz o reconhecimento do partido pelo trabalho realizado pelo parlamentar em favor de uma candidatura petista ao Governo, no caso Camilo Santana para governador.
(Via Blog do Eliomar de Lima)

IVO GOMES E LEÔNIDAS CRISTINO INAUGURAM COMITÊ CENTRAL EM SOBRAL

Os candidatos Ivo Gomes (deputado estadual) e Leônidas Cristino (deputado federal), dobradinha oficial do prefeito Veveu Arruda (PT) inauguram às 19hs, de sexta-feira, 1 de julho, Comitê Central, em Sobral, na tradicional Boulevard do Arco. As presenças de Camilo Santana, Izolda, Mauro Filho e Ciro Gomes estão confirmadas através da assessoria dos candidatos.

REUNIÃO DOS VEREADORES COM IVO E LEÔNIDAS SOBROU RECLAMAÇÃO PARA VEVEU

O deputado Ivo Gomes (Pros) reuniu na tarde de ontem (30) dez dos vinte um (21) vereadores de Sobral em sua residência: Adaldécio Linhares; Hermenegildo; Kaká Linhares; Carlos do Calixto; Gaudêncio; Itamar Ribeiro; Estevão Ponte; Balreira Jr.; Rogério e Silvio Ávila. 
Além de Ivo estavam na reunião o candidato a federal, Leônidas Cristino e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT). Vereadores detonaram o prefeito Veveu (PT) na frente do deputado estadual, que de pronto defendeu a atual administração sobralense, repassando a ideia de que o mesmo comunga com tudo que está acontecendo em Sobral. Ivo Gomes (Pros) anunciou que será o coordenador geral da campanha em Sobral, ao lado ex-secretário Luis Edésio. Já no financeiro, a campanha de Ivo e Leônidas Cristino, chapa oficial de Veveu, ficará com José Carlos Magalhães. Os vereadores saíram da reunião com os candidatos com a mesma chateação que acumulam nesse período em que Veveu (PT) está na PMS.   

CÚPULA DO PT E DO PLANALTO DO PALÁCIO ESTÃO DE OLHO NA DISPUTA DO CEARÁ

O Palácio do Planalto sabe que o clima eleitoral no Ceará entre seus aliados, o governador Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao governo estadual, é de muita tensão.
Segundo o jornal de Brasília, o temor que o conflito saia do controle impõe ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, operações diárias no intuito de acalmar a briga.
Preocupação com Dilma
A preocupação petista é que o desentendimento dos aliados prejudique a presidente Dilma Rousseff, pois com uma liderança folgada – 62% no último Ibope divulgado na semana passada contra apenas 10% de Aécio Neves – tudo o que os petistas não querem é uma marolinha no Ceará.
(Informações do jornal de Brasília)

BOMBA DAS ASSOCIAÇÕES VAI ESTOURAR EM SOBRAL

Vai estourar uma bomba em Sobral. Tudo está relacionado aos recursos públicos repassados pela Prefeitura de Sobral as Associações Comunitárias. Com riqueza de detalhes os convênios estão chegando ao Ministério Público, nos próximos dias.  

SETE MUNICÍPIOS CEARENSES VOTARÃO COM IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICO

Nas eleições de outubro próximo, 334 mil cearenses serão identificados pelas digitais para exercer o voto. Eles são cidadãos dos municípios que já participaram do cadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral já cadastraram 76% dos eleitores.
O Programa de Identificação Biométrica do Leitor, iniciado em 2008, tem  avançado por fases, por isso ainda não contemplou todos os municípios do Estado. Pelo Brasil, alguns estão mais adiantados que outros. Os estados de Alagoas, Amapá e Sergipe, juntamente com o Distrito Federal, têm 100% dos eleitores inseridos no sistema.

RÁDIO MUVUCA

Que tal ter um rádio FM em seu smartphone ou no computador sem precisar usar o fone plugado. A Rádio Muvuca chega ao quinto mês, as melhores musicas numa rádio pela internet. É rádio FM mesmo, meu computador virou um radinho de pilha.

TCM DEFINE AGRACIADOS COM MEDALHA DO MÉRITO DE 2014

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) definiu as personalidades que serão homenageadas com a Medalha do Mérito Municipal Governador Raul Barbosa de 2014. A entrega ocorrerá na manhã da próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, na abertura do IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas e XIII Encontro do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil, como parte das comemorações dos 60 anos de existência do Tribunal.
A honraria, instituída em 2002, é concedida anualmente àqueles que, de alguma forma, tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios cearenses ou prestado relevantes serviços ao TCM.
Os sete indicados são: a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); o deputado estadual José Jácome Carneiro Albuquerque, presidente da Assembléia Legislativa; o ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, José Leônidas Menezes Cristino; o conselheiro ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Germano Francisco de Almeida; o ministro ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; o ex-presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Marcos César Cals de Oliveira; e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Antônio Leite Tavares.
Via Blog do Roberto Moreira)

ZEZINHO ALBUQUERQUE PRESTIGIA 124 ANOS DE TIANGUÁ


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros)  prestigiou na noite de ontem (30) os 124 anos de emancipação política do município de Tianguá. O deputado Zezinho Albuquerque (Pros) que tem forte liderança na Ibiapaba, esteve acompanhado dos prefeitos Antonio José (Massapê); Carleone Júnior (Frecheirinha); Jurandi Fonteles (Moraújo); Zezinho (Ubajara), além dos deputados Gony Arruda (PSD)  e Antonio Balhmann (Pros) e várias lideranças políticas do Planalto da Ibiapaba. 
Em tempo: Zezinho e Balhmann formam a dobradinha oficial do prefeito de Tianguá, Jean Azevedo (Pros). 

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO CEARÁ NESTA QUINTA-FEIRA

Ailton Lopes (Psol)
  • 10h – Entrevista ao jornal O Estado
  • 12h – Panfletagem na Praça do Carmo
  • 18h30 – Lançamento das candidaturas de juventude da Frente de Esquerda
Camilo Santana (PT)
  • 9h – Caminhada no Centro de Guaiúba
  • 11h – Caminhada no Centro Mulungu
  • 15h – Caminhada no Centro de Redenção
  • 17h – Lançamento do site da coligação “Para o Ceará seguir mudando”, no Comitê Central
  • 20h – Caminhada no Centro de Acaraú
Eliane Novais (PSB)
  • 7h – Panfletagem na entrada dos trabalhadores da Cagece Aldeota
  • 9h – Gravação de programa de TV e Rádio
  • 17h30 – Panfletagem na entrada dos trabalhadores da CONTAX
Eunício Oliveira (PMDB)
  • 10h – Caminhada no Centro de Aracati
  • Tarde: – Reunião interna
  • 19h- Inauguração do comitê de campanha

DE OLHO NO CALENDÁRIO ELEITORAL

A partir de hoje, 31 de julho, até o dia do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá requisitar das emissoras de rádio e de televisão até 10 minutos diários, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, para divulgação de seus comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, podendo, ainda, ceder, a seu juízo exclusivo, parte desse tempo para utilização por Tribunal Regional Eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 93).

FLAGRA DE VANDALISMO EM SOBRAL

Cestos de lixo fixados na Praça do Abrigo (Quirino Rodrigues) em pleno centro de Sobral, estão sendo alvos de jovens irresponsáveis e ignorantes. Na manhã de ontem (30) menores atearam fogo em um dos cestos, destruindo o patrimônio público. Os menores escaparam do registro, enquanto um cidadão tentou apagar o equipamento público em chamas.

ELEITORES DE 45 A 59 ANOS ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA PREDOMINANTE NAS ELEIÇÕES 2014

Em um universo de 142.822.046 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro, a faixa etária predominante é a de eleitores de 45 a 59 anos. São atualmente 33.790.849 (23,66%), número que subiu cerca de 1% em relação ao percentual da mesma faixa etária nas eleições de 2010. Naquele ano, os eleitores nessa faixa etária somavam 30.753.427. Os dados constam das Estatísticas do Eleitorado 2014, disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral na internet.
Entre os idosos, com idades acima dos 60 anos, a evolução do eleitorado também subiu em relação a 2010. Em 2014, os eleitores idosos chegam a 24.297.096 (17% do total), cerca de 2% a mais do que em 2010, quando somavam 20.769.458 (15,29% do total da época).

Em relação ao eleitorado jovem de 16 e 17 anos, eles somam 1.638.751 (1,15%), número inferior à mesma faixa etária de 2010, quando chegavam a 2.391.352 (1,76% do total de eleitores à época). Vale destacar que as estatísticas de 2014 consideram a idade do eleitor no dia do primeiro turno das eleições (5 de outubro) e não mais no ato da regularização do título, como era feito anteriormente.

Nas eleições municipais de 2012, mais de 2,9 milhões de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos votaram para os cargos de prefeito e vereador. A Constituição Federal prevê o voto facultativo para os jovens maiores de 16 anos e menores de 18 anos. 

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 13,44-46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

SENADOR CONCENTRA PATRIMÔNIO DOS CANDIDATOS DOS MAIORES ESTADOS

Dos 70 candidatos a governador nos dez maiores colégios eleitorais do Brasil, 23 têm patrimônio superior a R$ 1 milhão, segundo declarações fornecidas por eles à Justiça eleitoral. Juntos, eles possuem bens que somam R$ 181,5 milhões.
A apresentação da declaração de bens é um dos requisitos a serem cumpridos no pedido de registro de candidatura. Todos os candidatos são obrigados a declarar imóveis, veículos, investimentos e outros bens.
De todo esse patrimônio, mais de R$ 100 milhões (54%) estão concentrados no Ceará. Isso porque o senador Eunício Oliveira (PMDB), que quer ser governador, declarou ter R$ 99 milhões – a maior parte dos itens consiste em propriedades rurais.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará, Pará e Santa Catarina são os principais colégios eleitorais do país, com 108,5 milhões de eleitores de um total de 142,8 milhões. (Congresso em Foco)

DILMA, AÉCIO E EDUARDO INTENSIFICAM AGENDA

O levantamento apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o perfil do eleitorado brasileiro este ano reforça a importância estratégica do Sudeste no mapa que leva ao Palácio do Planalto. Os votos da região mais populosa do país representam 43,44% do total de 142,8 milhões de eleitores em todo o território nacional. Não à toa, os três principais presidenciáveis, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) têm intensificado a agenda na região.
O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral, com 31,9 milhões de cidadãos aptos a votar. Na sequência, aparecem Minas Gerais (15,2 milhões), Rio de Janeiro (12,1 milhões), Bahia (10,1 milhões) e Rio Grande do Sul (8,3 milhões). O menor é Roraima, com 299 mil eleitores. O Distrito Federal tem 1,8 milhão.
Outro dado destacado pelo TSE é que as mulheres serão maioria entre os votantes este ano, como ocorreu nos últimos pleitos. Segundo dados da Corte, são 74,5 milhões de eleitoras, o que corresponde a 52,13% do total. Houve um aumento de 5,81% em relação a 2010, quando elas eram 70,2 milhões.

SOBRAL: MUNICÍPIO NÃO PODE LEGISLAR MATÉRIA ELEITORAL

Muito tem se falado sobre o que pode e o que não pode nas eleições de 2014. Nos últimos dias, o assunto em pauta tem sido a pintura dos muros no município de Sobral. Na cidade, é possível encontrar alguns espaços sendo utilizados com propaganda eleitoral.

A legislação municipal de outubro de 2013 diz que “é proibida a propaganda político-eleitoral (...) de qualquer espécie em muros e paredes externas mesmo que para isso haja consentimento expresso do proprietário (...)” No entanto, uma resolução mais recente do Tribunal Superior Eleitoral Nº 23.404/2014 afirma que a propaganda em bens particulares é permitida “independente de obtenção de licença municipal ou de autorização da Justiça Eleitoral a veiculação de propaganda eleitoral por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, de que não excedam a 4m²”.

Esclarecendo melhor nossos leitores, a competência para legislar sobre matéria eleitoral é da União (Art. 22, I, CF). Apesar da Lei Municipal possibilitar a proteção à estética urbana, por que a Lei Municipal não proibiu outros tipos de pinturas públicas e privadas conforme se vê em toda a cidade?

NÚMERO DE PASTORES CANDIDATOS CRESCE 40% EM 2014

As eleições deste ano contarão com 270 candidatos que se declararam pastores, um crescimento de 40% com relação ao pleito de 2010 --quando 193 pessoas disseram ocupar o cargo. Além disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou a candidatura de 32 bispos (25% a menos do que em 2010) e 16 padres (30% a menos).
O PSC lidera a indicação de sacerdotes: são 37 clérigos evangélicos --um deles é o pastor Everaldo, que disputa a presidência da República pelo partido. Nas últimas pesquisas Datafolha e Ibope, ele estava em quarto lugar com 3% das intenções de voto. Os partidos de esquerda lideram as indicações de párocos católicos: o PT conta com cinco padres, e o PC do B, com três. Nenhum candidato adotou o termo rabino ou imã.
A população evangélica do país cresceu 61,5% em dez anos e atingiu a marca de 42,3 milhões de fiéis, cerca de 22,2% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 2012.

CIRO E GAUDÊNCIO LUCENA BATEM-BOCA PELO FACEBOOK

O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), e o secretário de saúde do Estado, Ciro Gomes (Pros), irmão do governador Cid Gomes, protagonizaram um bate-boca na rede social Facebook, nesta quarta-feira (30).
Tudo começou após Gaudêncio postar um vídeo do prefeito Roberto Cláudio (Pros), onde o gestor aparece declarando apoio ao peemedebista Eunício Oliveira nas eleições municipais de 2010.

Insinuações
A partir daí, Ciro Gomes questionou Gaudêncio sobre o vídeo. “Vc está insinuando alguma coisa Gaudêncio? Deixe disso afirme como homem e eu lhe provo quem é ladrão e manipulados de tráfico de influência junto ao setor público. E são vcs. Eu não!”, postou Ciro, desafiando Gaudêncio a afirmar se era “verdade ou mentira”.
Resposta
“Mentira sim, Ciro. O senhor se especializou em esculhambar quem não reza pela sua cartilha. O Eunício tem diversas empresas e apenas uma tem contrato com a Petrobrás e, por sinal já há alguns anos ele não mais faz parte desta sociedade”, respondeu Gaudêncio.
Bate e volta
O peemedebista também questionou Ciro. “Agora me responda: como vive o senhor, que não tem empresa, não tem carreira assinada, tem fonte de renda desconhecida e vive viajando pela Europa e outros continentes? Ou o Senhor acha que salário de secretário de estado supre esta vida nababesca?”, desafiou. Ciro, então, não respondeu.
“Pinóquio”
Durante inauguração do comitê de Camilo Santana (PT), que concorre à sucessão estadual na aliança governista, na noite de terça-feira (29), Ciro elevou o tom contra Eunício e classificou, o agora adversário, de “aventureiro, lambanceiro e mentiroso”, comparando-o a “uma mistura de Pinóquio com irmão metralha” que “quer usar a política para enriquecer”.
(Informações Política com K)

TRE JÁ JULGOU 611 PROCESSOS DE REGISTROS DE CANDIDATURA

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já julgou 611 processos dos 874 pedidos de registros de candidatura, que foram distribuídos aos juízes do tribunal. Na sessão desta terça-feira, 29/7, a Corte do TRE indeferiu mais 12 registros de candidatos, aumentando para 39 os pedidos negados.
No total, foram deferidos 549 registros de candidatos e 15 DRAPs (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), além de homologadas 8 renúncias.
A maioria dos processos têm sido julgada de forma monocrática, pelos juízes relatores, uma novidade nessas eleições. Os juízes da Corte do TRE têm prazo até o dia 5 de agosto para julgar os demais processos de registros de candidaturas. Até lá, diariamente, a partir das 14 horas, haverá sessão de julgamento, inclusive no sábado (2/8) e domingo (3/8).

SOBRAL MERGULHADA NA INSEGURANÇA

Não somos noticiário policial, mas seria omissão de nossa parte não retratar o que está acontecendo em Sobral, no quesito "(in) segurança". Assaltos, roubos, furtos, tráfico de drogas, tiroteios e assassinatos, estão passando dos limites normais. Uma política de segurança devia ser debatida com mais efetividade, na maior cidade da Zona Norte.

ELEIÇÕES: DIMINUIÇÃO DE ELEITORES JOVENS


Em comparação com eleições anteriores, houve uma queda no número de eleitores jovens com voto facultativo, ou seja, aqueles que têm 16 e 17 anos. Em 2010, eram 2.391.352 e, em 2014, são 1.638.751 aptos a votar nessa faixa etária.
De acordo com o presidente do TSE, essa alteração se deve ao fato de o fechamento total do cadastro deste ano considerar a data da eleição. Ou seja, em anos anteriores, o cadastro era fechado no dia 30 de junho e não considerava aqueles eleitores que completariam 18 anos até a data da eleição. Neste ano, um novo software permitiu a contagem incluindo o dia da eleição. Portanto, aquele eleitor que vai fazer 18 anos nesse meio tempo até o dia da eleição já não está contabilizado nesse dado estatístico de 16 e 17 anos.
O ministro Dias Toffoli também destacou que o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisa essa diminuição no eleitorado jovem com a tendência do envelhecimento da população brasileira.
Os próprios dados do TSE mostram que a população de eleitores idosos (com mais de 60 anos) aumentou de 20.769.458, em 2010, para 24.297.096 nestas eleições.
A faixa etária predominante nas eleições deste ano está entre 45 e 59 anos. Em 2010, os eleitores entre 25 e 34 anos formavam a maioria.

ELMANO DE FREITAS E EUDES XAVIER COM AGENDA HOJE EM SOBRAL

Nesta quarta-feira (30/7) Elmano de Freitas candidato a deputado estadual e Eudes Xavier candidato a deputado federal, ambos pelo Partidos dos Trabalhadores (PT), estarão em Sobral para fazer visitas e dialogar com a população sobralense, na ocasião ambos irão participar de uma coletiva de imprensa - com blogueiros locais e da região - no auditório do Instituto Educare (próximo, a locadora de automóveis “Localiza”) às 14:00.

OAB: SUSECÇÃO DE SOBRAL COMPLETA 25 ANOS COM FESTA

A Subseção de Sobral completará 25 anos de fundação, no próximo mês de agosto, com uma programação que mobilizará os advogados da região Norte do estado. A informação é do presidente da Subseção, José Inácio Linhares, responsável pela valorização e defesa dos cerca de 700 profissionais que atuam em 22 municípios.
Será uma semana de comemoração, começando no dia 11 de agosto com uma campanha de vacinação, que será realizada no Fórum Estadual de Sobral. No dia 15 será realizado o Baile do Rubi, no buffet Dona Flor. E, dia 16, haverá um Curso de Atualização e Direito e Processo do Trabalho, com o Professor Haroldo Guimarães, a partir das 9 horas, na sede da OAB de Sobral.
“A OAB de Sobral tem muito a comemorar neste 25 anos de fundação, porque, com a criação da Subseccional, os advogados tiveram um maior apoio em suas demandas”, afirmou Linhares. “A gestão atual trava, dia após dia, uma grande luta em prol da valorização das prerrogativas dos advogados”, completou.

POLÍTICOS SEPARADOS DO POVÃO NO CEARÁ II

Por dever de justiça estamos mostrando agora a foto não só de Aécio, Tasso e Raimundo Gomes de Matos, todos do PSDB, em Juazeiro do Norte, no último dia 20 de julho, mas também a chapa do candidato Camilo, Izolda e Mauro Filho, todos separados do povo - por uma grade - na grande festa popular em Homenagem ao Padre Cícero.

DEPUTADOS MIRIAN SOBREIRA E SINEVAL ROQUE CONTINUAM COMO FICHA SUJA NO TRE

O Tribunal Regional Eleitoral acaba de divulgar mais um balanço da avaliação dos processos de registro de candidaturas.
Mais de 600 processos foram avaliados. Dois deputados estaduais estão ameçados de não participar do processo eleitoral de 2014: Miriam Sobreira e Sineval Roque, ambos do PROS.
O Ministério Público Eleitoral enquadrou os dois deputados na lista dos “fichas sujas” e pediu que a candidatura do dois fossem indeferidas. A Justiça Eleitoral manteve o posicionamento do MP. (Via Blog do Roberto Moreira)

FURACÃO DA CPI GASTA R$ 72 MILHÕES PARA SER DEPUTADA

Mais conhecida com “Furacão da CPI”, a ex-assessora parlamentar Denise Rocha pretende aproveitar a fama e gastar um bom dinheiro para se eleger à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo DEM.
Denise informou à Justiça Eleitoral que planeja investir até R$ 72 milhões, nos próximos meses. O valor é maior do que a previsão de gastos do atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que lidera a previsão de investimentos, com R$ 70 milhões. O patrimônio da candidata, porém, ainda não foi informado.

Ex-assessora do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Denise ficou famosa após o vazamento de um vídeo íntimo na internet durante a CPI do Cachoeira. Desde então, a candidata já foi capa da revista Playboy, participou do reality show “A Fazenda” e desfilou pela escola de samba Grande Rio.(Mel Bleil Galo - Blog Poder Online)

PRESIDENTE DO TSE ANUNCIA AUMENTO DE 5,17% NO ELEITORADO BRASILEIRO

Nas eleições do próximo dia 5 de outubro, 142.822.046 eleitores brasileiros estão aptos a votar. O número representa um aumento de 5,17% em relação às eleições de 2010, quando havia 135.804.433 eleitores registrados na Justiça Eleitoral. O dado foi anunciado ontem (29), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.
A maior parte dos eleitores está localizada na região sudeste, que concentra 43,44%, somando 62.041.794 pessoas. O maior colégio eleitoral é o estado de São Paulo, com 31.998.432 eleitores. Na sequência aparecem Minas Gerais (15.248.681), Rio de Janeiro (12.141.145), Bahia (10.185.417) e Rio Grande do Sul (8.392.033). O menor colégio eleitoral é Roraima, com 299.558 eleitores. Já o município com o menor número de eleitores é Araguainha, em Mato Grosso, com 898 cidadãos aptos a votar.
Os dados estatísticos também mostram que a maior parte do eleitorado brasileiro é formada por mulheres. São 74.459.424 eleitoras representando 52,13% do total. Os homens representam 47,79%, sendo 68.247.598 eleitores.

POLÍTICOS SEPARADOS DO POVÃO NO CEARÁ

GENTE FINA É OUTRA COISA
Dia 20, Juazeiro do Norte, Ceará. Grande festa popular em homenagem ao Padre Cícero, ruas cheias, romeiros vindos de longe. Na missa, os tucanos Aécio Neves, candidato à Presidência da República, e Tasso Jereissati, candidato ao Senado, o deputado Raimundo Gomes de Matos, com comitivas.
Pois não é que, na cidade superlotada, acharam um jeito de não se misturar à multidão? Conseguiram um cercadinho VIP, com cadeiras e tudo, que ninguém é de ferro.
Tudo bem, eram cadeiras de plástico, indignas de um pessoal tão refinado que nem na missa se mistura, mas que se há de fazer?     (Com Carlos Brickmann)

ZEZINHO ALBUQUERQUE NA INAUGURAÇÃO DO COMITÊ DE CAMILO SANTANA

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) participou da inauguração do Comitê Central, da chapa de Camilo Santana (PT) na noite de ontem (29) na Capital Cearense. O deputado Zezinho Albuquerque (Pros) esteve ao lado de comitivas de prefeitos, deputados e lideranças políticas de todas as Regiões do Ceará.

CIRO ROUBA AS ATENÇÕES NA INAUGURAÇÃO DE COMITÊ

O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, roubou as atenções na inauguração do comitê central da candidatura Camilo Santana, na noite desta terça-feira (29), no Cocó.
Enquanto Camilo Santana limitou-se a falar sobre projetos do atual governo que merecem continuidade, Ciro Gomes partiu para o ataque contra o candidato de oposição ao governo do Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e também contra o candidato do PR à Assembleia Legislativa, Capitão Wagner.
Para Ciro Gomes, o patrimônio financeiro de Eunício é duvidoso, enquanto Capitão Wagner seria “vagabundo”.
(Do Blog do Eliomar de Lima / Foto: Camilo Vidal)

DE OLHO NO CALENDÁRIO ELEITORAL

Hoje, 30 de julho, é o último dia para os partidos impugnarem, em petição fundamentada, os nomes das pessoas indicadas para compor as Juntas Eleitorais, observado o prazo de 3 dias, contados da publicação do edital (Código Eleitoral, art. 36, § 2º).

MOSES RODRIGUES FAZ CAMINHADA PELO CENTRO DE SOBRAL E RECEBE APOIO DE COMERCIANTES

Na última terça-feira, o candidato a Deputado Federal Moses Rodrigues realizou caminhada pelo corredor comercial do Centro de Sobral. Acompanhado pelos vereadores Adauto Arruda, Fredim, Chico Joia, e por lideranças políticas da região, como João Alberto Adeodato, Neguinho do BEC, Dário Arruda, Moses não só cumprimentou, mas dialogou com os comerciantes, que confirmaram apoio ao candidato. Além dos comerciantes, o candidato também recebeu apoio da população, que se uniu a caminhada e fortaleceu o movimento no Centro da cidade.  
A visita aos comerciantes fez parte da agenda política do candidato, sempre pautada nas necessidades da sociedade cearense. O plano de governo de Moses Rodrigues é estruturado nas demandas apresentadas pela população, não sendo uma política de minorias.

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO CEARÁ NESTA QUARTA-FEIRA

Ailton Lopes (Psol)
  • 8h – Visita às comunidades atingidas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém
  • Visita ao centro de reabilitação de mamíferos da Aquasis, em Iparana
  • 15h – Lançamento do Programa Ecossocialista na sede do Psol
Camilo Santana (PT)
  • 10h -Reuniões internas
  • 20h – Inauguração do Comitê de Augusta Brito, candidata a deputada estadual pelo PCdoB
Eliane Novais (PSB)
  • 7h30 – Panfletagem na entrada dos trabalhadores da CONTAX
  • 9h – Reunião na Associação Comunitária Cidade de Deus em Ancuri
  • 18h – Panfletagem na entrada dos alunos da FANOR
Eunício Oliveira (PMDB)
  • Manhã – Conversa individualmente com lideranças
  • Tarde – Discute aspectos do plano de governo com pesquisadores e especialistas

CONVITE: LANÇAMENTO DO IX ENCONTRO DA BELEZA DE SOBRAL


A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 13,44-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 29 de julho de 2014

HOMENAGEADOAS COM A COMENDA COLAR DO MÉRITO

Os três agraciados com a comenda Colar do Mérito da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará têm em comum uma história valorização e defesa da Defensoria Pública como instituição essencial ao Sistema de Justiça, seja no Ceará ou no Brasil, bem como o reconhecimento da carreira de defensor público. O governador Cid Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Albuquerque, e o deputado federal Mauro Benevides receberão a comenda no dia 12 de agosto, às 19 horas, em solenidade que acontecerá no lobby do Complexo São Mateus.
“O Colar de Mérito foi instituído pela Adpec como forma de homenagear personalidades que realizaram relevantes serviços à sociedade e à Defensoria Pública”, afirma a presidente da Associação, Sandra Sá. A escolha dos agraciados, de acordo com ela, se deu pelo reconhecimento às grandes contribuições dos homenageados, no campo político, para o objetivo primordial da Defensoria Pública que é a garantia de acesso à Justiça aos cidadãos vulneráveis.
Ao deputado federal Mauro Benevides será outorgado, ainda, o título de “Associado Honorário”, pelos relevantes serviços prestados à Defensoria Pública no âmbito federal. O parlamentar cearense acompanha a história da Defensoria Pública desde a promulgação da Constituição de 1988, tendo sido aliado de todas as lutas pelo fortalecimento da Defensoria no Sistema de Justiça até hoje. Recentemente, foi coautor da Emenda Constitucional 80/2014, que fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos.
Saiba mais sobre os homenageados
Cid Ferreira Gomes – Engenheiro civil graduado pela UFC, ingressou na política aos 25 anos, em 1988, como candidato a vice-prefeito de Sobral. Foi, posteriormente, eleito Deputado Estadual (1990 e 1994), prefeito de Sobral (1996 e 2000) e Governador do Estado do Ceará (2006 e 2010). Em sua gestão, foi reconhecida a autonomia plena da Defensoria Pública do Estado do Ceará, além de efetivados compromissos que valorizam a carreira de defensor público. Seu governo deixa um legado para a efetiva democratização do acesso à Justiça à população carente do Estado.
José Jácome Albuquerque - Está no exercício de seu sexto mandato como deputado estadual (1990/1994/1998/2002/2006). Em sua atuação no Legislativo, participou de diversas comissões técnicas da Casa. Foi, por diversas vezes, componente da Mesa Diretora. Em 2012, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. Foi o articulador da EC 80/2014, oriunda de proposta da Mesa Diretora, que efetivou a autonomia plena da Defensoria Pública do Estado do Ceará na Constituição Estadual.
Mauro Benevides – Deputado federal em seu décimo mandato parlamentar, foi vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, na condição de substituto do presidente Ulysses Guimarães, sendo segundo signatário da Carta Cidadã. Tem mais de 40 anos de mandatos como vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal e senador. Ao longo de sua trajetória, tem se empenhado na garantia de acesso à justiça pelos cidadãos mais necessitados, por meio da criação e fortalecimento da Defensoria Pública, bem como da carreira de defensor público.

DILMA AFIADA USA ESTILO "BATEU, LEVOU" EM CAMPANHA

Do BR 247
A presidente Dilma Rousseff (PT) deixou no cabide o figurino de candidata vestido em 2010, quando venceu a disputa usando um modelito do melhor estilo 'paz e amor'. Protegida pelo então presidente Lula, ela não precisou entrar em bolas divididas com o adversário José Serra e flanou sobre o eleitorado enquanto seu padrinho político se encarregava de comprar suas brigas.
Agora é diferente, já se viu na longa entrevista à mídia tradicional concedida ontem pela presidente. Diante de uma certa pressão nas perguntas, o que se viu foi uma Dilma segura, objetiva e nada disposta a aceitar calada as críticas feitas ao seu governo. Ela igualmente não se incomodou em deixar, com frases curtas e palavras fortes, suas posições sobre temas do momento.
Essa Dilma que parece à vontade no chamado estilo 'bateu, levou' surge nitidamente em suas posições a respeito dos ataques desferidos, diariamente, à gestão da política econômica:
- O pessimismo da fase pré-Copa passou para a política econômica, afirma a presidente, ganhando com a frase a manchete desta terça-feira 29 do jornal Folha de S. Paulo. A se considerar o tom das últimas notícias destacadas no mesmo espaço pela publicação da família Frias, Dilma conseguiu o melhor momento para o seu governo, ali, em semanas.

PREFEITO DE AMONTADA DESMENTE EUNÍCIO E CONFIRMA APOIO A CAMILO SANTANA


O prefeito de Amontada, Paulo César (PT), desmentiu na manhã desta terça-feira (29) as declarações de que estaria apoiando Eunício Oliveira. Ele condenou as afirmações feitas à imprensa pelo próprio candidato e lamentou que Eunício esteja tentando confundir os eleitores cearenses.


Ele ressaltou que faz parte e acredita no projeto político iniciado pelo governador Cid Gomes no Ceará e entende que muito mais será realizado com Camilo no Governo.

PORTAIS DO GOVERNO FEDERAL FALHAM EM TESTE DE TRANSPARÊNCIA

Os portais de transparência orçamentária do governo federal, das prefeituras das 26 capitais e do governo do Distrito Federal foram reprovados em vários quesitos em pesquisa que avaliou a qualidade das informações publicadas na internet. Em uma escala de zero a 10, as três prefeituras líderes do ranking (Rio de Janeiro, São Luís e João Pessoa) tiveram nota 6, e nada menos que 21 ficaram com 4 ou menos. O Portal da Transparência do governo federal e o sistema de informações orçamentárias do Senado obtiveram nota 5.
O estudo foi conduzido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai/USP) e com financiamento da Web Fundation, entidade dirigida pelo britânico Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet.
A pesquisa constatou que a maioria dos portais publica informações sobre a execução orçamentária dos governos, mas com grau variado de detalhamento sobre receitas e despesas. Ninguém cumpriu integralmente as exigências do decreto 7.185/2010, do governo federal, que procurou estabelecer "padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle, no âmbito de cada ente da Federação". O decreto regulamentou a Lei Complementar 131/2009, conhecida como Lei da Transparência, que determinou a publicação em tempo real de informações sobre receitas e despesas de Estados e municípios.