domingo, 31 de agosto de 2014

CARREATA DE CAMILO SANTANA EM FORTALEZA

Os candidatos Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (senador), acompanhados do governador Cid Gomes, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de milhares de apoiadores, participaram de uma megacarreata saindo do Comitê Central, na Avenida Sebastião de Abreu, passando pelas ruas dos bairros Cocó, Papicu e Cidade 2000, até a Praça 31 de Março, na Praia do Futuro.
Os candidatos acenaram para as pessoas que saíram às ruas e ficaram nas varandas dos prédios.Ao encerrar o trajeto, Camilo, Izolda, Mauro, Cid, Roberto Cláudio e os candidatos proporcionais da coligação realizaram um grande adesivaço dos veículos que passaram pelo cruzamento das avenidas Santos Dumont e Zezé Diogo.
O governador Cid Gomes destacou que está empenhado em andar por Fortaleza e pelo interior do Ceará para conversar com as pessoas e convencê-las de que Camilo Santana representa o melhor para o Ceará. Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a carreata representa o crescimento da campanha de Camilo e Mauro em Fortaleza.

EUNÍCIO E TASSO FAZEM CARREATA EM IGUATU E QUIXELÔ

As populações de Iguatu e Quixelô, no Centro-Sul cearense, realizaram, na noite de sexta-feira, 29, uma carreata em apoio aos candidatos da coligação Ceará de Todos. Mais de oito mil pessoas participaram dos atos.  Cerca de 3.000 motos e 2.500 carros, em um percurso de 25 quilômetros entre os dois municípios, seguiram Eunício e Tasso. Os candidatos percorreram ruas de Iguatu e seguiram para Quixelô, onde caminharam e fizeram um comício.
Em Quixelô, eles foram recepcionados na praça da entrada da cidade, criada em 1985 após desmembrar-se de Iguatu. Os dois candidatos discursaram no comício de Quixelô ao lado de lideranças locais e regionais, como o ex-prefeito de Iguatu e candidato a deputado estadual Agenor Neto (PMDB), a candidata a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) e o candidato a deputado federal Genecias Noronha (SD). “As cidades pobres foram abandonadas pelo atual Governo. As pessoas pobres precisam de atenção”, disse Aderlânia. “Temos que eleger uma pessoa simples como a gente para governador”, acrescentou Genecias.
O candidato ao governo pela coligação “Ceará de Todos” criticou o modo como o atual governo estadual lida com as pessoas. “Esse Governo não respeitada a população. Os cearenses estão com vergonha de dizer que são cearenses. É triste e cruel o que a gente está vendo no interior. Nós temos a obrigação de resgatar o diálogo que foi rompido com a sociedade. Não adianta só prédio e carro bonito. Ouvindo as pessoas, nós estamos aprendendo para fazer o que elas desejam quando estivermos no Governo”, declarou Eunício.
Eunício mostrou que o atual Governo não cuida do futuro da juventude cearense quando não tem projetos voltados à educação e à capacitação de jovens entre 14 e 29 anos, e lembrou que as hoje existentes escolas profissionalizantes não cumprem o papel para o qual foram idealizadas.
Eunício denunciou a existência de um sistema de coação de eleitores, especialmente de funcionários públicos estaduais e da Prefeitura de Fortaleza, para votarem no candidato governista.  Nesta sexta-feira, a Justiça Eleitoral do Ceará proibiu a participação de servidores em encontros regionais promovidos pela chapa encabeçada pelo candidato do PT ao Palácio da Abolição durante o horário de trabalho, como prevê a Lei. “Recebemos denúncias dos próprios funcionários públicos de que tem chefias coagindo seus subordinados. Mas não vão botar coleira no povo do Ceará. Esta é a terra do Dragão do Mar, um homem pobre e simples que libertou os escravos no Ceará antes do resto do Brasil”, prometeu o peemedebista.
Para Eunício, esta será uma eleição dos humildes. A população vai se levantar e dizer nós colocamos, nós tiramos. É hora de dar um basta nesse grupo que quer ditar o futuro de todas as famílias cearenses. “Peço a Deus, que está lá de cima olhando por nós, que me dê a graça de fazer um bom Governo. Vamos juntos”, conclamou o candidato.
Tasso reforçou a importância da candidatura de Eunício para o pleito deste ano. “Eunício hoje é a grande liderança do Ceará. Só ele é capaz de mudar o que está aí. Está mais do que na hora de fazer essa mudança. É preciso dar um basta. O Ceará enfrenta uma das maiores secas da sua história e não tem uma obra hídrica sendo feita. O povo do interior está esquecido e passando sede”, lembrou o candidato da coligação “Ceará de Todos” ao Senado.

NUM 2º TURNO MARINA BATE DILMA: 10 PONTOS DE DIFERENÇA

Portal G1
A pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. Mas na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%. Marina então venceria Dilma com a diferença folgada de dez pontos.
A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.
No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Dilma Rousseff (PT): 34%
Marina Silva (PSB): 34%
Aécio Neves (PSDB): 15%
Pastor Everaldo (PSC): 2%
José Maria (PSTU): 0% *
Eduardo Jorge (PV): 0% *
Luciana Genro (PSOL): 0% *
Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
Eymael (PSDC): 0% *
Levy Fidelix (PRTB): 0% *
Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 7%

(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff: 27%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 3%
- Não sabe: 32%

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%

- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%

O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.
Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%

Avaliação da presidente
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como 'ótimo' ou 'bom'.

Os que julgam o governo 'ruim' ou 'péssimo' eram eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é 'regular' – 38% no levantamento anterior.
- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 39%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe: 1%

A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 5,9 – na pesquisa anterior, foi 6,0.

A REELEIÇÃO DE DILMA ESTÁ NAS MÃOS DE LULA

Há apenas dois meses, analistas políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) tinham certeza de que nem os maus resultados da economia seriam um obstáculo para uma nova vitória da candidata Dilma Rousseff. O motivo de tal esperança era a força outorgada ao apoio com que contava o carismático ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Existia a convicção de que em plena campanha a presença do ex-sindicalista, que continua sendo o motor do PT e seu líder mais ouvido, poderia ser definitiva para convencer sobretudo o eleitorado de renda mais baixa, mas até mesmo empresários e banqueiros, de que um segundo mandato de sua pupila seria melhor do que o primeiro. Mais ainda: que em tal segundo Governo sua presença seria mais forte e decisiva. (Do El País - Juan Arias)

GUIMARÃES PEDE FIM DE FASE “BOA MOÇA” DE DILMA E QUER “ENFRENTAMENTO” COM MARINA

O deputado federal José Guimarães, também vice-presidente nacional do PT, defendeu, após a divulgação do resultado da pesquisa Datafolha, o fim da fase de “boa moça” e o enfrentamento político com a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva.
Pela primeira vez, Marina apareceu em empate técnico no primeiro turno com a presidente Dilma Rousseff (PT).
ResultadoDilma e Marina obtiveram 34% cada uma e o candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu para 15%. No segundo turno, aumentou a vantagem de Marina sobre Dilma, saindo de um empate técnico de 47% a 43% para 50% a 40%.
“Opinião pessoal”
Segundo ressaltou, trata-se de uma “opinião pessoal”. A campanha, de acordo com ele, precisa fazer o confronto de projetos de País com Marina Silva.
De carona
Para o petista, o PSDB, com a queda de Aécio Neves, está se “deixando levar” pela ascensão de Marina, “fazendo corpo mole”. “Os tucanos estão pegando carona na bolha dela. As propostas são muito parecidas e os principais assessores de Marina são do PSDB. Ela fala em nova política, mas é cercada da velha política”, criticou.
Legado
O vice-presidente do PT disse que Dilma continua estabilizada e que Marina está “tomando o lugar de Aécio”. “Vamos comparar os legados e mostrar o que pensamos para o País”, afirmou. “Temos todas as condições de vencer o pleito no segundo turno”, completou ele, ao avaliar que os dados do Datafolha divergem das sondagens internas do PT, que mostram Dilma ainda vencendo Marina no primeiro turno.
Críticas
Guimarães criticou também o fato de se apresentar, no momento, simulações de segundo turno. “É uma outra eleição”, frisou. “Vai chegar o momento da onça beber água”, destacou.
Com informações da Agência Estado

A PALAVRA DO DIA

Anúncio do Evangelho (Mt 16, 21-27)
—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 30 de agosto de 2014

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO CEARÁ NESTE SÁBADO

Ailton Lopes (Psol)

8h30 – Chegada a Sobral. Ponto de encontro na Praça de Cuba (Centro)
9h – Panfletagem pelo Centro
15h – Panfletagem na Grendene
17h – Mobilização na Margem Esquerda do Acaraú
18h30 – Caminhada nos Bares do Centro

Camilo Santana (PT)

9h – Carreata em Novo Oriente
11h – Carreata em Aiuaba
17h – Carreata em Parambu

Eliane Novais (PSB)

6h30 – Caminhada pela aprovação da PEC 555/2006 na Av. Beira Mar
8h – Encontro com Transportadores de Escolares, na sede do SETRECE
14h – Gravação para programa de TV

Eunício Oliveira (PMDB)

9h – Caminhada em Juazeiro do Norte
17h – Caminhada no Crato

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FB SOBRALENSE PROMOVE FEIRA CULTURAL DOS PAÍSES

O projeto interdisciplinar Feira dos Países que envolve o aluno de 9ª série do Ensino Fundamental teve sua culminância na quarta-feira (27/08), sendo realizado na Praça Quirino Rodrigue que fica em frente a sede do FB Sobralense. Além do alunado, pais e familiares o núcleo gestor do FB sobralense se fez presente através da sua diretora Professora Rose Vasconcelos e da Coordenadora do Ensino Fundamental, Professora Vilma Kátia. 
Destacando a cultura dos países Colômbia, Argentina, Holanda, Espanha, Alemanha e Rússia, os alunos apresentaram danças típicas das nações e nas estandes foram enfatizadas noções de história, geografia e culinária.
Na ocasião, o FB sobralense também resolveu prestar uma homenagem ao Padre Ítalo Arcanjo que vem desempenhando um notável trabalho à frente da Fazenda Esperança.

EM BARRO, CAMILO ASSUME COMPROMISSO DE REFORMAR E EQUIPAR HOSPITAL

O candidato ao governo do Estado pela coligação “Para o Ceará seguir mudando”, Camilo Santana, assumiu o compromisso de reformar e equipar o hospital de Barro. Acompanhado de sua vice Izolda e do postulante ao Senado, Mauro Filho, Camilo participou de carreata no município, na manhã desta sexta-feira (29). “Também pretendo fazer a urbanização do Centro, no entorno da Praça da Igreja, valorizando o turismo religioso”, disse Camilo, acrescentando, ainda, que vai levar uma delegacia 24 horas para Barro.
O prefeito do município, Francisco Luiz (Neneca), destacou seu apoio às candidaturas de Camilo, Mauro e da presidenta Dilma, “que tem colocado o Brasil numa rota de desenvolvimento nos últimos anos”. “E esse caminho vem sendo seguido no Ceará pela administração Cid Gomes. Camilo hoje está preparado para dar continuidade à gestão de Cid”, afirmou.
Neneca destacou ainda a competência de Izolda, que transformou a educação do Ceará, e de Mauro Filho, “responsável por conseguir recursos para a realização dos projetos nas mais diversas áreas do Governo”. “Além disso, a humildade de Camilo, seu preparo e abertura para o diálogo faz com que a população do Ceará possa depositar toda essa confiança de que Camilo fará um grande governo”, completou.
(Assessoria do candidato)

INTA LANÇA EDITAL DE MESTRADO RECOMENDADO PELA CAPES

Estão abertas até o dia 28 de novembro de 2014 as inscrições para a seleção do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Biológicas das Faculdades INTA. Com oferta de 12 vagas, com bolsas de estudo oferecidas pela CAPES, o processo seletivo será composto por três fases: prova de conhecimentos específicos, prova de proficiência na Língua Inglesa e análise curricular.
O Mestrado em Biotecnologia é destinado a candidatos que possuam graduação nas áreas químicas, biológicas, biomédicas, agrárias ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. O processo de seleção tem a finalidade de selecionar alunos na área de concentração de “Caracterização fitoquímica e proteica de compostos de interesse para a saúde humana e animal”.

O Programa de Mestrado tem como objetivo desenvolver o ensino, pesquisa e inovação, colaborando para a formação de recursos humanos qualificados na área para exercícios de atividades de ensino, investigação científica e desenvolvimento tecnológico e inovação.

INFORME PUBLICITÁRIO


TRE RENOVA CAMPANHA DE ACESSIBILIDADE NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará renova o apelo aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida a participarem da campanha de identificação no dia da eleição, informando o seu tipo de deficiência na seção eleitoral em que for votar ou justificar a ausência do voto. Essas informações servirão para orientar o planejamento e a implementação gradual de medidas de redução de barreiras que impeçam ou dificultem o exercício do voto por esses eleitores.
Durante treinamento para as eleições deste ano, os mesários serão instruídos a fornecer formulário apropriado, o Requerimento de Atualização da Situação do Eleitor, no qual esses eleitores deverão informar o tipo de deficiência para anotação no cadastro eleitoral.

PARA ZÉ DIRCEU, MARINA SILVA “É O LULA DE SAIAS”

BRASIL 247 – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tem feito a seguinte análise sobre a ex-senadora e agora candidata à Presidência da República Marina Silva: "Ela é o Lula de saias". O relato é do jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha e do Uol (leia aqui).
Segundo ele, Dirceu vê um cenário eleitoral bastante consolidado para as eleições, com a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, no segundo turno com Marina Silva. Depois, vitória da candidata do PSB.
Em sua interpretação, Marina tem a força do ex-presidente Lula em 2002, quando houve uma união entre a origem humilde do candidato com o desejo de mudança da população. De acordo com o jornalista, Dirceu acredita que Dilma tomou decisões erradas ao não construir pontes com a sociedade e ao não chamar Lula para ajudá-la.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEBATE PROJETO TERAPÊUTICO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

As comissões de Defesa Social e a de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa realizam, nesta sexta-feira (29/08), audiência pública para discutir o projeto Terapêutico Singular para Dependentes Químicos em Regime Residencial. O debate atende a requerimento do deputado Professor Pinheiro (PT) e acontece no Auditório Murilo Aguiar, a partir das 9h.
Conforme o requerimento, a Resolução – RDC nº 29, Legislação Anvisa – Art. 14, e a portaria nº 1773 – Art. 15, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que disciplinam o regime residencial das comunidades terapêuticas, apontam como indispensáveis nesses recintos áreas destinadas a oficinas de trabalho e a atividades laborais.
Como exemplos de comunidades terapêuticas eficientes, o autor da proposta cita o projeto “A Arte da Escola do Pirambu em Comunidades Terapêuticas”, realizado nas casas Rosa de Saron (feminina) e Redenção (masculina), e “O Ponto de Cultura Artesanato e Tradição” em Caucaia, que ministra oficinas de bordado, tecelagem, xilogravura e cerâmica para 40 internos, como meio de reabilitação cognitiva, beneficiando a recuperação de pessoas dependentes de substâncias psicoativas.
“Para ter maior alcance, esses projetos necessitam ser apresentados e discutidos com instâncias formadoras de opinião, com gestores das políticas públicas de combate ao uso de drogas, com profissionais que atuam na área e com a sociedade em geral”, salienta Professor Pinheiro.
Foram convidados para o debate representantes da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado, do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas, da Coordenadoria da Campanha Ceará Sem Drogas; da Coordenadoria do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC); dentre outras autoridades.

MARANGUAPE: EUNÍCIO DEFENDE INTEGRAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E REGIÕES

A  caravana da coligação “Ceará de Todos” visitou, na manha desta quinta-feira (28), o município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. Eunício, Roberto Pessoa, e Tasso Jereissati, candidato ao senador caminharam pelas ruas do centro do município, conversando com as pessoas, recebendo apoios e levando a mensagem de um Estado que atenda  aos anseios de sua comunidade.
Eunício declarou que é necessária uma integração entre as políticas públicas e, consequentemente, entre os municípios e as diversas regiões do estado. Para ele, o que se vê na atualidade são ações de governo desconexas entre si e, principalmente, entre elas e o sentimento do povo, que acabam por não se refletir em benefícios concretos para quem precisa.
“Estamos andando esse Ceará todo, dialogando com as pessoas. Quando se tem um equipamento de saúde, faltam remédios e servidores. As pessoas estão inseguranças, diante de um quadro no qual perdemos um cearense a cada duas horas. Isso mostra a falta de integração entre as políticas públicas e entre as regiões”, declarou Eunício.
Como proposta, Eunício afirmou que pretende levar o desenvolvimento para o interior, com projetos como o “Viva o Trabalho”, que vai facilitar a vida de quem pretende abrir um negócio próprio, o “Escola Mais” e o “Passaporte do Estudante”, que vão oportunidade para os jovens desenvolverem melhor seus estudos e suas competências.
Tasso e Roberto também declararam a felicidade de poder caminhar por Maranguape, colhendo o sentimento que vem das ruas. Ao lado deles e de Eunício, participaram da atividade candidatos aos cargos de deputado federal, como Raimundo Matos (PSDB), e de deputado estadual, como Fernanda Pessoa (PR), Sérgio Alves (PR) e João Mota (PSDB), e de vereadores de Maranguape, entre eles, o vereador Nazareno Nunes Cordeiro.
(Assessoria do candidato)

JAGUARETAMA RECEBE CAMILO, IZOLDA E MAURO

No município de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, os candidatos da coligação “Para o Ceará seguir mudando”, Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (senador) realizam carreata na manhã de quinta-feira, dia 28.  A carreata, que teve cinco quilômetros ao redor da cidade, contou com cerca de 400 veículos.
“Quero deixar uma mensagem carinhosa a toda população de Jaguaretama e da região. Estamos aqui porque representamos um projeto que está em curso no Ceará. Nosso estado teve crescimento acima da média nacional e podemos fazer ainda mais”, afirmou Camilo Santana, que é candidato da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e do governador Cid Gomes.
Ao final da carreata, que também foi acompanhada pela prefeita Ila Pinheiro (PSD) e de outras lideranças políticas da região, Camilo, Izolda e Mauro cumprimentaram os motoristas e moradores na avenida principal de Jaguaretama. O candidato ao Governo do Estado citou a construção do hospital para a região do Jaguaribe, que vai ter mais de 200 leitos. “A saúde é algo muito delicado e precisamos ter uma atenção muito forte em relação a isso. Vamos aperfeiçoar o atendimento e ampliar os serviços para, assim, acolher bem nossa população”, afirmou Camilo.
Sobre a falta d´água no Estado, Camilo citou as obras da transposição do rio São Francisco e o Cinturão das Águas para resolver o problema das famílias cearenses. “Com as obras vai ser resolvido o problema de abastecimento da água aqui na região e em outras áreas do Estado, não só para o consumo, mas para a produção, para a indústria. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa geração, desse projeto que tanto fez o Ceará avançar”, ressaltou Camilo.
(Com assessoria)

DEU NO O GLOBO: PESQUISA FALSA ACIRRA DISPUTA NO CEARÁ


A divulgação de uma falsa pesquisa de intenção de votos em páginas de parentes e do grupo do governador Cid Gomes (Pros) pelas redes sociais, acirrou a disputa no Ceará.
O candidato do PMDB ao governo do Estado, senador Eunício Oliveira, acusa os adversários de armarem e divulgarem falsos dados, como se fossem do Instituto Vox Populi, para inflar os números do candidato do governador, Camilo (PROS).
Pesquisas
Pela última pesquisa Datafolha registrada na Justiça Eleitoral há um mês, Eunício lidera com 47% das intenções de votos, contra 19% de Camilo. Na pesquisa fraudada, o peemedebista cai para 39%, e o adversário sobe para 27%.
Ação judicial
De posse da cópia da página da irmã de Cid e Ciro Gomes, onde Lia Ferreira Gomes posta a montagem da pesquisa falsa, com os números e o logo do instituto Vox, Eunício está analisando que tipo de ação pode protocolar na Justiça Eleitoral, cobrando punição para a fraude. “Fogos no comitê Camilo, é pesquisa boa”, diz Lia. A mesma “pesquisa” foi propagada na página do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, casado com a candidata a vice na chapa do Camilo, Isolda.
Crime eleitoral
A legislação eleitoral considera crime eleitoral divulgar pesquisa falsa.
“Desespero”
“É uma campanha que já entrou na fase do desespero e da fraude. A assessoria jurídica da nossa coligação está estudando qual a melhor ação contra a propagação de pesquisas falsas para entrar na justiça eleitoral, pois é crime”, reagiu Eunício.
Pinóquio
Também em sua página no Facebook, Ciro Gomes postou uma mensagem alertando os correligionários que a pesquisa era realmente falsa. Ele devolveu a acusação de Eunício: “Deve ser pegadinha do Pinóquio riquinho”, como chama o ex-aliado e candidato do PMDB.
No Facebook
“Uma palavra de tranquilidade para nossa militância e para a família cearense : acabei de chegar de mais uma excelente reunião com nossa militância partidária, sindical de estudantes, enfim com nosso povo do Sertão Central em Quixeramobim. E entro aqui no face e vejo esta história de uma pesquisa Vox Populi. É falsa”, disse Ciro Gomes na mensagem, informando que nenhuma pesquisa Vox Populi fora registrada no TRE, acrescentando que “nossas pesquisas internas dão indicações muito estimulantes mas é cedo ainda. E não contratamos o Vox Populi. Vamos aguardar mais uns 8 a 10 dias e haverá pesquisa registrada. (…) Mas, volto a dizer, o que o Ceará pede de cada um de nós é que vamos pra luta, cada qual como puder para garantir nossas conquistas e planejar nossos avanços!”, completou Ciro Gomes.
(Informações do O Globo)

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO CEARÁ NESTA SEXTA-FEIRA

Ailton Lopes (Psol)
  • 8h – Debate com os fazendários (AUDITECE, Sintaf, Uffec e Aafec)
  • 14h30 – Panfletagem em frente a Grendene (Barra do Ceará)
  • 19h – Mesa debate sobre a questão LGBT
Camilo Santana (PT)
  • 9h – Caminhada em Aurora
  • 11h – Carreata em Barro
  • 15h – Carreata em Farias Brito
  • 17h – Caminhada em Várzea Alegre
Eliane Novais (PSB)
  • 8h – Visita e panfletagem no Mercado Municipal de Caucaia
  • 12h – Encontro promovido pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza – AJE
  • 17h30 – Encontro com servidores da Educação
  • 20h – Panfletagem no XV Festival do Escargot & Frutos do Mar na Taíba
Eunício Oliveira (PMDB)
  • 9h – Caminhada em Acopiara
  • 17h – Carreata e comício em Quixelô
  • 20h – Caminhada em Várzea Alegre

MINISTROS DO STF AUMENTAM PRÓPRIO SALÁRIO: R$ 35,9 MIL

Os ministros do Supremo Tribunal Federal(STF) aprovaram em sessão administrativa na quinta-feira (28) proposta de aumento dos próprios salários de R$ 29,4 mil para R$ 35,9 mil - alta de 22%. Conforme o Supremo, o reajuste tem a intenção de recompor as perdas inflacionárias no período de 2009 a 2014 com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
saiba mais
A proposta será enviada para o Congresso e o valor poderá ser incluído no Orçamento de 2015, para que o aumento comece a valer em 1º de janeiro. Para valer, o Orçamento precisa ser aprovado por deputados e senadores até o final deste ano.
Pela Constituição, os salários do STF são os mais altos do Poder Público e representam o máximo do que um servidor pode receber mensalmente.
O aumento beneficia toda a classe da magistratura. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganham 95% do valor recebido pelos ministros do Supremo. Os juízes da segunda instância, ganham 95% do recebido pelos integrantes do STJ. Os juízes de primeira instância ganham 95% dos de segunda instância.
A proposta aprovada nesta quinta prevê aumento de 16,11% em relação ao salário que estará em vigor em janeiro de 2015, de R$ 30.935 - esse aumento já está previsto em lei de 2012. Na prática, no entanto, o valor subirá 22% em relação ao salário recebido atualmente pelos magistrados. (Do Portal G1 Brasília)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

JULGAMENTO DE CONTAS CABERÁ AO TCM, DECIDE TSE

O Tribunal Superior Eleitoral  reviu posicionamento anterior, firmado nas eleições 2012, passando a adotar o entendimento segundo o qual a competência para julgar as contas dos prefeitos, enquanto ordenadores de despesas, pertence ao Tribunal de Contas dos Municípios e não mais ao poder legislativo local.
O novo posicionamento do TSE surgiu do julgamento do recurso em registro de candidatura de Augusta Brito de Paula, da relatoria do desembargador Abelardo Benevides Moraes, originário do TRE do Ceará, que adotou o entendimento que passou a ser esposado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Em sede de preliminar, a Corte do TSE reconheceu a competência para o julgamento das contas de gestão pelo Tribunal de Contas. No entanto, no mérito, entendeu que os atos tidos por irregulares pelo TCM não eram suficientes para afastar a candidata Augusta Brito de Paula da disputa eleitoral. Ela teve o seu registro deferido e concorrerá ao cargo de deputada estadual nas eleições 2014.
O novo entendimento é de grande importância, já que põe fim à maioria das questões suscitadas nos processos de registro de candidatura, tendo em vista que muitos deles tratam acerca de desaprovação de contas de gestão.
(Informações do TRE)

COLIGAÇÃO DE CAMILO CONTABILIZA 71 PREFEITOS E 9 MIL PESSOAS NOS ENCONTROS REGIONAIS DE LIDERANÇAS

Mais de um terço dos prefeitos cearenses participou dos cinco Encontros Regionais de Lideranças da coligação “Para o Ceará seguir mudando”, dos candidatos Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (senador), segundo a assessoria de comunicação do grupo.
Aliados de Camilo contabilizam a reunião de 71 prefeitos nos eventos realizados em Maracanaú, Crateús, Russas, Tianguá e, na noite desta quarta-feira (27.8), em Quixeramobim, no Sertão Central do Estado.
Além da expectativa
Além disso, segundo dados da coligação, quase 9 mil pessoas acompanharam os seminários, que contaram com a presença do ex-ministro e secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes. “Todos os encontros superaram as minhas expectativas. A mobilização está sendo excelente”, citou Ciro.
Em Quixeramobim
O seminário regional de Quixeramobim reuniu 1,5 mil pessoas e 14 prefeitos no ginásio do BNB Clube, incluindo deputados, vereadores e outras lideranças políticas da região. “Agradeço muito a presença de todos vocês aqui do Sertão Central. O apoio de toda a região é fundamental para nós conseguirmos manter o projeto que vem dando certo há tantos anos. É o nosso destino que está em jogo”, afirmou Ciro Gomes. Ele citou ainda o investimento de R$ 150 milhões que o Governo do Estado fez para a implementação do hospital do Sertão Central, que deve entrar em funcionamento em 90 dias.
E ainda
No total, 14 prefeitos compareceram ao Encontro Regional de Lideranças no Sertão Central: Simone Tavares (PSD – Caridade), Cirilo Pimenta (PSD – Quixeramobim), Risoleta Moreira (PROS – Irapuan Pinheiro), Veridiano Sales (PSD – Banabuiú), Expedito José do Nascimento (PSD – Piquet Carneiro), Dr. Vilmar (PSB – Acopiara), Antônio Almir (PSB – Itatira), Antônio Mendes (PT – Senador Pompeu), João Hudson (PRB-Quixadá), Madalena (PSB – Zarlul Kalil Filho), Celso Crisóstomo (PT – Canindé), Dé (PSD – Choró), Cláudio Saraiva (PDT – Capistrano) e Fabiano Lobo (PMDB – Santa Quitéria).
(Informações da Assessoria)

SALÁRIO MÍNIMO PREVISTO PARA 2015 É DE R$ 788,06

A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito hoje (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.
A peça orçamentária traz uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas.
Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.

CID GOMES ENTREGA ESCOLA REFORMADA EM SOBRAL

Nem tudo é eleição. O governador Cid Gomes (Pros) inaugurou, nesta manhã de quinta-feira, em Sobral (Zona Norte), a nova sede da Escola Professor Luis Felipe. O ato foi dos mais concorridos.
A construção e aquisição de mobiliário e equipamentos da nova unidade de ensino foi resultado de um investimento de R$ 7,9 milhões, oriundos do tesouro estadual, segundo a assessoria do Palácio da Abolição.
Neste ano, essa escola completa 70 anos de existência. Ganha  mais 12 salas de aula, com capacidade de atendimento de até 540 alunos em cada turno (manhã, tarde e noite), biblioteca e laboratórios de Línguas, Informática, Biologia, Física, Matemática e Química.
(Via Blog do Eliomar de Lima / Foto – Cláudio Barata)

PRUDÊNCIA SERIA TIRAR O VEVEU DA PREFEITURA DE SOBRAL

Para o bem de todos os sobralenses, qualidade e duração de vida do grupo Ferreira Gomes, o mais prudente era tirar - com urgência - o prefeito petista do comando da cidade de Sobral. O governador Cid Gomes (Pros) que faz política com poucos deve saber da horrível situação político/administrativa de Veveu Arruda (PT). O prefeito sobralense que só está no cargo de direito, não recusaria deixar a prefeitura.

A “ONDA 2323” DE MOSES RODRIGUES CHEGA AO NOVO RECANTO

É uma cena que se repete em cada bairro visitado: Moses Rodrigues recebido com festa pela população. Não foi diferente no bairro Novo Recanto. Na quarta-feira, 27, o candidato a Deputado Federal foi esperado por um mar de gente.
Por onde passa, Moses é bem recebido pela população. A esperança de um novo nome na política cearense está, de fato, se renovando. A “Onda 2323” de Moses Rodrigues teve início na Av. Principal e percorreu as principais vias do bairro.  Pelas ruas do Novo Recanto, o que se viu foi um candidato recebido com sorrisos e abraços.
 Dobradinha pela Educação
A “Onda 2323” segue fortalecida no município de Sobral ao lado do Prof. Teodoro, candidato a Deputado Estadual. Na cidade, os candidatos caminham juntos - juventude e experiência - e reforçam o trabalho em prol do desenvolvimento do Ceará, assim como a bandeira de uma educação de qualidade para todos.

PESQUISA EM SOBRAL É A DEMONSTRAÇÃO DO GOVERNO VEVEU ARRUDA

Talvez o Blog Sobral de Prima foi o primeiro e único da cidade que relatava com brevidade a situação política do prefeito Veveu Arruda (PT) com reflexo direto ao grupo Ferreira Gomes. 
A pesquisa realizada em Sobral, com o devido registro no TSE, demonstra a forma de administrar e fazer política do prefeito sobralense - totalmente inapta. Veveu (PT) mesmo com todos seus valores, nunca seria eleito prefeito de Sobral, se não fosse a força e influência política de Cid Gomes (Pros).
O prefeito petista coloca em risco mais uma vez o projeto de Cid Gomes.

INSTITUO ZAYTEC DIVULGA PESQUISA PARA GOVERNO DO ESTADO REALIZADA EM SOBRAL


O Instituto Zaytec Brasil divulga pesquisa de intenção de voto para Governo do Ceará e Presidência da República, realizada em Sobral, na região Norte. Segundo o levantamento, Eunício Oliveira (PMDB) aparece com 34,5%, Camilo Santana (PT)  24,3%¨, Eliane Novaes (PSB) 2,3 %, Ailton Lopes 1,3%, Branco/Nulo - 13 % e não sabem - 24,6%.

O instituto também questionou sobre a disputa à Presidência da República em Sobral. Confira os números:

Dilma Roussef - 54,5%
Marina Silva - 28,5%
Aécio Neves - 7,0
Pastor Everardo - 1,0
Rui Costa Pimenta - 0,3


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 00431/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral com 00014/2014.

PRAZO PARA APRESENTAR 2ª PARCIAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS COMEÇA HOJE


Para dar mais transparência ao processo eleitoral e em cumprimento à legislação vigente, os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros têm de 28 de agosto a 2 de setembro para entregar, à Justiça Eleitoral, a segunda parcial de prestação de contas de campanha das Eleições 2014. A divulgação dos dados da segunda parcial será no dia 6 de setembro. 

As prestações de contas parciais de campanha devem conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. Nos casos em que os candidatos, partidos e comitês financeiros não encaminharem as prestações de contas parciais, a Justiça Eleitoral divulgará os saldos financeiros, a débito e a crédito, dos extratos bancários enviados pelas instituições financeiras. 

As prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições. A publicidade destas informações se dará à medida que as prestações de contas forem sendo recepcionadas pela Justiça Eleitoral. No caso da não prestação de contas nos prazos fixados, a Justiça Eleitoral notificará os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros, no prazo de cinco dias, para prestá-las em até 72 horas, sob pena de tê-las julgadas como não prestadas. Situações de ausência de movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis em dinheiro não isentam do dever de prestar contas.

A prestação de contas dos diretórios nacionais e estaduais, em conjunto com a dos seus comitês financeiros constituídos, deverá ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), respectivamente.