sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ZEZINHO ALBUQUERQUE FORTALECE ENCONTRO COM CAMILO E PARTIDOS

O governador do Ceará eleito nas Eleições 2014, Camilo Santana (PT), participou na manhã de hoje (31) de um café da manhã com presidentes dos 18 partidos da base aliada da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”, no Hotel Oásis Atlântico, na Beira-Mar. Participaram também do encontro a vice-governadora eleita, Izolda Cela (PROS), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PROS), e o deputado federal eleito com mais votos, Moroni Torgan (DEM).

O presidente da AL, Zezinho Albuquerque, enfatizou a necessidade de continuar os avanços conquistados durante o governo de Cid Gomes (PROS): “Nem parece que o governador Cid Gomes está em fim de mandato, parece que está no começo, pois são muitos projetos que temos que dar continuidade. Eu passei uma semana no Governo do Estado e assinei várias ordens de serviço. Quero parabenizar o Camilo e a Izolda pela vitória e temos muito o que conversar, um por um. Devemos criar esse conselho para nos reunir para abordar os principais problemas do Estado”.

NORTH SHOPPING SOBRAL OFERECE NOVAS OPORTUNIDADES PARA FRANQUIAS

O North Shopping Sobral está com um leque de opções para quem é empreendedor e busca oportunidades para investir em novos negócios. Doze franquias já aprovaram o Shopping e estão em busca de novos franqueados que tenham interesse em investir na cidade de Sobral.

Para quem buscar investir na área gastronômica, a rede de pizzaria Domino’s, uma das mais conhecidas mundialmente, está na lista das franquias disponíveis para o Shopping. Outras opções são as franquias Patroni Pizza, Divino Fogão, Café Donuts, Camarão e Cia, La Panqueca e Bello Pastel. As opções não ficam apenas na área gastronômica, também aprovaram o Shopping as franquias AVOHAI, Zastras, Sapataria do Futuro, Seletti e Smart Fit.

Interessados em saber mais sobre essas e outras oportunidades no North Shopping Sobral devem entrar em contato com a Sra. Mônica Oliveira, no departamento comercial, através dos telefones (88) 9740.4567 | (88) 3614.3031 ou pelo e-mail comercial@northshoppingsobral.com.br

EMPRESÁRIO SOBRALENSE FECHA COM GRADES GRUPOS - ASSAÍ E ATACADÃO

O empresário Enio Dias (foto), consolida seus negócios na Zona Norte e mostra para todos os sobralenses que sua profissão na Construção Civil está em alta.
Enio, assinou recentemente contratos com empresas da Bahia e São Paulo, para construção dos maiores empreendimentos atacadistas do Norte do Ceará - Assaí e Atacadão - que em breve estarão impulsionando ainda mais a economia de Sobral.

CÂMARA QUESTIONA REGRA DO STF PARA JULGAR POLÍTICOS

A Câmara dos Deputados protocolou, na quinta-feira (30) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar no Supremo Tribunal Federal questionando a mudança regimental feita pela Corte no julgamento de deputados federais, senadores e ministros de Estado.
Desde junho deste ano, os julgamentos de processos penais e inquéritos contra autoridades estão a cargo das Turmas do Supremo, o que permite que os parlamentares sejam condenados ou mesmo inocentados com apenas dois votos.
Na ação assinada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o Legislativo diz que a medida do STF é inconstitucional e questiona o argumento da agilização dos julgamentos. A ação pondera sobre a isonomia de tratamento entre os membros dos Poderes e lembra que a medida não atinge os presidentes do Senado e da Câmara, que continuam submetidos ao pleno do STF.

IBGE: BRASIL TEM 38% DOS LARES CHEFIADOS POR MULHERES

Do G1
Os dados de gênero divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as brasileiras estão tendo filhos mais tarde e se tornando chefes de família em mais domicílios do país. A análise engloba uma década e compara dados dos censos de 2000 e 2010. Nesse período, a proporção de brasileiras com ao menos um filho diminuiu em todas as faixas etárias mais jovens (veja gráfico ao lado). Esse seria um dos reflexos do aumento da escolarização delas, que passaram a postergar a maternidade para continuar os estudos.
Em 2000, as mulheres comandavam 24,9% dos 44,8 milhões de domicílios particulares. Em 2010, essa proporção cresceu para 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios – um aumento de 13,7 pontos percentuais. O IBGE considera como responsável aquela pessoa reconhecida como tal pelo demais moradores do domicílio.
Quando analisados os dados das áreas rural e urbana, verifica-se que, no campo, ainda é mais comum o homem ser o chefe da família. Nas cidades, elas são as responsáveis em 39,3% das famílias, enquanto que na área rural essa proporção é de 24,8%.
Ao analisar o tipo de composição familiar, as mulheres aparecem como chefes de 87,4% das famílias de pessoas sem cônjuge e com filhos. Essa proporção diminui consideravelmente quando a formação é casal com filho (22,7%) ou casal sem filho (23,8%).

AUDIÊNCIA DEBATE MOBILIZAÇÃO PELA 6ª EDIÇÃO DO OUTUBRO ROSA

A Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, no segundo expediente da sessão plenária desta sexta-feira (31/10), uma audiência pública em alusão a 6ª edição do Movimento Outubro Rosa no Ceará, com o lema “Da minha saúde eu cuido, faço minha parte”.
Presidindo a audiência, a deputada Fernanda Pessoa (PR) homenageou as mulheres que, de forma corajosa, enfrentam o câncer, e parabenizou os veículos de comunicação pela divulgação de matérias que abordaram o assunto durante o mês de outubro. “Vocês, queridas, são guerreiras da vida e estão com o corpo cheio de desejo para viver cada vez mais. Quero aqui destacar que essa luta precisa se intensificar durante todo o ano. O mês do Outubro Rosa acabou, mas agora chega o Novembro Azul, que visa conscientizar todos os homens sobre o câncer de próstata. Vamos todos unir forças contra o câncer”, declarou a parlamentar.
Presente no debate, o deputado Professor Teodoro (PSD) classificou o evento como um momento importante para conscientizar e informar a sociedade em geral sobre o combate ao câncer.
A coordenadora geral do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, frisou que o movimento do Ceará tem sido referência nacional pela sua estrutura. “Nosso movimento social não se limita só ao laço, camisa e caminhada. Nosso compromisso é impactar nas políticas publicas. Nossa luta é todo dia, envolvendo educação popular em saúde, intersetorialidade, e a garantia das leis que assistem as pacientes e o incentivo ao cuidado da nossa própria saúde”, ressaltou Valéria.
Foram homenageados com placas comemorativas a coordenadora do sindicato dos empregados no Comércio de Fortaleza, Francisca Helenice Perereira; o secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Jurandir Frutuoso Silva; a Dra Maria Gressy Soares de Farias; o coordenador de Idosos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, coronel BM Sérgio Gomes Cavalcante, e o vereador de Fortaleza, José Iraguassu Teixeira (PDT).
A professora adjunta da UFC, Dra Francisca Ana Martins Carvalho; o professor da faculdade de Medicina da UFC, Dr Luiz Odorico Monteiro Andrade; o mastologista Raimundo José Arruda Bastos; a professora Marlene Soares Pedrosa; a Associação de Motivação Apoio e Renovação; o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, o Condominio Shoping Benfica, a Prefeitura Municipal de Caucaia e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento em Serviços de Saúde do Estado do Ceará também receberam placas comemorativas.
No hall do Plenário 13 de maio, o serviço médico da Assembleia Legislativa distribuiu folhetos informativos sobre o tratamento do câncer de mama e realizou verificação de pressão arterial.  (AL/CE)

PROGRAMAÇÃO DO CARNABRAL


CAMILO REÚNE DIRIGENTES DE PARTIDOS ALIADOS PARA FORMAR CONSELHO POLÍTICO

O governador eleito Camilo Santana (PT) está reunido, nesta manhã de sexta-feira, com os presidentes dos 18 partidos que formaram a coligação que o ajudou a sair vitorioso das urnas. O objetivo do encontro, segundo o petista, é avaliar os resultados da campanha, agradecer o importante trabalho realizado por estas lideranças políticas e reforçar o compromisso de criação do Conselho Político formado por representantes dos partidos.

“O Conselho Político será um fórum importante para traçar os rumos do desenvolvimento político, social e econômico do Ceará. Eu já abri este diálogo no começo desta campanha e quero fortalecê-lo durante todo o mandato”,  disse Camilo, antes de iniciar a reunião, que acontece no Hotel Oásis Atlântico. 

Também participam do encontro o presidente da Assembleia Legislativa,  Zezinho Albuquerque (Pros), e o deputado federal eleito Moroni Torgan (DEM).
(Via Eliomar de Lima)

MAIORIAS: NÚMEROS DAS ELEIÇÕES DE GOVERNO DE 2006 A 2014 EM SOBRAL

Relembrando os números das eleições em Sobral para o cargo de Governo do Estado - de 2006 até o último pleito de 2014.
Em 2006:
Cid Gomes: 73.525 votos
Lúcio Alcântara: 10.303 votos
Maioria para Cid Gomes foi de 63.222 votos.
Em 2010:
Cid Gomes: 72.084 votos
Lúcio Alcântara: 9.186 votos
Marcos Cals: 4.880 votos
Maioria para Cid Gomes foi de 58.018 votos.
Em 2014:
Camilo Santana: 62.615 votos
Eunício Oliveira: 38.063 votos
Maioria para Camilo Santana foi de 24.552.

AVALIANDO NÚMEROS DAS ELEIÇÕES DE SOBRAL PARA O GOVERNO

Apesar de Sobral ter uma oposição ainda não tão qualificada, o resultado vitorioso de Camilo Santana (PT) na terra do governador Cid Gomes (Sobral) deve ser avaliado também pela repetição do candidato do PMDB, Eunício Oliveira. O candidato derrotado repetiu sua votação nas duas etapas das eleições. Eunício recebeu 38.136 votos na primeira etapa da eleição. Já no último domingo (26) Eunício ficou com 38.063.

DIMINUI ABSTENÇÃO NOS MUNICÍPIOS QUE UTILIZAM A BIOMETRIA PELA PRIMEIRA VEZ ESTE ANO

Nas eleições gerais de 2014, dos mais de 20 milhões de eleitores aptos para votar pela primeira vez por meio da biometria em 704 municípios do país, aproximadamente 18 milhões compareceram às urnas.  
Nesses locais, o número de abstenção no primeiro turno do pleito teve redução de 4,83% em relação ao mesmo período das eleições de 2010. A Justiça Eleitoral registrou 12,79% de abstenção em 2014 contra 17,62% em 2010, quando os eleitores desses municípios ainda não contavam com a biometria.
Já no 2° turno, 14,17% dos eleitores aptos não compareceram para votar este ano. Em 2010, no mesmo período, 21,39% deixaram de votar, ou seja, houve redução de 7,23% nas abstenções.
A queda nos números é ainda maior quando analisada individualmente por município, como, por exemplo, em Ibirataia (BA), onde a biometria foi utilizada pela primeira vez nestas eleições. Lá, o índice de quem deixou de votar foi de 13,15% este ano, contra 38,77% registrado em 2010. Uma queda de 25,62%.

DEU A LOUCA NO PSDB

O PSDB perdeu a eleição presidencial por pouco, mas não precisava perder a cabeça. Parece ter perdido.
O partido pediu oficialmente ao Tribunal Superior Eleitoral uma auditoria especial nos resultados das eleições deste ano. Por que?
Embora faça questão de dizer que confia na Justiça, o PSDB alega que manifestações em redes sociais questionam o processo eleitoral.
Sim, foi isso mesmo o que você leu: manifestações em redes sociais questionam o processo eleitoral. Questionam também se o homem pisou na lua. E se Bin Laden de fato está morto.
A proposta do partido é para que se crie uma comissão de especialistas indicados por todos os partidos. A tal comissão teria acesso a cópias dos boletins de urnas e aos demais documentos que tenham a ver com a eleição.
É absurda a justificativa do PSDB para o que pede. Afinal, se tudo o que as redes sociais questionam dessem ensejo a investigações, a Justiça não faria outra coisa.  E não só a Justiça.
A iniciativa do PSDB é falta do que fazer. Ou choro de perdedor.

(Ricardo Noblat)

INAUGURAÇÃO DA 1ª ETAPA DE RESTAURAÇÃO DA CATEDRAL DA SÉ

O Prefeito Veveu inaugurará nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 19h, a 1ª Etapa das obras de restauração da Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Sé). Em solenidade com a presença do Bispo Dom Odelir Magri, o Prefeito Veveu entregará à Diocese e à comunidade as obras concluídas. Em seguida será celebrada Missa em Ação de Graças e haverá apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Símbolo da religiosidade do povo sobralense e monumento tombado como Patrimônio Nacional, a igreja reabrirá para a comunidade com as reformas nas instalações hidráulica, elétrica, alvenaria e pintura e recuperação do telhado e forro concluídas, por meio de convênio entre Prefeitura e Ministério do Turismo, com investimentos de cerca de R$1,5 milhão. “Agradeço ao Deputado Padre Zé Linhares o empenho dele em conseguir os recursos necessários junto ao Ministério” destaca o Prefeito Veveu.

CAMILO SANTANA SE REÚNE COM PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O governador eleito, Camilo Santana, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual reeleito, Zezinho Albuquerque, se reuniram durante almoço, realizado ontem (30). No encontro, Camilo e Zezinho fizeram uma avaliação das eleições tanto para o governo do Estado como para o Legislativo.
“Tenho como compromisso unir as famílias cearenses e trabalhar para desenvolver todas as regiões do Estado. A Assembleia Legislativa tem um papel fundamental nesta construção”, afirmou Camilo.
O governador eleito e o presidente da Assembleia firmaram compromisso de fazer nova reunião de trabalho nos próximos dias.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 14,1-6)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ATÉ O FIM DO ANO PASSAGEIRO PODERÁ USAR ELETRÔNICOS EM TODAS AS FASES DO VOO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União uma instrução suplementar para facilitar a liberação do uso de equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e câmeras fotográficas em todas as fases do voo. Se autorizada a liberação, os equipamentos poderão ser usados no modo avião, que não permite ligações telefônicas e acesso à internet. Atualmente, é preciso desligar os eletrônicos durante o pouso e a decolagem. Com a mudança, durante o taxiamento até o portão de desembarque seria permitido o uso de celulares com o modo de transmissão ativado.
A expectativa é que até o final do ano comecem sair as liberações para o uso dos eletrônicos em todas as fases do voo, de acordo com a Anac. Para obter a autorização as companhias aéreas devem fazer uma análise de sua frota, determinando se é segura a expansão do uso de dispositivos eletrônicos portáteis às demais fases de voo, além da fase de cruzeiro, sem causar problemas ao sistema de navegação da aeronave. Cada modelo de aeronave deverá ser avaliado.
A Anac informou que havia recebido algumas solicitações de empresas aéreas brasileiras para expansão do uso dos eletrônicos portáteis. Os processos recebidos estão em análise e, a partir da publicação da instrução suplementar, a avaliação final e eventual aceitação para expansão poderá ser concretizada, de acordo com a agência. A instrução brasileira foi elaborada com base em estudos feitos da agência reguladora da aviação civil dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA).
(Agência Brasil)

MAIS UM LIVRO DE CÉSAR BARRETO

O escritor, engenheiro e atual superintendente adjunto do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), César Barreto Lima, lançará o seu novo livro: “O Poeta do Becco - Uma Viagem no Tempo”. O lançamento do Livor de César Barreto Lima e Saulo Barreto Lima, acontece no dia 11 de dezembro, às 19hs.

PREFEITA MARFISA AGUIAR VENCE NO PLENO DO TRE

A prefeita de Pires Ferreira Marfisa Aguiar (Pros) venceu mais uma no Pleno do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Fortaleza (CE) com o placar de 4X2, anteriormente ela já havia vencido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília (DF) outro processo eleitoral.

Com o resultado de ontem (29/10) no TRE encerram-se os processos eleitorais contra ela na justiça eleitoral. De acordo com um dos advogados da prefeita a ação que tinha como intenção o pedido de cassação de seu mandato que foi conseguido com larga maioria pela população, foi desqualificada pelos Magistrados.

Em entrevista ao Ipu Notícias a prefeita Marfisa (Pros) relatou: “Já sabíamos que haveria sim perseguições dos adversários pra tentar derrubar uma eleição limpa, justa, e que foi abraçada pelo povo. Mas a nossa consciência tranquila, fazia concentrar no trabalho de gerir nossa cidade, fazendo a crescer, porque é esse sim o meu objetivo. Deixei nas mão dos advogados e da justiça, e estou feliz porque a justiça foi feita." comemora.

CID GOMES: "PSB VIROU À DIREITA AO APOIAR AÉCIO"

O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), disse que o PSB deverá se redefinir com o final das eleições Segundo ele, que integrou os quadros da sigla socialista, o PSB deverá reavaliar qual caminho pretende seguir após inclinar-se para a direita ao apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais.
"Foi uma opção decorrente de uma pressão dos Estados e da falta de Eduardo Campos e nós respeitamos", observou. "Mas pensamos diferente. Até porque mudamos de rota desde que Fernando Henrique optou pelo caminho que o PSDB tomou. Tanto que saímos", completou, na quarta-feira (29), durante a inauguração de um shopping center em Fortaleza.
De acordo com Cid, seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, foi o primeiro governador a apoiar o PSDB, quando este assumiu a Presidência da República, e também foi o primeiro a se retirar por não concordar com as ações do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Logo em seguida, ele ingressou no PSB de onde saiu no ano passado por avaliar que o partido estava trilhando um caminho contrário aos seus ideais.
"O PSB fez uma opção pelo PSDB, o que quer dizer à direita. É melhor que o PMDB, mas nós achamos que um País como o Brasil não pode prescindir de um Estado forte e presente na construção do desenvolvimento. Não é isso que o PSDB pensa. Então se o PSB está junto com ele terá que optar por esse caminho também. Nós preferimos ficar no campo da esquerda com o PT", pontuou Cid Gomes ao Jornal do Commercio.

VAMOS DOAR!!


ZONA NORTE: SANTANA DO ACARAÚ FOI O MUNICÍPIO CAMPEÃO NA MAIORIA A CAMILO

Na Região Norte, o município de pequeno porte que deu a maior maioria ao Governador eleito, Camilo Santana (PT) foi Santana do Acaraú, governada pelo prefeito Heldinha Arcanjo (PCdoB). Com presença de 24.318 eleitores, o resultado foi elástico, sendo 11.484, para Camilo (PT), e 6.358 votos para Eunício Oliveira (PMDB). A maioria para o candidato vencedor foi de 5.127 votos. 
Em tempo: Tirando a cidade de Sobral (maior da Região) que deu  maioria de 24.553 a Camilo Santana (PT).

NOTA DE FALECIMENTO - JOÃO ABDELMOMEN DE MELO

Faleceu na manhã desta quarta-feira (29), em Fortaleza, o ex-vereador de Sobral, João Abdelmomen de Melo, um dos mais sérios, éticos e probos homens públicos sobralenses. Cidadão culto, pai exemplar e amigo de todos.

O velório acontece desde as 22h de ontem na Câmara de Sobral. O governador Cid Gomes, acompanhado do deputado federal eleito Leônidas Cristino e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, fez questão vir abraçar os familiares de um dos grandes amigos e correligionários de seu pai, José Euclídes.

Na manhã desta quinta-feira (30), as 10h, a Câmara Municipal fará uma sessão solene ao ex-vereador. A missa de corpo presente será as 15h na Igreja do Patrocínio, seguida de sepultamento no Cemitério São José, no centro. (Blog Sobral em Revista)

REFORMA POLÍTICA: VEJA O QUE PODE MUDAR OU NÃO O QUADRO

O que mudaria na vida dos brasileiros se fosse feita uma reforma política? O assunto entrou em pauta assim que a presidenta Dilma Rousseff discursou logo após a sua reeleição ser confirmada neste domingo. “[Durante a campanha], a palavra mais dita, mais falada, mais dominante foi mudança. O tema mais amplamente evocado foi reforma. A primeira e mais importante deve ser a reforma política”, afirmou. O caminho para efetivá-la seria realizar uma consulta popular.
O debate é cascudo e parece distante da população em geral. Mas, dependendo da proposta aprovada, pode colocar fim à reeleição, mudar a forma como os deputados e vereadores são eleitos e determinar o final do financiamento de campanha feito por empresas privadas, que abre brecha para a corrupção.

MUNICÍPIOS EM CLIMA DE ELEIÇÃO DE PRESIDÊNCIA DE CÂMARA

Alguns municípios da Região Norte se preparam para renovação de Presidências das Câmaras de Vereadores. No próximo final de semana, que inicia o mês de novembro, abre a temporada de várias eleições de Mesas Diretoras. Cidades como Cariré, Coreaú, Massapê, Meuruoca e tantas outras estarão mais uma vez em clima de eleições.

DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS NO CEARÁ SERÁ NO CENTRO DE EVENTOS

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), desembargadora Iracema do Vale, marcou a data de cerimônia de diplomação dos eleitos para o dia 19 de dezembro, às 17 horas, no Centro de Eventos do Ceará.
Eleitos:
Diplomação do governador eleito Camilo Santana, do senador eleito, Tasso Jereissati e dos deputados federais e estaduais, além da vice-governadora eleita Izolda Cela.

TRE PROCLAMA RESULTADO PROVISÓRIO DO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES

O presidente da Comissão de Totalização das Eleições 2014, desembargador Abelardo Benevides Moraes, fez a proclamação do resultado provisório do 2º turno das eleições no Ceará, na sessão de quarta-feira, 29/10, da Corte do TRE, presidida pela desembargadora Iracema do Vale.
Candidatos
Camilo Sobreira de Santana (2.417.668 votos - 53,35%)
Eunício Lopes de Oliveira  (2.113.940 votos - 46,65%)

Constata-se, portanto, que Camilo Sobreira de Santana e Maria Izolda Cela de Arruda Coelho obtiveram a maioria absoluta dos votos válidos para os cargos de governador e vice-governador, respectivamente, consoante o disposto no art. 2° da Lei n° 9.504/97”.

COMO O COMANDO VITORIOSO COMEMORA A VITÓRIA


Como é que gente do comando vitorioso se comporta após a vitória? O ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, abordado por um repórter do programa CQC, deu um soco no microfone e foi embora. A presidente reeleita Dilma Rousseff, na Rede Record, foi grosseira com a jornalista Adriana Araújo, que lhe perguntou se o presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, seria o próximo ministro da Fazenda.

Dilma: "Você está lançando um nome, Adriana?" E, voltando-se para quem estava no estúdio, debochou: "Ela está lançando um nome!"

Logo depois, na Globo, a presidente voltou a seu estilo habitual: criticou o eleitor de São Paulo por reeleger o governador Alckmin e a imprensa por, segundo ela, não realçar o risco da falta dágua. "Fosse com qualquer Governo da situação, nós seríamos criticados diuturna e noturnamente". 

Pois é: Governo só pode ser da situação. Se fosse da oposição, não seria Governo. E "diuturnamente" não tem nada a ver com dia: quer dizer "por longo prazo". É o que dá permitir que o marqueteiro João Santana vá para longe, Paris, tirar alguns dias de férias.

(Carlos Brickmann)

PMDB JÁ CHEFIA A OPOSIÇÃO?

BRASIL 247 – O PMDB correu primeiro – e, ao que se vê, já está na oposição ao governo Dilma Rousseff. Ao menos a esse governo que vai completando o primeiro mandato e inicia um processo de reforma ministerial para a segunda gestão. Sob a senha do 'diálogo', que, em tradução para o português claro, significa ter participação no ministério que a presidente prometeu anunciar até dezembro, o PMDB já age por cargos.
Foi por "falta de diálogo", na expressão do vice-líder do partido na Câmara, Lúcio Vieira Lima, que a sigla impôs a primeira derrota ao governo na arena parlamentar. Na terça-feira 28, aprovou-se a derrubada do decreto presidencial que cria os conselhos populares. Ontem, após o peemedebista Henrique Alves ter comandado a sessão na Câmara que arriou uma bandeira vistosa da administração Dilma, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que já está empenhado em dar a mesma destinação ao assunto quando chegar à Casa.
Entre esses dois atos, numa numerosa reunião, os deputados federais do PMDB se uniram à volta do líder Eduardo Cunha para, na prática, impor a candidatura dele à Presidência da Câmara. Em Brasília, ele já é visto como favorito. Durante a eleição, ele integrou, discretamente, o movimento Aezão, no Rio de Janeiro. Pouco antes do pleito, calculou que pelo menos metade da bancada de 66 deputados eleita pelo partido apoiaria um governo do adversário dela, Aécio Neves.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 13,31-35)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CAMILO SANTANA É RECEBIDO PELO GOVERNADOR CID GOMES

O governador do Ceará, Cid Gomes, recebeu, pela primeira vez, o governador eleito, Camilo Santana. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), no Palácio da Abolição, e também contou com a presença da vice-governadora eleita, Izolda Cela. Entre os temas tratados, estavam os encaminhamentos para a transição. Cid Gomes informou a Camilo e Izolda que fará um decreto estabelecendo o processo de transição entre os dois governos. O governador também aproveitou a reunião para apresentar o MAPP (Monitoramento de Projetos Prioritários do Estado do Ceará) para o governador eleito.
Nesta quinta-feira, Camilo terá outras reuniões internas, incluindo uma com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque.

BESTEIRA TEM LIMITE

Carlos Brickmann
Aécio Neves, derrotado, cumprimentou sua adversária Dilma Rousseff pela vitória. O pessoal de cúpula de sua campanha até agora se comportou civilizadamente. Em compensação, seus eleitores xiitas saíram falando besteira: criticando os eleitores nordestinos (que deram ampla vitória a Dilma), ameaçando ir embora do país, retomando velhas e imbecis teses separatistas. 

O Brasil, ainda colônia, derrotou duas nações que tentaram dividir-nos: a França (que criou a colônia da França Antártica) e a Holanda, que se instalou em Pernambuco (e, até ser expulsa, até que tomou boas iniciativas). Não seria uma derrota eleitoral que provocaria aquilo que nem duas grandes potências conseguiram. Brasileiro é brasileiro, seja de que Estado for; e com frequência descende de uma mescla de migrantes brasileiros e estrangeiros. Separar-se por perder uma eleição? Ridículo.

E que seria do esplêndido churrasco gaúcho sem o sal grosso de Mossoró?

TRE-CE LEMBRA AOS CANDIDATOS O PRAZO PARA A ENTREGA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Secretaria de Controle Interno do TRE adverte que todos os candidatos, incluindo os que renunciaram, foram substituídos ou tiveram seus registros de candidatura indeferidos, encontram-se obrigados a apresentar a prestação de contas final à Justiça Eleitoral até a data de 4 de novembro deste ano. No mesmo prazo, devem também ser apresentadas as prestações de contas pelos comitês financeiros e diretórios partidários estaduais.
A Seção de Protocolo do TRE receberá o Extrato de Prestação de Contas Final em regime de plantão, das 15 às 19 horas, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. A data final da entrega é 4 de novembro para os candidatos que concorreram apenas no primeiro turno, e 25 de novembro para os que concorreram no segundo turno. Nessas datas, 19 horas continua sendo o horário limite para a entrega da documentação.

OPOSIÇÃO COMEMORA SEU TIME DE ESTRELAS NO SENADO

Decididos a não dar trégua à presidente Dilma Rousseff, partidos de oposição andam se gabando por aí do “time de estrelas” que conseguiu emplacar no Senado. Na tropa, estão os atuais senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Aloysio Nunes (PSDB-SP),  e os eleitos José Serra (PSDB-SP), Tasso Jereissati (PSDB-GO), Antonio Anastasia (PSDB-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Parlamentares prometem tirar a poeira da  CPI da Petrobras. E dizem que o assunto pode inclusive contaminar as negociações do Orçamento e da eleição do novo presidente da Câmara.
Após o cancelamento da participação do doleiro Alberto Youssef, marcada para esta quarta-feira, a expectativa é de que seja ouvido na comissão o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza.  (Do blog Poder Online)

DERBY CLUBE REABRE COM AMPLIAÇÃO

O Conselho Consultivo e a Diretoria Executiva do Derby Clube Sobralense tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para conhecer as reformas e ampliação da sede social Moacir Lima Feijão.
Data: 30 de outubro de 2014.
Horário: 19 horas.

INFORME PUBLICITÁRIO


NERVOSISMO E SILÊNCIO QUANTO O AFASTAMENTO DE VEREADORES DE SOBRAL

(Na foto: O atual e o futuro Presidente da Câmara de Sobral)
O nervosismo impera na Câmara de Sobral com a espera da decisão sobre o pedido de afastamento dos vereadores Itamar Ribeiro (Pros); Zezão Ibiapina (PP) e Fredim do Jaibaras (PV), além do assessor do vereador do Partido Verde, William Tavares.
Como praticamos desde o início, evidenciado os gastos sucessivos com Congressos, também esperamos com clareza uma reposta coerente da Justiça, no desenrolar do processo. 
O caso que atinge frontalmente o atual e o futuro Presidente da Casa, Itamar Ribeiro e Zezão Ibiapina, respectivamente, não é tratado por todos, com receio de retaliações na assessoria de imprensa do legislativo sobralense.

QUEM GANHA FORÇA NO CEARÁ COM AS VITÓRIAS DE CAMILO E DILMA

O governador Cid Gomes (Pros) e o deputado federal José Guimarães (PT) são alguns dos nomes citados entre os mais beneficiados politicamente com as vitórias de Camilo Santana (PT) e Dilma Rousseff (PT), segundo dirigentes partidários e parlamentares ouvidos pelo O POVO. Ao mesmo tempo, Tasso Jereissati (PSDB), após quatro anos de recolhimento, volta ao Senado como figura de destaque na oposição a Dilma.
Depois de fazer o sucessor, Cid é cotado nos bastidores como ministro do segundo mandato de Dilma. “O que ele fez, saindo do PSB e entrando num partido pequeno para continuar apoiando a Dilma, e apoiando o Camilo em vez de nomes do Pros, mostrou desprendimento político, e isso o fortalece”, disse um deputado estadual do PT.



Desde o ano passado, Cid tem declarado que pretende passar uma temporada nos Estados Unidos quando terminar o mandato. Seja qual for seu destino, “ele terá uma ascendência muito grande sobre o Camilo, não há dúvida”, afirmou um outro integrante do PT. “O Cid é o grande vitorioso nessa eleição. Ele teve a capacidade de nos convencer, apresentar o nome, pensar a estratégia”.



Zezinho e Izolda
O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros), e a futura vice-governadora, Izolda Cela (Pros), também sobem na escala política a partir de 2015, segundo os políticos consultados pelo O POVO.



Na opinião de uma liderança petista, “o Zezinho vai ser a face externa da política dos Ferreira Gomes. Tem uma bancada de deputados, saiu fortalecido da eleição, tem relação com outros partidos”.



No caso de Izolda, ex-secretária da Educação de Cid, um membro do partido de Camilo salienta a ligação dela ao deputado estadual Ivo Gomes (Pros), irmão de Cid e ex-secretário da Educação de Fortaleza. “Ela será a parte visível da política, na ampla expressão da palavra, do Pros dentro da gestão”.

(O povo Online)