segunda-feira, 12 de março de 2018

DEPUTADO ROBÉRIO MONTEIRO PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ENTREGA DE 342 TÍTULOS DE TERRA EM JIJOCA DE JERICOACOARA

O deputado estadual Robério Monteiro participou da solenidade de entrega de 342 títulos de terra por parte do Governo do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado (Idace), à população de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte cearense. A entrega aconteceu na avenida Manoel Marques Albuquerque, a principal da sede do Município, no último sábado (10/3). O documento permite aos beneficiados receberem a aposentadoria rural, garantindo segurança jurídica e acesso a outras políticas públicas. Representando o governador Camilo Santana, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, anunciou, ainda, série de investimentos que vão beneficiar os habitantes de uma das principais regiões turísticas do Estado.

Conforme o deputado Robério Monteiro, que é da base de apoio do Governo do Estado, o título representa o grande investimento do Estado no homem do campo e um grande diferencial na vida de cada agricultor beneficiado, que passa a "regularizar sua propriedade e a fazer jus a créditos rurais para fomento de suas atividades". 



Entre os outros benefícios direcionados para o Município, além do programa de entrega de títulos, o

Secretário da Casa Civil Nelson Martins confirmou a urbanização da entrada da cidade e de outras localidades, com asfaltamento e a implantação de novas sinalizações verticais e horizontais. Construção de brinquedopraça e de uma miniareninha (campinho em formato society) também foram garantidas pelo secretário. "Não temos dúvida da importância dessas intervenções do Governo do Estado pelo bem da população do Município de Jijoca", destacou Robério Monteiro.

O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, agradeceu os investimentos direcionados para o Município e disse que obras para o abastecimento hídrico da cidade também estão sendo articuladas junto ao Estado. Na ocasião, o prefeito lançou o programa Bolsa Família – Município, que vai beneficiar, inicialmente, inúmeras famílias de Jijoca com distribuição de renda. “Vai beneficiar a população mais carente, que realmente está precisando”, destacou.

De janeiro até agora, o Governo do Ceará já entregou 2.686 títulos de terra nos Municípios de Boa Viagem (189), Novo Oriente (218), Quiterianópolis (229), Parambu (309), Cruz (600), Crateús (131), Tamboril (78), Quixeré (213) e Itapipoca (17). Até o fim de 2018, o número de títulos entregues deve somar 16.769. Desde 2007, o Programa de Regularização Fundiária já emitiu mais de 70 mil títulos de terra. Até 2020, a previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar mais de 209 mil famílias. "Os números são recordes e comprovam o grande comprometimento do Governo de Camilo Santana com o homem sofrido do interior do nosso Ceará, que passa a garantir grandes conquistas", opinou o deputado Robério Monteiro. 

A iniciativa é uma parceria entre Estado e União, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead).

No evento, estiveram presentes, ainda, os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Manoel Duca, o Duquinha.