quinta-feira, 28 de abril de 2011

MIRIAN ANUNCIA SOLUÇÕES PARA TRANSPORTE ALTERNATIVO NO INTERIOR

A deputada Mirian Sobreira (PSB) anunciou, na sessão plenária de quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa, os encaminhamentos oriundos da audiência pública realizada pela Casa, no último dia 15, para debater a problemática dos transportes alternativos na zona rural do interior do Estado. De acordo com ela, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) liberou as picapes para realizarem transporte de carga e passageiros entre a zona rural e sedes de municípios.
Conforme lembrou Mirian Sobreira, depois do processo de licitação de linhas, iniciado em 2007 e implantado a partir de dezembro de 2010, algumas localidades do interior cearense ficaram prejudicadas.
Segundo ela, as cooperativas de microônibus que venceram as licitações não realizavam transporte de localidades isoladas até as cidades-pólos, enquanto as picapes foram impedidas pelo Detran de realizar esse tipo de traslado. Depois da audiência, as caminhonetes e picapes foram liberadas para atuar, mas sem fazer os itinerários licitados.
Outro encaminhamento da audiência foi a permissão para que sejam admitidos novos cooperados nas cooperativas que ganharam as licitações de transporte alternativo. Quem ficou de fora da licitação de 2007 pode ingressar em uma cooperativa. A iniciativa visa atender a demanda por esse tipo de transporte que aumentou nos últimos quatro anos.
De acordo com a parlamentar, o Detran também passou a regularizar ônibus para frete com até 20 anos, que são submetidos a uma vistoria. Antes da audiência, os ônibus deveriam ter no máximo 15 anos. Segundo ela, também houve comprometimento do superintendente do Detran-CE, João Pupo, de acabar com as fiscalizações com abordagens abusivas.