sexta-feira, 29 de abril de 2011

MIRIAN SOBREIRA COBRA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO TELESSAÚDE

A deputada Mirian Sobreira (PSB) cobrou, na sessão plenária desta sexta-feira (29) da Assembleia Legislativa, maior adesão dos municípios cearenses ao Programa Nacional de Telessaúde. Instituído em 2007, o programa desenvolve ações de apoio à saúde por meio de teleconferência via internet banda larga. Para a parlamentar, o Cinturão Digital criado pelo Governo do Estado irá contribuir para o crescimento do programa no Ceará.
De acordo com Mirian Sobreira, que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da AL, para implantar o Telessaúde na cidade a prefeitura precisa de um aparelho que custa R$ 4 mil, um funcionário treinado pelo próprio programa e acesso à internet banda larga. “Falta sensibilidade por parte dos municípios para que o Telessaúde possa se expandir”, disse.
Segundo a parlamentar, o programa integra as equipes de saúde da família com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde por meio da qualificação profissional e redução da quantidade de deslocamentos de pacientes.