domingo, 30 de junho de 2013

O RETRATO DA DESOLAÇÃO

Essa é a imagem da aflição dos bravos integrantes do Ronda do Quarteirão de Sobral, com a morte do policial do Ronda Isaias do Nascimento morto após confronto com bandidos, no último sábado (29) quando da tentativa de assalto ao carro do Mastruz da Sorte, que trazia valores da cidade de Irauçuba para Sobral. O Subtenente F. Santos também foi alvejado a bala, e passa por cirurgia na Santa Casa de Sobral.
Policial morto - Isaias do Nascimento
Policial alvejado a bala - Subtenente F. Santos

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 16,13-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sábado, 29 de junho de 2013

FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES É NO RESTAURANTE RANCHO FLASH


UM TELÃO E CINCO GRANDES TELEVISORES NÃO DEIXARÃO O TORCEDOR PERDER NENHUM LANCE DO JOGO.

GOVERNADOR JOSÉ ALBUQUERQUE PODERÁ NOMEAR O NOVO DESEMBARGADOR DO TJCE

(Na foto: Mota ao lado do prefeito de Massapê Antonio José e do governador em exercício Zezinho Albuquerque)
O governador em exercício do Ceará, José Albuquerque, ainda não recebeu a lista tríplice com os nomes escolhidos pelo colegiado do Tribunal de Justiça do Ceará para indicar o novo desembargador daquela corte. “Se a lista chegar e for desejo do governador Cid que eu nomeie em comum acordo com ele assinarei o ato”, disse o governador José Albuquerque que cumpre agenda pela manhã e a tarde no Palácio da Abolição. (Blog do Roberto Moreira)

DATAFOLHA: APROVAÇÃO A DILMA CAI 27 PONTOS

BRA 247 - As manifestações pelo País tiveram impacto devastador na aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff. É o que mostra pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado. Segundo o levantamento, o percentual dos brasileiros que consideram sua gestão como boa ou ótima caiu de 57% para 30%.
A queda de 27 pontos se deu em apenas três semanas e é a maior desde o confisco da poupança pelo ex-presidente Fernando Collor, em 1990, quando sua aprovação caiu de 71% 36%.
Na mesma pesquisa Datafolha, o índice dos brasileiros que consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima foi de 9% a 25%. Como regular, a avaliação foi de 33% a 43%.
A despeito da queda na popularidade, 68% dos brasileiros aprovam a iniciativa do plebiscito convocado pela presidente Dilma Rousseff para discutir a reforma política, que deve abordar temas como o financiamento público de campanha.
Com 30% de ótimo ou bom, seu pior índice desde a posse, a presidente Dilma se iguala ao ex-presidente Lula em seu pior momento, que teve os mesmos 30% em dezembro de 2005, no auge do chamado "mensalão". A pior avaliação de Fernando Henrique Cardoso ocorreu em setembro de 1999, quando sua aprovação foi de apenas 13% da população.
O levantamento do Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios e tem margem de erro de dois pontos.

VAIA: DILMA NÃO VAI À FINAL DA COPA AMANHÃ NO RIO

A presidente Dilma Rousseff desistiu de assistir à final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha, domingo, no Maracanã.
A assessoria do Palácio do Planalto disse que a presidente recebeu o convite da Fifa para a abertura e o encerramento, mas não confirmou presença na última partida da competição. Na abertura, no estádio Mané Garrincha, Dilma foi vaiada ao aparecer no telão, quando foi citada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e quando declarou aberta a Copa.
À tarde, durante entrevista coletiva no Maracanã, Blatter demonstrou certo desconforto ao ser perguntado sobre a ausência da presidente Dilma no encerramento do torneio, dizendo que gostaria de tê-la ao seu lado.
- Não recebi a confirmação se a presidente estará na final. Essa é uma questão para esse lado da mesa - disse o dirigente, apontando para Aldo Rebelo, ministro dos Esportes. - Eu ficarei feliz se ela estiver lá... mas não sou profeta e não posso dizer se ela estará lá ou não - comentou.
A avaliação de interlocutores da presidente é que, em meio a onda de protestos no país, o público do Maracanã seria hostil a Dilma. Além disso, dizem auxiliares da presidente, neste fim de semana, a presidente deve se reunir com ministros para discutir a proposta de plebiscito que mandará ao Congresso na próxima terça-feira. Dilma também deve preparar a reunião ministerial prevista para os próximos dias.(nformações de O GLOBO - Luiza Damé)

DONADON É MAU SINAL PARA OS MENSALEIROS

O ministro do STF Ricardo Lewandowski disse que a decretação da prisão de Natan Donadon é um "mau presságio" para os condenados no julgamento do mensalão. Dos 25 réus, 11 podem ir à cadeia já que tiveram penas que somam mais de oito anos. Os ministros ainda precisam decidir se os recursos apresentados pelas defesas dos réus são válidos ou não.
"A decisão é um mau presságio para os condenados no julgamento da Ação Penal 470 [a do mensalão]", afirmou Lewandowski, que foi o revisor no julgamento do mensalão.

DEPUTADO NA CADEIA: CHINELO E ROUPA BRANCA

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) já está no Presídio do Distrito Federal 1, no Complexo da Papuda. Donadon deixou a Vara de Execuções Penais, no Setor de Rádio e TV Sul, num carro especial.O deputado tem direito a tratamento privilegiado porque formalmente é uma autoridade – seu mandato ainda não foi cassado pela Câmara. Por isso, ele não foi algemado e não recebe ordens dos agentes judiciários, mas pedidos. Foi assim que um deles cumpriu a formalidade de dizer a Donadon para tirar o cinto, a gravata e os cadarços dos sapatos, procedimento padrão para evitar que o preso ataque alguém ou tente cometer suicídio.
Donadon também não terá de raspar o cabelo ao chegar ao presídio, como fazem os demais presos. O deputado entregou-se de terno e gravata, acompanhado da família, em uma rua de Brasília. Seu advogado, Nabor Bulhões, já mandou providenciar chinelos e a roupa branca, padrão do presídio. Depois que sua situação política for resolvida, Donadon poderá escolher onde quer cumprir pena: em Brasília ou em Rondônia, seu estado de origem.  (ÉPOCA - Leandro Loyola)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 8,5-17)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”.
Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11 Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12 enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13 Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14 Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15 Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16 Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PEÇA PUBLICADA MOSTRA A PRESIDENTE PEDINDO A POLÍTICOS QUE ROUBEM MENOS


247 - Aproveitando a onda de manifestações sendo realizadas em todo o País, com reivindicações diversas, o grupo de atores Porta dos Fundos representa uma "reunião de emergência" entre a presidente Dilma Rousseff e políticos em seu novo vídeo, publicado no canal do YouTube na quinta-feira (27).  
No encontro, a "presidenta" pede aos colegas para que roubem menos, apenas pelo "tempo de o povo dispersar", já que "em um mês", lembra ela, "tudo volta a ser igual ao que era antes", com Campeonato Brasileiro, Big Brother... Os políticos se revoltam, alegando que já comprometeram todo o dinheiro com a Copa do Mundo, banqueiros e até com um "jatinho".
Uma dura crítica aos políticos brasileiros.

DIÁRIAS: EX-PRESIDENTE DE CÂMARA É PRESO

O ex-presidente da Câmara Municipal de Carpina, Edilson Gomes da Silva, mais conhecido como Edilson da Ambulância (MD), foi preso na manhã desta sexta-feira (28) no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, neste momento, está sendo encaminhado para a delegacia seccional de Goiana. A prisão é o resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil.

O ex-vereador é acusado de peculato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outros crimes ainda estão sendo investigados. De acordo com a assessoria do MPPE, Edilson vai prestar depoimento e seguirá para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).
Edilson da Ambulância é acusado de desviar pelo menos R$ 800 mil pagos em diárias e outras despesas pela Câmara de Carpina no período de 2005 a 2012. Em operação realizada ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, foram recolhidos documentos, móveis e utensílios pertencentes à Câmara de Vereadores do município e que estavam em imóveis pertencentes ao ex-vereador.

O ex-vereador ocupava atualmente o cargo de secretário de Obras da Prefeitura de Carpina. O prefeito do município, Carlos Vicente (PSB), em entrevista ontem (27), minimizou o caso e disse que a investigação se limita ao Poder Legislativo. “Esta investigação não atinge a gestão de jeito nenhum. É uma questão da Câmara Municipal e não tem nada a ver com a prefeitura”, declarou.
(Com informações do Diario de Pernambuco)

DEPOIMENTO DE SILVIO MOTA SOBRE A MANIFESTAÇÃO NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

Opovo Online - “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!”
Era isso que eu ia cantando quando avancei contra a PM do Sr. Cid Gomes.
Por que avancei?
Em primeiro lugar, porque a polícia não se manteve nas barreiras e avançou para acabar com a manifestação. Uma manifestação pacífica, de cara limpa, em que tremulavam bandeiras dos movimentos sociais e até de partidos políticos.
Não é verdade que os manifestantes provocaram o enfrentamento.
A PM do Ceará mentiu, e a Rede Globo também.
A maior manipulação da Globo foi a de não seguir a linha do tempo, e apresentar imagens do final do conflito sem nada dizer das horas de bombardeio que sofremos.

Tenho 68 anos e limitações de locomoção, e estava sentado quando eu e minha esposa, também com 68 anos, fomos atingidos por artefatos de gás lacrimogênio. Estávamos longe da barreira, com vários trabalhadores, professores universitários, profissionais da saúde, e até militantes das Pastorais da Igreja Católica.
Minha esposa foi levada por jovens manifestantes para longe, a fim de ser tratada dos efeitos do gás. Eu fiquei, inclusive porque peso mais de 100 quilos. Estava aplicando uma esponjinha molhada de vinagre para poder respirar, mas vi uma jovem tão apavorada que passei minha esponja para ela.
Levantei-me indignado e avancei contra os escudos da barreira, de cara limpa, com a camisa contra a PEC 37. Os PMs ficaram confusos, mas logo avançou um oficial superprotegido por escudos e asseclas que mal podia falar.
Foi logo dizendo que eu não podia fazer aquilo, mas respondi que estava no meu direito de manifestar-me sem armas. Ele alegou que eu podia ser atingido por pedras, mas nenhuma foi arremessada contra mim. As poucas que havia no chão eram pequenas, e nenhum risco causavam a seus escudos e coletes. Disse-lhe que dispensava sua proteção, pois quem tinha me agredido era ele, e não pedras.
Ele voltou para sua linha de escudos.

Os jornalistas presentes logo me perguntaram se eu era promotor, e lhes disse que era juiz aposentado e meu nome. Até defendi o plebiscito proposto pela Presidenta Dilma.
O garboso oficial com seus escudos laterais saiu da linha de novo e disse que iria prender-me.
Disse-lhe que não podia fazer isso porque eu era um magistrado vitalício e não estava cometendo nenhum crime. Exibi-lhe minha carteira funcional, e ele disse que não ia me prender, mas que ia prender a um senhor militante do MST que tinha avançado para meu lado para proteger-me e estava usando a camisa do movimento.
Disse-lhe então que iria com ele, e na confusão o camponês correu e o garboso oficial não teve coragem de abandonar a linha para persegui-lo.
Dei-lhe as costas e voltei para a meninada, que já estava mais calma, mas então ele teve coragem de mandar disparar pelos menos cinco artefatos de gás nas minhas costas. Os meninos apagaram quatro deles em baldes de água, e um quinto me atingiu no meio das costas. Caiu no chão e chutei para o lado. É bom saber: nunca dê as costas para uma hiena.

Depois de voltar para a manifestação encontrei minha mulher, ficamos ainda algum tempo aguentando gás lançado contra nós sem motivo, em trajetórias de longo alcance e ainda deu tempo para sair com nosso carro e almoçarmos em um restaurante (o que tinha que fazer com urgência, pois já eram duas da tarde e sou diabético).
Só então tivemos notícias dos confrontos mostrados nas imagens da Globo, por celular."

Sílvio Mota
Magistrado Federal

TJCE DIVULGA LISTA TRÍPLICE PARA VAGA DE DESEMBARGADOR

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) definiu lista tríplice com integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) que concorrem à vaga de desembargador, pelo critério do quinto constitucional. Fazem parte da relação os advogados Gina Vidal Marcílio Pompeu, Paulo Airton Albuquerque Filho e Virgílio Nunes Maia.
A votação, realizada na manhã desta sexta-feira (28/06), foi presidida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, chefe do Poder Judiciário cearense. Também concorriam os advogados Cid Marconi de Sousa, José Armando da Costa Júnior e Leandro Duarte Vasques.
A relação será encaminhada ao governador Cid Gomes, a quem cabe nomear o novo integrante do Tribunal. O escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Ernani Barreira Porto, que se aposentou em outubro do ano passado.
QUINTO CONSTITUCIONAL
O quinto constitucional é o dispositivo que destina 20% das vagas existentes nos Tribunais de Justiça a advogados e membros do Ministério Público. A OAB/CE ou o MP formam lista sêxtupla de candidatos e a remetem aos Tribunais, que selecionam três e encaminham ao governador.
O TJCE conta, atualmente, com três desembargadores escolhidos pelo critério do quinto, na vaga destinada à OAB/CE. São eles: Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Gladyson Pontes e Carlos Alberto Mendes Forte.

As vagas do MP são ocupadas pelos desembargadores Maria Iracema Martins do Vale, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Vera Lúcia Correia Lima e Paulo Francisco Banhos Ponte. (TJ-CE)

CTTU COMUNICA ALTERAÇÃO DE SENTIDO DE TRÁFEGO EM SOBRAL

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Segurança e Cidadania (SSC), com apoio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), comunica aos motoristas e motociclistas, que a partir do dia 8 de julho, iniciará o trabalho de inversão de sentidos nas ruas Dr. Carlito Pompeu e Conselheiro Rodrigues Júnior, próximas ao Terminal Rodoviário, no Centro da Cidade.
A alteração de trafego mudará o sentido da Rua Dr. Carlito Pompeo, que passará a conduzir os veículos no sentido Rodoviária- Câmara. Na Rua Conselheiro Rodrigues Jr. O tráfego seguirá no sentido Câmara-Rodoviária.
De acordo com a CTTU, o objetivo da mudança é melhorar o trânsito na região, proporcionando maior fluidez ao tráfego de veículos, solucionando, também, os problemas de congestionamento, tão comuns nas duas vias, nos horários de pico.

DIFICILMENTE O POVO DEIXARÁ DE SE IMPOR

O povo chegou primeiro e dificilmente deixará de continuar impondo suas exigências, mesmo arrefecendo seu furor urbano. Nem Dilma Rousseff nem o Lula assemelham-se a Antônio Carlos, muito menos a Getúlio Vargas. Estão mais para Washington Luiz ou Júlio Prestes, seu malfadado príncipe herdeiro. Na verdade, sem que a maioria dos sociólogos ou historiadores percebam, e não poderia ser diferente, verifica-se entre nós uma daquelas transformações que só mais tarde a História e a Sociologia explicarão, tanto faz se como um ensaio geral, à maneira do que os tenentes encenaram a partir de 1922, ou como da revolução que eclodiu em 1930. De qualquer forma, tem  gente candidata ao exílio. Leia o artigo completo de Carlos Chagas.

VENCENDO OS SEIS MESES PARA ARRUMAR A CASA

(Na foto: Prefeito Veveu Arruda tomando posse em 1° de Janeiro)
Estamos chagando ao fim dos primeiros seis (06) meses da gestão do prefeito Veveu Arruda (PT) que o gestor municipal considera como dele realmente. Os dois anos que sucedeu Leônidas Cristino (PSB) Veveu não considera como gestão sua, e não gosta nem de lembrar da era (2011 – 2012). Como ele (Veveu) mesmo reconhececeu no início da semana, na Câmara de Sobral, muitos serviços na cidade ainda deixam a desejar. Acreditamos que o prefeito tem as problemáticas da cidade mapeadas, e também tem um gordo caixa, com inúmeras contenções de despesas realizadas. Além de ter que solucionar problemas como o caótico trânsito de Sobral e a histórica falta de remédios e atendimento digno dos Postos de Saúde, o prefeito sobralense, que agora tem apenas três anos e meio (42 meses) precisa cumprir algumas promessas como a erradicação da extrema pobreza e a implantação de empresas portuguesas e espanholas que foram visitadas pelo prefeito in loco no início da gestão.

CÂMARA E POPULAÇÃO DISCUTEM LDO EM SANTANA DO ACARAÚ

Os vereadores de Santana do Acaraú, sob a presidência do vereador Edinardo Uchoa (PCdoB) participaram de audiência pública onde foi discutido a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A reunião acontecida na manhã de quarta-feira (26) e contou com a participação de dezenas de pessoas que foram a Câmara, apresentar sugestões sobre de que forma devem ser aplicados os recursos do município no ano de 2014. Cada tema apresentado era amplamente debatido, entre os vereadores presentes, e povo santanense. Além de inúmeras demandas, a população se posicionou favorável a proposta de que todos os carros disponível a serviço da prefeitura, seja identificado para que a população acompanhe a sua utilização.

JUÍZES PUNIDOS: APOSENTADOS E SALÁRIO INTEGRAL

O Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, aposentar compulsoriamente dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) suspeitos de desviar R$ 18 millhões em precatórios. A aposentadoria compulsória é a pena máxima que o CNJ pode aplicar na esfera administrativa. O magistrado deixa o cargo, mas continua recebendo o salário.
Precatórios são títulos emitidos pelo poder público para pagar dívidas reconhecidas pela Justiça. O Judiciário é quem faz os pagamentos independentemente de que órgão público é o devedor.
O plenário do CNJ entendeu que os ex-presidentes do TJ Osvaldo Soares da Cruz e Rafael Godeiro Sobrinho tiveram participação em esquema que desviou verba pública.

De acordo com a investigação havia multiplicação de pagamentos de precatórios; fabricação de processos administrativos e a criação de contas fraudulentas para crédito e saque de valores referentes a precatórios; e o recebimento de valores por pessoas estranhas aos processos.  (Do Portal G1 - Mariana Oliveira)

JUÍZES ADVERTEM QUE A DEMOCRACIA "ESTÁ EM RISCO"

A Justiça está preocupada com o que chama de “risco à própria democracia”. Reunidos no início da semana na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidentes de tribunais e de associações nacionais e estaduais da magistratura produziram uma nota pública, divulgada nesta quinta feira, 27, na qual expressam as aflições do Judiciário, ante constante evasão de quadros e a insegurança da toga.  170 juízes estão sob ameaça de morte.
Os juízes revelam preocupação “com os rumos do Judiciário no contexto nacional, diante do processo de vulnerabilidade e fragilidade que vem se instalando em detrimento desse Poder, com risco à própria democracia'. (Informações de O Estado de S.Paulo - Fausto Macedo)

EUNÍCIO PEDE FIM DO FORO PRIVILEGIADO E FICHA LIMPA PARA SERVIDORES

Atendendo aos anseios dos manifestantes que ocupam as ruas do país, o senador Eunício Oliveira afirmou que está pronto para assinar as urgências de projetos considerados prioritários, para que entrem na pauta do Senado o quanto antes. Ao Radar On-line, da Veja, o senador disse: “Vou assinar todas as urgências, mesmo a de projetos que podem não agradar ao governo”. O líder do PMDB no Senado apresentou, na quarta-feira (26), requerimento solicitando a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 81/07) que acaba com o foro privilegiado em processos criminais contra autoridades. Eunício também pediu que fosse dada prioridade à análise do Projeto de Lei da Câmara (PEC 06/12), que exige ficha limpa para exercício de função em órgão público, nas esferas municipal, estadual e federal. Eunício observou que a legislação precisa oferecer ferramentas justas de julgamento para todos os cidadãos. “É preciso avançar também nessa questão. Se estamos querendo renovar o processo político eleitoral, aprovar medidas para o crescimento do país, é necessário entender que todos os cidadãos são iguais perante a justiça, todos precisam ser julgados de uma forma só”, defendeu. A PEC 81/07 define que os chefes do poder executivo e respectivos vices, os Ministros de Estado e os Secretários de Governo estadual, municipal e do Distrito Federal, os membros do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, o Advogado-Geral da União e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica serão processados e julgados por crime comum e por ato de improbidade administrativa. Já sobre a segunda matéria, Eunício disse que o Brasil não aceita mais, em qualquer que seja o órgão, desvio de conduta ou falta de zelo e competência com o recurso público. “A sociedade exige que o serviço público tenha em seus quadros, pessoas com ficha limpa e com capacidade de gerir as propostas que o Brasil necessita para o seu desenvolvimento”, afirmou. (Ceara News)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 8,1-4)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

MÉDICOS PROMETEM GRANDE PARALISAÇÃO CONTRA "CAOS DA SAÚDE"

Vanessa Sulina, do R7
Entidades médicas prometem paralisar as atividades na próxima quarta-feira (3) a partir das 10h em todo o País. O objetivo dos profissionais é mobilizar e chamar atenção da população para o projeto do Governo Federal de importar médicos cubanos, além da precariedade dos atendimentos e infraestrutura nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) e da falta de incentivo de carreira. Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (26), o presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), Roberto D´Ávila, afirmou que a paralisação não tem como objetivo “prejudicar a população”.

ZEZINHO ALBUQUERQUE ASSUME GOVERNO DO CEARÁ

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), assumiu na tarde quarta-feira (26), o Governo do Estado do Ceará, em decorrência da viagem do governador Cid Gomes (PSB) e do vice-governador Domingos Filho (PMDB) ao exterior, para missão oficial. Durante esse período, o vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS), presidirá interinamente o Parlamento cearense. O governador Cid Gomes viaja para Itália, onde assina, nesta quinta-feira, em Roma, o contrato de financiamento de US$ 40 milhões junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com contrapartida de US$ 40 milhões do Tesouro Estadual (total equivalente a R$ 162,2 milhões). O dinheiro será aplicado entre os anos de 2013 e 2019 em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres. O empréstimo recebeu o parecer favorável do governo federal. Na sexta-feira (28), em Pistoia, na Itália, ele visita a empresa Ansaldo Breda, fornecedora dos trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Há perspectiva de que novos trens sejam contratados para reforçar os serviços de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Fortaleza.

TEVE DEPUTADO DO CEARÁ VOTANDO NA PEC 37


Na noite de terça-feira (25), a Câmara dos Deputados votou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. A Casa ouviu os gritos que vêm das ruas e rejeitou, por 430 votos a 9, a proposta que limitaria o poder de investigação do Ministério Público.
Todos os deputados cearenses ouviram o desejo dos manifestantes e votaram contra a chamada “PEC da Impunidade”, com exceção de Arnon Bezerra (PTB) e Artur Bruno (PT), que não compareceram à sessão.
Segue, abaixo, lista com nome, partido e voto dos deputados cearenses:
André Figueiredo ….. PDT ….. Não
Aníbal Gomes ….. PMDB ….. Não
Antonio Balhmann ….. PSB ….. Não
Ariosto Holanda ….. PSB ….. Não
Chico Lopes ….. PCdoB ….. Não
Danilo Forte ….. PMDB ….. Não
Edson Silva ….. PSB ….. Não
Eudes Xavier ….. PT ….. Não
Genecias Noronha ….. PMDB ….. Não
Gorete Pereira ….. PR ….. Não
Ilário Marques ….. PT ….. Não
João Ananias ….. PCdoB ….. Não
José Airton ….. PT ….. Não
José Guimarães ….. PT ….. Não
José Linhares ….. PP ….. Não
Manoel Salviano ….. PSD ….. Não
Mário Feitoza ….. PMDB ….. Não
Mauro Benevides ….. PMDB ….. Não
Raimundo Gomes de Matos ….. PSDB ….. Não
Vicente Arruda ….. PR ….. Não
Fonte: Congresso em Foco

CONGRESSO FUNCIONA SOB PRESSÃO

A partir das manifestações, o Congresso transmudou-se. Em poucas horas rejeitou a PEC-37. Renan Calheiros anuncia votação imediata no Senado, em dez dias, de projetos concedendo bilhetes gratuitos nos transportes públicos para estudantes, aumento de penas para traficantes, supressão de benefícios para autores de crimes contra a vida, ampliação da ficha-limpa para funcionários públicos, punição além da aposentadoria para juízes e integrantes do ministério público condenados na Justiça, punição para quem não cumprir a  lei de acesso a informações, redução do número de ministérios e muito mais coisa. Na Câmara, Henrique Eduardo Alves promete colocar a reforma política em votação conforme projeto até então engavetado. A presidentA Dilma voltou atrás na esdrúxula proposta de convocação de uma Assembléia Constituinte exclusiva, e parece  em vias de trocar o plebiscito por um referendo.  Com todo o respeito, o Congresso, agente único da reforma política, apesar de anunciar que vai recuperar o tempo perdido, deveria ser cercado outra vez pela massa que hoje ocupa as ruas. Porque pode ter sido apenas um soluço essa disposição dos presidentes da Câmara e do Senado. Cessando por hipótese a voz das ruas, logo o Congresso retornaria à placidez de sempre.  Leia mais no artigo de Carlos Chagas.

PREFEITURA REALIZA PLENÁRIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM CINCO BAIRROS

Os moradores dos bairros Santa Casa, Dom José, Sumaré, Padre Palhano e Tamarindo participaram, na terça-feira, 25, da 4ª Plenária do Orçamento Participativo, que aconteceu na escola José Parente Prado. O encontro foi aberto com apresentação da cantora gospel Lislane Vasconcelos e da arista Lita Ribeiro, que explicou de forma bem humorada o que é orçamento público.

O Prefeito Veveu apresentou o secretariado e falou das ações que estão sendo desenvolvidas em cada pasta. E falou do seu empenho em ouvir da própria população suas necessidades. “Nós poderíamos contratar técnicos para elaborar o orçamento e cumprir a lei, entretanto nós queremos ouvir as pessoas. E nós estamos trabalhando intensamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os lugares”, garantiu o Prefeito, que ouviu todas as reivindicações apresentadas pela população.

Divididos em grupos os moradores elencaram as demandas prioritárias para investimentos, que foram apresentadas por dois representantes de cada bairro. Entre as principais necessidades estão: construção e melhoria dos CSF, segurança, saneamento básico, sinalização, espaços para grupos e cursos para jovens, Limpeza do Rio Acaraú, recuperação e construção de novas praças e área de convivência e lazer. 
A próxima plenária será realizar nesta quinta-feira, 27, com os moradores dos bairros Vila União, Terrenos Novos, Cidade José Euclides I e II, na escola Mocinha Rodrigues. Ao todo, serão realizadas 19 plenárias abrangendo todos os bairros e distritos de Sobral. A partir das demandas apresentadas e prioridades de investimento será elaborado o Plano Plurianual 2014-2017.

O Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds), Pe. João Batista Frota, falou da iniciativa do Prefeito Veveu de ouvir a população. “Só tenho a parabenizar esse gesto do Veveu porque só quem vive o dia-a-dia sabe das suas reais necessidades”, destacou.
Participaram da Plenária, o Prefeito Veveu, o Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares; os Secretários da Gestão, José Maria Rosa; da Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão; da Saúde, Olivan Queiroz; do Esporte, Shelda Bedê; do Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes; da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto; o Coordenador de Políticas Públicas de Juventude, Igor Bezerra; o Controlador e Ouvidor Geral do Município, Luis Fernando Simões; o Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Pe. João Batista Frota; os líderes comunitários Zezinho do Sumaré e Alessandra Miranda, técnicos e a população em geral.

APROVADO PROJETO QUE TRATA CORRUPÇÃO COMO CRIME HEDIONDO


O Senado aprovou na quarta-feira (26) o projeto que qualifica a corrupção e outros delitos contra a administração pública como crimes hediondos, em resposta a uma das demandas de manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas.
Entram no rol de crimes hediondos - sem direitos a indultos, liberdade mediante fiança e com acesso limitado a liberdade condicional e progressão do regime de pena - a corrupção ativa e passiva, o peculato, a concussão e o excesso de exação, quando o servidor cobra um imposto indevido.

AÍ NÃO! REJEITADA PEC DIMINUINDO NÚMERO DE DEPUTADOS

Câmara dos Deputados faz prosperar propostas de emenda constitucional com rapidez estonteante, como a PEC 37, mas mantém na gaveta outras cuja aprovação não interessa aos parlamentares. É o caso da PEC 170, que tramita desde 1999, reduzindo de 513 para 380 o número de deputados.
O projeto só ganhou parecer da Comissão de Constituição e Justiça – contra, claro – esta semana, 14 anos depois. O corte de 133 deputados federais, além de agradar a opinião pública, proporcionaria uma economia de R$ 250 milhões por ano. No mínimo. O deputado Vicente Arruda (PR-CE), que fez pareceres favoráveis à PEC 170 em 2002 e 2011, subitamente mudou de ideia.(Cláudio Humberto)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 7,21-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23 Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28 Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu en­sina­mento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.