sábado, 14 de abril de 2018

25ª EDIÇÃO DO CEARÁ SEM DROGAS REÚNE 2 MIL PESSOAS

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 6 pessoas
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Alex Melo, Elihu Lira e Fonteles Antonio Francisco, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Carlos Michel e Elihu Lira, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O município de Massapê foi sede, na manhã de sexta-feira (13/04), da 25ª edição da campanha Ceará sem Drogas, iniciativa da Assembleia Legislativa que visa conscientizar essencialmente os jovens sobre os riscos envolvidos no consumo de drogas.
Na Escola Wilebaldo Aguiar, cerca de duas mil pessoas acompanharam mais um depoimento do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande, que contou aos estudantes e moradores da cidade presentes um pouco da sua experiência como usuário de drogas.
O presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), idealizador do projeto, disse da satisfação de levar a iniciativa ao município onde nasceu. O parlamentar lamentou o fato de Massapê estar entre as 32 cidades cearenses que se encontram em situação grave em relação ao consumo de crack, de acordo com dados recentes da plataforma digital Observatório do Crack, da Confederação Nacional dos Municípios.  “Nós andamos pelo Ceará todo para conversar com vocês, para que possamos alertar a juventude e mostrar que a dependência química é como outra doença qualquer, e precisamos de prevenção”, afirmou o presidente da AL.
Numa espécie de bate-papo com o jornalista Fábio Pizzato, Casagrande relatou que começou a fumar maconha aos 15 anos. E tudo pela necessidade de se sentir inserido socialmente entre os amigos, situação que foi se agravando ao longo do tempo. “Aparentemente, eu tinha o controle, mas chega um determinado ponto em que você troca tudo na sua vida por droga. A partir daí é que você deixa de ser usuário para ser dependente químico”, falou o ex-atacante da Seleção Brasileira, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Porto (Portugal) e Torino (Itália).
Casão, como carinhosamente é chamado, ressaltou que um problema que afeta ainda mais o tratamento dos drogaditos é a marginalização dos usuários, algo que acontece até dentro das próprias famílias. “Felizmente, quando minha família soube (do vício), ficou do meu lado. Eu também tive segurança da TV Globo (onde até hoje trabalha). Então, só tinha que fazer o tratamento. Mas nem sempre é isso que acontece”, opinou. Ele disse não acreditar que amigos usuários, as chamadas “más influências”, sejam os principais responsáveis pelo ingresso dos jovens no mundo das drogas. “O único responsável é você mesmo”, acrescentou.
Os alunos de judô do Instituto Ação e Reação, sob o comando do professor e sensei Cássio Januário, fizeram breve apresentação de técnicas da arte marcial antes do evento principal. “No instituto, nós ensinamos valores, como obedecer aos pais, priorizar a escola, respeitar os professores, e eles, inseridos neste evento (Ceará sem Drogas), sentem-se parte de algo muito maior, que é a construção da própria sociedade civil”, comentou Cássio Januário, que também é coordenador técnico da Federação Cearense de Judô (Fecju).    
Estavam presentes ainda o deputado Ferreira Aragão (PDT); o presidente da OAB-secção Sobral, Rafael Pontes; o ex-deputado Rogério Aguiar, os prefeitos professor Ademar (Barroquinha); Fonteles (Meruoca); Alex (Pacujá) Marcelo Arcanjo (Santana do Acaraú); os ex-prefeitos Jurandir Fontenele (Moraújo), James Bel (Martinópole); o secretário de Políticas Sobre Drogas do Ceará, Will Almeida; o ex-deputado e presidente do Instituto de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), Thiago Campelo; o coordenador do Crede 6 de Sobral, Daniel Carlos da Costa, e o filho de Walter Casagrande, Ugo Casagrande, além de vereadores do município que sediou o evento.
Com quatro anos de atividades, o projeto já passou pelos municípios de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Itatira, Itapajé, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral e Várzea Alegre.