sexta-feira, 31 de agosto de 2018

JUDICIÁRIO FAZ DISCURSO MORALISTA

O Judiciário faz um discurso moralista, mas não tem vergonha de abocanhar recursos públicos num momento de grave crise fiscal e de empobrecimento do país. O STF pressionou e obteve do presidente Michel Temer a promessa de que o aumento de 16,38% para os salários dos 11 ministros da corte constará da proposta orçamentária de 2019.
Em troca, os ministros Dias Toffoli, futuro presidente do STF, e Luiz Fux, pai da liminar que criou a farra do auxílio-moradia, prometem acabar com esse penduricalho.

ESTUDANTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE SOBRAL SÃO HOMENAGEADAS PELA CONQUISTA DE MEDALHAS NA OBMEP

O prefeito Ivo Gomes recebeu, na quinta-feira (30/08), em seu gabinete, juntamente com o secretário da Educação, Herbert Lima, os estudantes das escolas municipais de Sobral que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2017). No total, os alunos da rede municipal de ensino conquistaram 152 premiações, sendo, duas medalhas de ouro, seis de prata, 14 de bronze, além de 130 menções honrosas.
Na ocasião, o prefeito recebeu o certificado de honra ao mérito concedido pela Assembleia Legislativa à Prefeitura de Sobral em reconhecimento ao desempenho institucional nas competições acadêmicas. "Esse certificado de honra ao mérito é o título de Sobral pelos seus méritos, mas o mérito mesmo é de vocês e de seus excelentes professores. Continuem assim. A gente só colhe o que a gente planta. Vocês estão plantando uma semente definitiva na vida de vocês", disse Ivo Gomes.
Além disso, quatro escolas e seis diretores da rede municipal premiados também foram homenageados. "A maior alegria de um professor é perceber que o seu aluno teve uma premiação, reconhecimento daquilo que ele aprendeu. A felicidade da escola, independente disso, é muito grande em saber que o trabalho foi feito e que os alunos conseguiram", disse Sérgio Barbosa, diretor do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão

AJ ALBUQUERQUE LANÇA CANDIDATURA NESTE SÁBADO EM MASSAPÊ

Presidente do Partido Progressistas no Ceará, AJ Albuquerque lançará oficialmente sua candidatura a deputado federal, em Massapê, neste sábado (1/9). O Centro Social Massapeense sediará o evento, com início previsto para às 18 horas .

Apesar de estar candidato a uma vaga para a Câmara dos Deputados pela primeira vez, AJ já tem um sólida vida pública, sobretudo em Massapê, cidade na qual já foi prefeito: esteve por quatro anos consecutivos entre os melhores do Ceará e ganhou destaque nacional pelo trabalho na educação que fez na cidade. 

AJ Albuquerque foi, ainda, em 2017, titular da maior regional de Fortaleza, a SER VI. 

Serviço
Lançamento da Candidatura de AJ Albuquerque 
Dia: 1º de setembro 
Hora: 18 horas 
Local: Centro Social Massapeense (Praça Coronel João Pontes, 468 - Massapê)

REAJUSTE DOS JUÍZES ENFRENTA AGORA POLÊMICA DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

A solução articulada pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), para garantir o reajuste salarial de 16,38%para magistrados em troca do fim do auxílio-moradia deve passar por uma ação que discute no tribunal um outro benefício, o auxílio-alimentação.
A ação sobre o auxílio-alimentação está na pauta de julgamentos do dia 12 de setembro. Trata-se da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4822. Sua análise começou em 2013 e será retomada no voto de Toffoli, que pediu vista naquele ano.
Essa saída está em estudo no Supremo porque o ministro Luiz Fux, que é o relator das ações que tratam do auxílio-moradia, tem indicado que pode não levá-las a julgamento em breve.
Na quarta-feira (29), integrantes do governo federal e do Judiciário informaram que Toffoli e Fux se comprometeram, em reunião com o presidente Michel Temer, a extinguir o auxílio-moradia irrestrito que hoje é pago a toda a magistratura.

EM 308 CIDADES BRASILEIRAS, HÁ MAIS ELEITORES DO QUE HABITANTES

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que em 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes, considerando a estimativa populacional.
Metade dos municípios onde ocorre a inversão está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás e todos são de pequeno porte, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Em todo o país estão aptos para votar 146,8 milhões de eleitores, o que corresponde a 70,4% da população brasileira, de 208,5 milhões. Os menores colégios eleitorais do país estão em cidades com menos ou pouco mais de mil habitantes.
O município com menor número de eleitores é também o menor do país em habitantes: Serra da Saudade (MG), com 941 para 786 habitantes.
De acordo com a pesquisa da CNM, a maior diferença entre o eleitorado e a população residente ocorre em Canaã dos Carajás (Pará). A cidade tem 3.805 eleitores a mais que habitantes. Em Severino Melo (RN), Cumaru (PE) e Maetinga (BA), a disparidade entre eleitores e residentes também é maior do que 3,2 mil.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 25,1-13)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ELEIÇÃO DOS NOVOS GESTORES DO TJCE SERÁ NO PRÓXIMO DIA 27 DE SETEMBRO

 
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegerá, no dia 27 de setembro deste ano, os novos gestores do Poder Judiciário para o biênio 2019/2020. A sessão, em que os desembargadores votarão para escolher os novos presidente, vice-presidente e corregedor-geral, está marcada para as 13h30, no Palácio da Justiça, bairro Cambeba.
Conforme o Edital nº 150/2018, disponibilizado nessa segunda-feira (27/08), os desembargadores interessados em concorrer têm dez dias, a partir da publicação, para a manifestação. Os requerimentos de candidatura devem ser direcionados à Presidência do TJCE, especificando o cargo que pretendem.
Atualmente, a administração do TJCE é composta pelos desembargadores: Gladyson Pontes (presidente), Washington Luis (vice) e Darival Beserra (corregedor). O mandato deles se encerra em 31 de janeiro de 2019. Cada gestão no Judiciário cearense tem período de dois anos, não sendo permitida a recondução dos gestores aos mesmos cargos.

TRE LANÇA PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA CONTENDO A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS ELEIÇÕES 2018

TRE-CE banner manual propaganda 2018 
Para facilitar o acesso a todos os interessados em conhecer a legislação eleitoral e partidária aplicável às eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizou a versão eletrônica do Manual de Legislação Eleitoral e Partidária – Eleições 2018. Essa importante publicação contém a Constituição Federal, a Lei das Inelegibilidades, o Código Eleitoral, a Lei das Eleições, as instruções do TSE que regulamentam as Eleições 2018, além de muitas outras normas imprescindíveis àqueles que atuam no processo eleitoral.
Essa versão foi desenvolvida no formato EPUB (Electronic Publication), podendo ser visualizada em dispositivos móveis (smartphones e tablets), com sistema Android ou iOS, bem como em computadores, bastando, para isso, ter instalado no equipamento algum aplicativo próprio para leitura desse tipo de arquivo (EPUB reader). Existem vários aplicativos desse tipo disponíveis gratuitamente na internet e nas lojas virtuais de aplicativos.
O arquivo EPUB, bem como uma versão em PDF, estão disponíveis neste link.

FPM: PREFEITURAS ENCERRAM AGOSTO COM REPASSE ACIMA DO ESPERADO

Ag CNM
Será creditado nesta quinta-feira, 30 de agosto, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º decêndio do mês. O valor é de R$ 1.880.894.705,38, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante chega a R$ 2.351.118.381,73.
De acordo com os dados da Secretária do Tesouro Nacional (STN), houve um crescimento, em comparação com o mesmo decêndio de 2017, de 11,38% em termos nominais, ou seja, comparando os valores sem considerar os efeitos da inflação. Se deflacionado, ou seja, levando-se em conta a inflação do período, verifica-se um aumento de 6,80%.
Em relação ao acumulado do ano, o valor total do FPM vem apresentando um crescimento positivo. O total repassado aos Municípios no período de janeiro até o 3º decêndio de agosto deste ano cresceu 7,93% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2017. Ao considerar a inflação, o aumento fica em 4,39%.
Veja o levantamento completo do terceiro decêndio de agosto.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

TRE DISPONIBILIZARÁ FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA DENÚNCIAS DE PROPAGANDA

Propaganda eleitoral 
Na terça-feira, 28/8, o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, assinou portaria regulamentando o recebimento das notícias de irregularidades relativas à propaganda eleitoral nas eleições de 2018, no Estado do Ceará.
O recebimento das denúncias acontecerá através de formulário eletrônico, disponível para denúncias em geral e para irregularidades na internet, enquanto o aplicativo Pardal, do TSE, passa por ajustes operacionais. No formulário, o eleitor deve indicar o local e endereço da propaganda indevida, o conteúdo e os nomes dos supostos beneficiários. Deve, também, anexar provas ou indícios da irregularidade. Se a denúncia for de propaganda na internet, a URL precisa ser informada.
O denunciante deve preencher o formulário eletrônico, identificando-se, obrigatoriamente, com nome e endereço completos, telefone e e-mail. Denúncias anônimas não serão admitidas.
Concluído o preenchimento dos dados e efetuado o registro no formulário, a notícia de irregularidade será encaminhada eletronicamente à zona eleitoral responsável pela apuração.

PESQUISADORA ALERTA PARA PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS DURANTE PERÍODO ELEITORAL

Além de antiética, a propagação de notícias falsas é crime eleitoral, passível de detenção. As fake news ganharam maior repercussão recentemente, sobretudo devido à rapidez de sua disseminação via redes sociais, na internet. Mas o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), uma lei de 1965, já deixa claro que é crime a divulgação de “fatos inverídicos” em relação a candidatos e partidos políticos capazes de exercer influência sobre o eleitorado, na propaganda eleitoral.
Essa divulgação criminosa tem pena de dois meses a um ano de detenção ou pagamento de multa e será agravada se o crime for cometido pela imprensa, rádio ou televisão. Uma punição ainda maior é prevista em caso de divulgação de calúnias na propaganda eleitoral, atribuindo “falsamente” a alguém um fato definido como crime. Neste caso, a detenção será de seis meses a dois anos, além de multa.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mc 6,17-29)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

2018 TERÁ A ELEIÇÃO MAIS ACIRRADA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS

As estatísticas da Justiça Eleitoral mostram que o número de candidatos à Câmara dos Deputados é continuamente crescente nos últimos anos. 2018 terá a eleição mais acirrada: caso todos sejam considerados aptos a concorrer, haverá em média 16 candidatos para cada uma das 513 vagas de deputado federal.
Essa concorrência varia de acordo com a quantidade de candidatos registrados em cada estado e de cadeiras na Câmara a que esse estado tem direito – que pode variar de 8 a 70. Levando-se essas variáveis em conta, no Rio de Janeiro, por exemplo, há 23,8 candidatos a deputado federal por vaga. Já no Pará, essa proporção é de 8,35. (Veja quadro abaixo)
Psol (6,4%), PSL (5,7%), Avante (4,2%), Patriotas (4,2%), PT (4,6) e MDB (4%) são os partidos que mais lançaram candidatos.
O número total de candidatos às vagas para os oito cargos eletivos (Presidência da República e vice, governador e vice, Câmara dos Deputados e assembleias legislativas, além das duas vagas para o Senado) chega a mais de 27 mil em 2018. Só para a Câmara dos Deputados, são mais de 8 mil.
Gênero e raça
Assim como em 2014, as mulheres correspondem a pouco mais de 31% das candidaturas. O perfil predominante é de homens (68%), brancos (57%), casados (54%) e com curso superior completo (54%). Cerca de 30% dos candidatos à Câmara dos Deputados têm idades entre 45 e 54 anos.
Profissões
Entre as profissões ou ocupações dos candidatos a deputado federal, as mais citadas são empresário (10,2%), advogado (7,8%) e deputado (4,8%), incluindo tanto aqueles que hoje estão nas assembleias legislativas quanto os que buscam a reeleição para a Câmara. Outras ocupações dos candidatos são as de vereador (3,2%), professor de ensino médio (3,1%), aposentado (2,8%), médico (2,8%), comerciante (2,8%), administrador (2,5%), servidor público federal (2,3%) e policial militar (2%).
Proximidade
Para o analista político Thiago Vidal, todos os candidatos terão o desafio de estreitar os laços com os eleitores até o dia da votação, em 7 de outubro. “É uma quantidade alta de candidatos. O problema é que, em geral, eles estão distantes da população e do eleitorado especificamente. No Brasil, estados como São Paulo e Goiás, onde o candidato tem que fazer campanha por todo o estado, equivalem a uma campanha presidencial em muitos países. Criar um vínculo na campanha com o eleitor é o grande problema”, diz.
Impugnações
O Tribunal Superior Eleitoral tem até 17 de setembro para decidir sobre eventuais impugnações de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa e em outras regras da legislação eleitoral.
Com informações da Agência Câmara

MULHERES NA POLÍTICA

Outra mudança na legislação eleitoral para este ano é a destinação de, pelo menos, 5% do Fundo Partidário para incentivar a participação feminina na política e de, no mínimo, 30% do tempo de televisão e de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para as candidatas.

GASTOS DO JUDICIÁRIO CRESCEM 4,4% EM 2017, ATINGINDOS R$ 91 BILHÕES

As despesas do Poder Judiciário tiveram aumento real, já descontada a inflação, de 4,4% em 2017 na comparação com 2016, atingindo R$ 90,8 bilhões, informa o relatório “Justiça em Números – 2018”, elaborado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), divulgado nesta segunda (27).
O aumento foi superior à inflação acumulada no ano passado, de 2,95% pelo IPCA.
Do total, 90,5% (R$ 82,2 bilhões) foram usados para cobrir gastos com recursos humanos. A rubrica benefícios consumiu R$ 5,6 bilhões (6,8%).
Neste mês, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram uma proposta orçamentária para 2019 que prevê reajuste em seus salários de 16,38%. Se aprovada no Congresso, a proposta deverá desencadear aumento salarial para todas as categorias da magistratura.
De acordo com os ministros, o gasto global do Judiciário não vai aumentar, porque serão feitos remanejamentos internos. O relatório do CNJ mostra que apenas 9,5% são aplicados em outras despesas (correntes e de capital), o que indica que a margem de remanejamento dos valores é estreita.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

MAIORIA DE VOTOS BRANCOS E NULOS NÃO INVALIDA ELEIÇÃO

Mais uma eleição se aproxima e, com ela, surgem dúvidas sobre o efeito do voto em branco na contagem final da eleição.
O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que, ao tornar obrigatório o voto dos os maiores de 18 anos, a Constituição ressalta a importância da responsabilidade política do eleitor para o processo eleitoral e para a democracia como um todo.
Porém, diante da urna, o eleitor é inteiramente livre para votar como quiser, conforme esclarece o consultor legislativo Roberto Pontes.
“Votar branco ou nulo significa invalidar o seu voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos. Eles simplesmente são votos inválidos. Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral”.
Prática
Na prática, o eleitor anula sua participação no processo eleitoral. Porém, a Justiça Eleitoral reconhece esse direito: as urnas eletrônicas trazem a opção do voto em branco; já o voto nulo acontece, por exemplo, quando é digitado e confirmado um número diferente daqueles dos candidatos oficiais. Roberto Pontes enfatiza que, em hipótese alguma, os votos brancos e nulos serão motivos para a anulação de uma eleição.
“Em períodos pré-eleitorais, é comum surgirem alguns boatos e lendas urbanas no sentido de que, se houver um determinado número de votos brancos e nulos, a eleição seria nula. Não. A eleição é decidida por quem se manifesta, por quem escolhe alguém em termos de um voto válido. A manifestação apolítica do eleitor, ainda que em número elevado de votos brancos e nulos, não tem o condão de anular qualquer eleição”.
Simples assim
Portanto, mesmo se 99,9% dos eleitores votarem nulo ou em branco, ainda assim a eleição será válida e os destinos do país serão guiados pelo 0,1% que votou no candidato que escolheu.
Com informações da Agência Câmara

CIRO REAFIRMA QUE LULA FOI AVISADO SOBRE CORRUPÇÃO E NÃO AGIU

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, reafirmou ter avisado ao ex-presidente Lula sobre casos de corrupção ainda durante o governo do petista.
Ciro foi o primeiro candidato a participar da série de sabatinas com presidenciáveis realizadas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. O pedetista foi entrevistado por cerca de 30 minutos, na edição de segunda-feira (27) do telejornal.
A entrevista começou às 20h30, quando o apresentador do jornal William Bonner explicou as regras das sabatinas, que terão a participação também de Jair Bolsonaro (PSL), na terça-feira (28), Geraldo Alckmin (PSDB), na quarta (29), e Marina Silva (Rede), na quinta (30).
Ao lado de Renata Vasconcellos, o apresentador questionou o candidato sobre o tema do combate à corrupção e a Lava Jato e declarações controversas de Ciro, como quando ele disse que receberia “a turma do Moro na bala”, ou quando afirmou que se eleito colocaria o Ministério Público de volta “na caixinha”.
Ciro disse defender a Lava Jato, mas cobrou equilíbrio e apontou que há políticos do PT e do MDB presos, mas nenhum do PSDB.
O candidato se mostrou surpreendido quando perguntado sobre o apoio ao presidente do PDT, Carlos Lupi. O apresentador do Jornal Nacional afirmou que Lupi é réu e perguntou se Ciro não se contradiz ao dizer que o político fará parte de seu governo, ao mesmo tempo que critica o presidente Michel Temer se aliar a políticos réus.
A surpresa de Ciro foi o desconhecimento sobre a condição de réu de Lupi, o que Bonner assegurou. O candidato, mesmo assim, disse confiar cegamente no correligionário. Lupi é réu em uma ação cível na Justiça Federal do Distrito Federal, por improbidade administrativa.
Quando perguntado sobre uma declaração antiga de que, ainda ministro, avisou o então presidente Lula sobre esquemas de corrupção no governo, e que o petista não fez nada, Ciro reafirmou o que disse.
Os apresentadores quiseram saber por que o pedetista não fez uma denúncia. Ciro respondeu que o ônus da prova cabe a quem denuncia, e que ele não tinha como provar.
Outro ponto de insistência dos apresentadores foi em relação à proposta de Ciro para limpar o nome dos endividados. Bonner quis saber se isso não poderia ser interpretado pelos eleitores como a busca por votos em troca de favores. Ciro negou e reforçou sua proposta.
O candidato também teve de responder se havia contradição em disputar um eleitorado de centro-esquerda tendo como vice a senadora Kátia Abreu (PDT), conhecida por seu posicionamento a favor do agronegócio, do porte de armas e de pautas menos relacionadas ao campo de esquerda.
O candidato encerrou sua participação no Jornal Nacional falando em Deus: “Que abençoe esta grande nação”.

SOBRAL RECEBE PROGRAMAÇÃO DA I BIENAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CEARÁ

Sobral recebe a partir desta terça-feira (28/08), a programação da I Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BITCE. As obras convidadas compartilham do tema “Teatro, Mito e Feminino: Conexões”. Uma seleção de espetáculos nacionais e internacionais, protagonizados por mulheres e personagens da dramaturgia e mitologia universal.

O Festival acontece durante os dias 28, 29 e 30 de agosto em Sobral, ocupando a Casa da Cultura e o Theatro São João. Criando um espaço de novas possibilidades para a produção cultural e para a sociedade como um todo. Toda a programação é gratuita e o acesso aos espetáculos se dará por ordem de chegada.

A I Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BITCE é realizada pelo Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica e pela Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude Esporte e Lazer (Secjel) e Instituto ECOA e tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Atacadão e Banco do Nordeste.

Confira a programação e participe!

MUITA ATENÇÃO PARA A CLÁUSULA DE DESEMPENHO NAS URNAS

Nestas eleições, está prevista ainda uma cláusula de desempenho nas urnas para que os partidos possam ter direito ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda gratuita. As regras começam a valer neste ano e ficarão mais rígidas até 2030.
“A Emenda 97 estabeleceu alguns parâmetros que começam com 1,5% dos votos à Câmara e, a cada eleição, cresce 0,5%; de modo que, em 2030, haverá um percentual de 3%”, explica o consultor legislativo Roberto Pontes.

“SÓ QUERO UMA CHANCE”, DIZ CIRO GOMES EM ENTREVISTA AO JORNAL NACIONAL

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, abriu na noite de segunda-feira (27) a série de entrevistas do Jornal Nacional com os candidatos ao Palácio do Planalto, melhores colocados na pesquisa Ibope.
Os entrevistadores William Bonner e Renata Vasconcelos questionaram Ciro sobre a Lava Jato, corrupção política, alianças e promessas de campanha. Com um tempo de quase meia hora, o pedetista mostrou segurança em todas as respostas. Disse não ser contra a Lava Jato, “pelo contrário”, e que o contexto que enfrentaria à bala a operação, diante das investigações sobre Lula, foi mal colocado. Criticou que não há nenhum tucano preso, apesar dos processos.
Reforçou que há uma “confiança cega” em Carlos Lupi, que não é réu em nenhum processo, apesar de investigado. Garantiu que não está oferecido nenhum cargo de um eventual Governo Ciro, pois é preciso primeiro respeitar a vontade do eleitor.
Ciro voltou a acusar o presidente Michel Temer de irregularidades, “uma pessoa formalmente acusada de corrupção”. Reiterou que avisou ao ex-presidente Lula sobre as ações irregularidades de Sérgio Machado à frente da Transpetro.
Afirmou que nunca esperou o apoio do PT, mas acredita que ocorrerá em um eventual segundo turno.
Defendeu o ex-presidente Lula. “Conheço Lula há 30 anos, foi um bom presidente para o Brasil”, avaliou, ao apontar que a taxa de desemprego era menor, assim como os índices econômicos era melhores. “Da Dilma pra cá, tudo isso foi perdido”, disse.
Sobre as propostas de campanha, destacou que estudou o assunto de ajudar ao brasileiro a deixar o SPC. “Vou tirar o nome do brasileiro do SPC, mesmo!”, reforçou ao apontar que a Principal atividade econômica é o consumo das famílias.
Com relação à segurança pública, disse que a Polícia no Ceará teve o efetivo multiplicado e criticou a adesão de jovens em facções criminosas. “Tudo morrendo aos 20 anos”, ressaltou, ao chamar os integrantes de facções de otários. Apontou que é papel do governo federal o combate às facções criminosas e ao narcotráfico. “Sou homem experiente, só quero uma chance”, completou.
(Via Blog do Eliomar de Lima)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 23,23-26)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

SEGUNDA DE PEDAL DA UNIMED SOBRAL

Hoje tem BIKE NIGHT!
19h15 - Concentração
19h30 - Saída
Local: Medicina Preventiva.
Rua Padre Fialho, 219 - Centro
Te esperamos lá! #unimedsobral

AJ ALBUQUERQUE FORTALECE CAMPANHA NO VALE DO JAGUARIBE

A imagem pode conter: 3 pessoas
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e área interna
“É motivo de alegria estar, sempre que possível, na nossa amada região do Vale do Jaguaribe. Participamos de um proveitoso encontro com a prefeita Iris Gadelha e com o deputado estadual Antônio Granja“, foi assim que o candidato a deputado federal AJ Albuquerque descreveu sua passagem por Alto Santo, na semana passada.
AJ  foi recepcionado por dezenas de munícipes. Na ocasião, apresentou suas bandeiras e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de Alto Santo.
“Conversei diretamente com profissionais da saúde e debatemos possíveis melhorias para esse setor”, destacou ele.
Também estiveram presentes ao encontro os vereadores Renio Diogenes; André Cabó, Johnson; João Damasceno e Pedro Cláudio. O vereador de Potiretama, Cleverlandio Bezerra também mostrou apoio a candidatura de AJ.

PREFEITOS DOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO DE SOBRAL SE REÚNEM

Na terça-feira (28/08), será realizada no gabinete da Prefeitura uma assembleia geral extraordinária com integrantes do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Na pauta, o edital de licitação de operação da Central de Tratamento dos Resíduos (CTR) e seu recebimento.
Localizada em Sobral (CE-183, nas proximidades da BR-222), essa é a primeira CTR do Estado do Ceará. Financiada com recursos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 33 milhões, o projeto faz parte do consórcio composto por Sobral e mais 16 municípios: Alcântara, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.
A estrutura conta com aterro sanitário e pátio para compostagem. Concluída, a central deve gerar negócios e renda. O projeto prevê ainda centrais municipais de reciclagem, planos de gestão integrada, bolsa-reciclagem, estudos de gestão, planos de coleta seletiva e criação de um Condomínio Verde.
Além dos 17 prefeitos municipais, a reunião contará com representantes da Secretaria das Cidades, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

BOLETOS ACIMA DE R$ 400 JÁ PODEM SER PAGOS EM QUALQUER BANCO APÓS VENCIMENTO

Desde o último sábado (25), os boletos com valor entre R$ 400,00 e R$ 799,00 passados de sua data de vencimento, poderão ser pagos em qualquer banco.
A novidade é resultado da operação de implementação da Nova Plataforma de Cobrança desenvolvida pelos bancos em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). O sistema de liquidação e compensação para os boletos de pagamento exige que para que o benefício esteja disponível é necessário que o boleto esteja cadastrado na base de dados do sistema.

TRE DIVULGA TEMPO DE PARTIDOS E COLIGAÇÕES DO HORÁRIO ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV

Audiência HE para as Eleições 2018
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou na manhã da última sexta-feira (24/8) audiência pública com os representantes dos partidos/coligações e das emissoras de rádio e televisão que definiu a distribuição do tempo no Horário Eleitoral Gratuito, a ser exibido de 31 de agosto a  4 de outubro, de acordo com o Calendário Eleitoral do TSE.
A presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, participou do início da reunião, e enalteceu a parceria do tribunal com as emissoras de rádio e TV, "que sempre acompanham nossas ações e colaboram para a transmissão do horário eleitoral".
O horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e televisão, reservado aos partidos políticos e coligações nas eleições de 2018, é regulamentado pela Lei 9.504/97 e Resolução TSE 23.551/2017, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário eleitoral gratuito para o pleito de 2018 (Capítulo VII - Da Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e na Televisão).
No primeiro dia do Horário Eleitoral Gratuito, na próxima sexta-feira (31/8), serão exibidos os programas aos cargos de senador, governador e deputado estadual. No dia seguinte, sábado (1º/9) serão exibidos os primeiros programas aos cargos de dep. Federal e presidente da república, na rádio das 7h às 7h25 e 12h às 12h25, e na TV, das 13h às 13h25 e 20h30 às 20h55.
Ordem e tempo das coligações
A ordem da exibição dos partidos/coligações no primeiro dia do Horário Eleitoral, no rádio e na TV, foi definida através de sorteio para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas propagandas em bloco e de inserções. A partir do segundo dia, a ordem dos programas vai sendo alterada, avançando uma escala, conforme distribuição feita pelo sistema informatizado do TSE.
Para o cargo de governador (formato PDF), seguem a ordem do primeiro dia de programa e os tempos:
1º - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - Francisco das Chagas Gonzaga: 9";
2º - Partido da Causa Operária (PCO) - José Mikaelton Carantino Costa:  9";
3º - Partido Social Liberal (PSL) - Hélio Góis Ferreira Neto: 10",67;
4ª - FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA (PSOL/PCB) - Ailton Lopes (PSOL): 17",35;
5ª - POR UM CEARÁ CADA VEZ MAIS FORTE (PT / PDT / PP / PSB / PR / PTB / DEM / PC do B / PPS / PRP / PV / PMN / PPL / PATRI / PRTB / PMB) - Camilo Sobreira Santana (PT): 6'18",09;
6ª - TÁ NA HORA DE MUDAR (PSDB / PROS) - Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (PSDB): 1'55",89.

AJ ALBUQUERQUE REFORÇA CAMPANHA PARA DEPUTADO FEDERAL EM JAGUARUANA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
No último dia 23 de agosto (23), o candidato a deputado federal AJ Albuquerque esteve na cidade de Jaguaruana, Vale do Jaguaribe, para participar de um grande encontro com munícipes e lideranças. Ao lado de AJ estava o deputado estadual Antônio Granja, candidato a reeleição.
“A cada cidade visitada o sentimento de gratidão por estar mais próximo da família cearense só aumenta”, destacou. A reunião foi organizada pelo vereador Naldo Quirino e pela prefeita de Alto Santo, Iris Gadelha, que é cidadã jaguaruanense. O deputado estadual Yuri Guerra também esteve presente ao encontro.
“Apresentamos nossas propostas e defesas para o município, bem como para toda a região. Em Brasília vamos trazer resultados para melhorar a qualidade de vida dos irmãos de Jaguaruana”, reforçou AJ.