sexta-feira, 9 de novembro de 2018

ASSEMBLEIA PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

AL participa de mobilização pelo fim da violência contra a mulher
A Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, participa da mobilização para a campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, que acontece em diversos países. Como forma de unificar as propostas e agenda de atividades, uma reunião foi organizada no Salão Nobre da Presidência da AL, na tarde de quinta-feira (08/11).
O encontro mobilizou diversos órgãos, entidades e movimentos que lidam cotidianamente com a amplitude da violência contra a mulher e atuam na prevenção e no atendimento às vítimas.
Durante o encontro, a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), titular da Procuradoria Especial da Mulher da AL, e representantes de diversas entidades compartilharam as propostas de programação e de atividades para a campanha, que começa no dia 20 de novembro. O objetivo é construir coletivamente a programação, acolher experiências e unificar as agendas de ações.
Entre as propostas debatidas estão seminários e oficinas de formação, atividades culturais, rodas de conversa, prestação de serviços às mulheres, visitas, distribuição de material, divulgação de dados e informações em diversos espaços de Fortaleza e do Interior.
A deputada Augusta Brito ressaltou que as ações acontecem em conjunto com órgãos como o Ministério Público, Defensoria, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, entidades e movimentos de mulheres. Assim como em 2017, a campanha deste ano contará com um seminário, que terá como temática a atual conjuntura política e as mulheres. A proposta é de que o evento ocorra no dia 29 de novembro, às 14 horas, na Assembleia Legislativa.
Outra iniciativa a ser efetivada durante a campanha é a realização de um bate-papo mensal com mulheres no fim de tarde das primeiras quartas-feiras de cada mês, indica a parlamentar. O projeto pretende abordar com o público assuntos diversos e, para a primeira edição do bate-papo, o tema escolhido foi a violência contra a mulher na internet.  Dessa forma, afirma Augusta Brito, as mulheres poderão se informar sobre quais medidas podem ser tomadas, como prevenir e se proteger desse tipo de violência.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher começou na década de 90 e, no Brasil, chegou em 2003, envolvendo diferentes frentes no debate e nas ações com foco na prevenção e no avanço do atendimento às mulheres vítimas de violências.