segunda-feira, 12 de novembro de 2018

REUNIÃO COM EUNÍCIO É RETIRADA DA AGENDA DE BOLSONARO

Estadão Conteúdo - Vera Rosa
Resultado de imagem para EUNICIO OLIVEIRA
Uma audiência de meia hora com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), entrou e saiu rapidamente da agenda de Jair Bolsonaro. O encontro entre os dois chegou a constar como "a confirmar" na lista de compromissos do presidente eleito para a próxima terça-feira, em Brasília. Nunca apareceu, porém, no diário de atividades de Eunício para o dia 13.
O presidente do Senado tem mandado recados de insatisfação ao futuro governo. Eunício não foi reeleito, mas sempre lembra que é dono de papel preponderante, como chefe do Congresso, até o fim deste ano. Diz, ainda, que terá influência na escolha do candidato à sua sucessão no comando da Casa, em fevereiro de 2019.
A pauta do Senado está sob a batuta de Eunício e a equipe de Bolsonaro tem receio de que parlamentares em fim de mandato incluam "jabuticabas" e "bombas" no Orçamento do ano que vem , ainda em discussão. No jargão político de Brasília, os dois termos são sinônimos de problemas à vista.
Após várias reuniões em Brasília nesta semana, Bolsonaro desembarcará novamente na capital na próxima terça-feira, 13. Em sua agenda neste dia está prevista uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), logo após sua chegada. A audiência com Eunício vinha antes, mas, por falta de confirmação, saiu da lista.
Em conversas reservadas, correligionários de Bolsonaro dizem agora que o ideal é o novo governo ficar "neutro" nessa disputa. No Senado, o PSL acompanha os movimentos de Renan Calheiros (MDB-AL), que, apesar de negar a candidatura à cadeira de Eunício, articula nos bastidores sua volta ao cargo.