quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ZEZINHO ALBUQUERQUE PARABENIZA COMITÊ DA ASSEMBLEIA POR PREMIAÇÃO

Presidente Zezinho Albuquerque ( PDT )
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, barba
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), parabenizou, na abertura dos trabalhos da sessão plenária desta quarta-feira (07/11), o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) por conquista de prêmio no concurso internacional “Best of Unicef Research 2018” com o estudo “Trajetórias Interrompidas”.
A publicação concorreu com outras 108 pesquisas internacionais e foi considerada uma das três melhores entre os trabalhos inscritos. “Trajetórias Interrompidas” analisa os homicídios na adolescência nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, por meio de grupos focais e de entrevistas com os familiares dos adolescentes assassinados em 2015. O estudo foi elaborado pelo Comitê, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Estado.
O resultado do concurso foi comunicado, na terça-feira (06/11), ao presidente Zezinho Albuquerque. No documento, "os avaliadores ficaram particularmente impressionados com o potencial de impacto sócio-econômico e político e da força do relatório como ferramenta de defesa de direitos humanos".
Zezinho Albuquerque acrescentou que é a primeira vez que o Unicef  Brasil recebe o prêmio. “Estamos todos de parabéns graças ao trabalho brilhante dos parlamentares, técnicos e apoiadores desse estudo que muito nos orgulha. Realizaremos uma solenidade para celebrar a premiação e daremos seguimento ao este projeto”, salientou.
O relator do Comitê, deputado Renato Roseno (Psol), agradeceu a todos que colaboraram para o estudo e atribuiu a premiação às parcerias do projeto. “O principal desafio para as próximas gerações do nosso País é garantir o direito à vida plena e digna de toda criança e adolescente. Nosso trabalho foi unir o Parlamento, como um sujeito político da cidadania ativa que é, à universidade pública, à sociedade, ao poder público e a várias outras iniciativas para buscar saber as causas desses homicídios. Agradeço ao presidente por não medir esforços para o nosso comitê e toda a Mesa Diretora e a minha equipe que visitou a todas as comunidades”, ressaltou.
Ainda de acordo com o parlamentar, o objetivo era buscar informações sobre quem morre, onde morre e por que morre. Após obter essas respostas, foi montada uma agenda pública com 12 recomendações e 67 ações. “Precisamos mobilizar a sociedade para desnaturalizar essa realidade. Não é possível conviver com esses indicadores e não se indigna.”, pontuou.
Em aparte, a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) parabenizou a toda equipe do Comitê pelo brilhante trabalho. A deputada Dra. Silvana (PMDB), por sua vez, parabenizou a Casa na pessoa do presidente e do deputado Renato Roseno. “Esse reconhecimento é muito importante para nós, pois num momento onde a política está tão desacreditada, a nossa Casa legislativa cresce. Estamos todos de parabéns”, elogiou.
O deputado Joaquim Noronha (PRP) externou seu contentamento com o prêmio e parabenizou a toda equipe pelo trabalho e pela relevância para o futuro do Estado.  Já a deputada Rachel Marques (PT) destacou a importância do estudo quanto à dimensão dos dados apresentados. “Os números referentes ao extermínio da juventude da periferia são chocantes, tornando totalmente necessária essa proposta de retaguarda e atendimento aos nossos jovens”, avaliou.
O deputado Leonardo Pinheiro lembrou ainda do papel da Assembleia Legislativa em possibilitar à equipe todas as condições necessárias para que um estudo tão complexo fosse realizado e concluído com sucesso. “São dados extremamente importantes e esse reconhecimento internacional é mais que merecido”, afirmou.