sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

ASSEMBLEIA RECEPCIONA NOVOS DEPUTADOS E PREPARA CURSO PARA A PRÓXIMA SEMANA


A Assembleia Legislativa do Ceará recebe novos deputados e deputadas estaduais eleitos para o período 2019/2022 e prepara curso para os parlamentares que assumem mandato em 1° de fevereiro, contemplando ainda seus assessores. Na próxima terça-feira (22/01), às 9 horas, os deputados e assessores serão recepcionados no Plenário 13 de Maio. O presidente da AL-CE, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), e o primeiro secretário do Poder, deputado Audic Mota(PSB), participarão da abertura do evento, que será marcado pela entrega do Guia Parlamentar, Manual do Gabinete e uma coletânea impressa e em CD com atos normativos, deliberativos e resoluções necessárias ao desenvolvimento do trabalho parlamentar.
Um espaço no Plenário 13 de Maio será reservado para a realização das inscrições do curso preparatório para os novos deputados, que será realizado nos dias 23 e 24 de janeiro. No local, cada parlamentar poderá indicar os assessores que participarão do curso, tendo a opção ainda de fazer o procedimento posteriormente no Departamento de Recursos Humanos.
Nos dois dias, o curso será realizado das 8 horas às 13 horas, nos Auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas da AL-CE. Na ocasião, os Diretores dos Departamentos da Casa vão apresentar e fornecer detalhes sobre o funcionamento de seus respectivos setores aos parlamentares e assessores.
A diretora do DRH, Maria Elenice Ferreira Lima, destaca que os novos parlamentares passarão a conhecer o funcionamento da Casa para que possam cumprir seu mandato “A iniciativa busca instruir os parlamentares que assumem primeiro mandato sobre normas legislativas e administrativas preparando-os para o desempenho de suas funções pelos próximos quatro anos”, afirma a gestora.
Renovação
A Assembleia Legislativa vai passar por uma renovação de 36,95% neste ano. Dos 46 deputados e deputadas eleitos, 15 assumem o mandato pela primeira vez no dia 1° de fevereiro: Acrísio Sena (PT), André Fernandes (PSL), Apóstolo Luiz Henrique (Patri), Érika Amorim (PSD), Fernando Santana (PT), Guilherme Landim (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Nelinho(PSDB), Nezinho Farias (PDT), Patrícia Aguiar (PSD), Queiroz Filho (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Salmito Filho (PDT), Soldado Noélio (Pros) e Vitor Valim (Pros). Já ocuparam cadeiras na Assembleia, em legislaturas anteriores, os deputados eleitos Delegado Cavalcante (PSL), este por duas legislaturas, e Nizo Costa (Patri), como suplente, no atual mandato.
Os deputados eleitos foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 19 de dezembro de 2018, em atividade solene no Centro de Eventos do Estado. Além deles, foram diplomados na ocasião o governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela (PDT), ambos reeleitos e empossados em 1° de janeiro. Também receberam certificados do TRE os senadores eleitos Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Pros), além dos 22 deputados federais eleitos, que assumirão seus mandatos também no próximo dia 1° de fevereiro.
(Foto: José Leomar)