quarta-feira, 15 de maio de 2019

PROJETO QUE PERMITE À OAB PROPOR AÇÃO CIVIL PÚBLICA PASSA NO SENADO

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia.   Participam:  senador Jorge Kajuru (PSB-GO);  senador Eduardo Braga (MDB-AM);  senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP);  senadora Simone Tebet (MDB-MS).  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O projeto de lei que estende ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil a legitimidade para propor ação civil pública foi aprovado nesta terça-feira (14/5) pelo plenário do Senado. O projeto segue, agora, para a Câmara. 
De autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o projeto altera a legislação para estender a legitimidade para a propositura de ação civil pública ao Conselho Federal e aos Conselhos Seccionais da OAB.
Para o autor, a OAB tem papel relevante na "conquista e consolidação do Estado Democrático de Direito". Além disso, de acordo com o parlamentar, o Conselho Federal da OAB foi autorizado pela Constituição a propor ações diretas de inconstitucionalidade e declaratórias de constitucionalidades perante o Supremo Tribunal Federal.