quarta-feira, 15 de maio de 2019

UNIVERSITÁRIOS DE DIREITO DE SOBRAL FAZEM VISITA GUIADA AO TRIBUNAL DE CONTAS DO CEARÁ


Pela primeira vez, universitários do interior do Estado participam do projeto Visita Guiada Cidadã, iniciativa do Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Ceará. Cinquenta acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário INTA – UNINTA, de Sobral, conheceram na terça-feira (14/5), a estrutura física do TCE, acompanharam parte da sessão plenária e assistiram palestra sobre as funções e atividades desenvolvidas pelo órgão. 


Cursando do sexto ao oitavo semestre, os universitários foram recepcionados pelo diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, que os saudou ressaltando a importância da constante aproximação do Tribunal com o meio estudantil, primando pela interatividade e disseminação do controle social dos recursos públicos. Após a palestra sobre as funções constitucionais do órgão, ministrada pelo assessor da Presidência, Juraci Muniz, os alunos conferiram os julgamentos de processos no Pleno.


O presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes, cumprimentou a todos em nomes dos professores que ali estiveram acompanhando os alunos nessa aula de campo. “Sejam todos bem-vindos. É uma alegria tê-los aqui no Tribunal que é a casa de todos. Venham outras vezes, teremos a maior satisfação em recebê-los”.


Para a estudante do 7º semestre, Larissa Pessoa Lobo, a visita trará benefícios em suas atividades acadêmica e profissional. A universitária frisa que “conhecer a dinâmica do Tribunal de Contas traz uma conscientização de que todos nós somos responsáveis pela fiscalização do patrimônio público, que devemos exercer nosso empoderamento como cidadãos”, finaliza.


A professora de Direito, Vivian Godói, ressalta a receptividade do TCE e a importância dos alunos poderem conferir na prática os ensinamentos dados em sala de aula, saindo da teoria.

O diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, celebra a primeira visita de universitários de outro município como um crescimento genuíno do Projeto, que surgiu em 2012, com a intenção de aproximar o TCE da sociedade em geral e do meio estudantil provocando positivamente a consciência cidadã.



Para os interessados em participar do projeto, o agendamento pode ser feito pelo telefone (85) 3488.5915 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.