terça-feira, 31 de março de 2020

BOLSONARO BAIXA O TOM E DIZ QUE "MISSÃO" É SALVAR VIDAS

Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse na terça-feira (31/03), durante pronunciamento em rede nacional, que o governo tem uma missão durante a pandemia do coronavírus: “Salvar vidas sem deixar para trás os empregos“.
O chefe do Executivo ainda afirmou que a obrigação dele “vai além dos próximos meses”. “Minha obrigação como presidente vai para alem dos próximos meses: preparar o Brasil para a sua retomada e reorganizar a economia”, falou.
O presidente apresentou um tom mais moderado que no seu último discurso em rede nacional, quando chamou a pandemia de “resfriadinho” e “gripezinha”. Ele tinha pregado, na época, o fim do que chamou de “confinamento em massa”.
Agora, ele chamou a atual crise de “maior desafio” dessa geração. “O Brasil avançou muito nesses 15 meses, mas agora estamos diante do maior desafio da nossa geração”, afirmou.

BOLETIM SOBRAL

Nenhuma descrição de foto disponível.
Boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Sobral desta terça-feira (31/03), atualizado às 18h10.

TJCE: NOTA OFICIAL SOBRE FAKE NEWS


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) esclarece à sociedade cearense que é falsa e criminosa a divulgação em redes sociais de que magistrados estariam recebendo 15% a mais para trabalharem remotamente de suas residências.
A gratificação a juízes que acumulam funções, prevista expressamente em lei, já é paga desde o fim de 2017, conforme Resolução n° 07/2017, com variação de 5% a 15%, para os casos de acúmulo de funções jurisdicionais. A Portaria n° 534, publicada no Diário da Justiça na última sexta-feira (27/03), é específica para apenas 24 magistrados do Núcleo de Produtividade Remota (NPR).
É imperioso mencionar que o referido grupo de juízes já recebia a citada gratificação desde a criação do Núcleo, no ano de 2019. Ademais, esses 24 magistrados, apesar de representarem apenas um percentual de 5,9% do total de juízes do Estado, já produziram em menos de 1 ano de atuação mais de 50 mil sentenças, auxiliando as mais diversas unidades judiciais de todo o Estado, resultando em um aumento de mais de 200% nas baixas processuais.
O TJCE, portanto, repudia veementemente o comportamento de pessoas que insistem em divulgar e repassar mensagens falsas, aproveitando-se do momento de crise pelo qual o Brasil e mundo estão passando para confundir ainda mais a população e, desde já, afirma que tomará as providências necessárias, acionando a Polícia Civil do Estado do Ceará para que investigue quem são os responsáveis por mais essa onda de Fake News, que atinge não apenas o Poder Judiciário do Estado do Ceará, mas toda a sociedade.
Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Ceará

CORONAVÍRUS: PRORROGADO DECRETO EM SOBRAL ATÉ 06 DE ABRIL

A imagem pode conter: texto que diz "OPERAÇÃO TODOS CONTRA COVID-19 -19 PREFEITO IVO GOMES PRORROGA ATÉ 6 DE ABRIL MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS SOBRAL"
A imagem pode conter: texto que diz "SUSPENSOS Municipais); COMÉRCIO (permitido apenas delivery); BARES; RESTAURANTES (permitido apenas delivery); LANCHONETES, (permitido apenas delivery); TEMPLOS E IGREJAS; PÚBLICOS (Federais, Estaduais EQUIPAMENTOS CULTURAIS; ACADEMIAS DE GINÁSTICA; FEIRAS LIVRES; GALERIAS E CENTROS COMERCIAIS; SHOPPING; LOJAS (permitido apenas delivery); CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS e privados); TRANSPOSTES COLETIVOS URBANOS E DOS DISRITOS; RODOVIÁRIA."
Nenhuma descrição de foto disponível.
Segundo o Decreto N° 2.386, publicado dia 29 de março, postos de combustível podem funcionar das 7h às 19h, inclusive suas lojas de conveniência, ficando proibido o consumo no interior de suas dependências. Táxis com pontos fixos em hospitais ou supermercados, por exemplo, devem utilizar os vidros baixos e ter à disposição álcool em gel 70%. Cabe ao motorista a higiene de suas mãos e das dependências do veículo. Também podem funcionar as oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto de veículos.
As aulas de todas as escolas públicas e privadas no município, desde a creche até o Ensino Superior, permanecem suspensas até 15 de abril. Os alunos cujos pais considerarem que correm risco de desnutrição por não terem acesso à merenda escolar continuarão recebendo os kits de alimentação, conforme calendário estabelecido por cada unidade.
Ainda continuam suspensas as atividades em academias, salas de cinema, museus, equipamentos culturais, Planetário, teatro, estádios, igrejas e equipamentos religiosos, Biblioteca Municipal, Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, Centro de Especialidades Odontológicas e estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes (podem comercializar por delivery). As atividades esportivas oficiais poderão ser realizadas sem a participação de público.
A Prefeitura de Sobral permanece sem atendimento ao público, não sendo afetado o funcionamento dos serviços essenciais, como abastecimento de água, atendimentos de urgência (SAMU e UPA), bem como demais unidades de assistência à saúde, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito. O expediente será interno nos órgãos da Prefeitura.
As pessoas que desembarcarem no município de Sobral provenientes de áreas com incidência comprovada da Covid-19 devem manter-se em isolamento domiciliar por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas.

OPOSIÇÃO EM COREAÚ SE FORTALECE EM ARAQUÉM

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Darcy Gomes e Antonio Tabosa Tabosa, pessoas em pé
(Zé Sampaio em discurso ao lado de ex-aliados)
O alinhavado político produzido pela oposição de Coreaú tem “causado”. A mais recente ação foi à adesão do vereador Zé Sampaio, até então histórico do PSDB, e vereador desde 1992, com liderança sólida no Distrito de Araquém.
“Zezinho”, como é chamado pelos mais próximos e aliados, se filiou ao PDT, dos pré-candidatos a prefeito e vice, Edésio e Erika Cristino, respectivamente, e agora ao lado do histórico pedetista de seu populoso Distrito, vereador Caburé (PDT) dominam quase que absoluta a liderança na terra de festejos animados em Junho, quando comemora Santo Antônio, considerado santo casamenteiro.
O casamento político em Coreaú – nas urnas - sempre precisa de bênçãos e votos da Sede, mas também de grandes Distritos.

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DA CAMPANHA "SOBRAL CORAÇÃO SOLIDÁRIO"



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), está intensificando as ações da campanha "Sobral Coração Solidário", que tem como objetivo arrecadar mantimentos, itens de cesta básica, material de higiene pessoal e de limpeza para a população em situação de vulnerabilidade social.
Quem deseja ajudar, pode deixar sua contribuição em um dos supermercados apoiadores da campanha ou ligar para o número (88) 99800-4577 e informar à equipe (coordenadoria de Direitos Humanos), que vai em domicílio recolher a doação.
Pontos de coleta
Pinheiro Supermercado (Junco e Centro)
Super Lagoa (Campo dos Velhos e Derby)
Assaí Atacadista
Atacadão
Hipermercado Rainha

MISSA NA TV EXPLODE DE AUDIÊNCIA

TV Aparecida passou Rede TV! e Band, emissora só perdeu pra Globo e SBT

Dom Orlando
Com a impossibilidade de comparecerem às igrejas e a necessidade de rezarem pela saúde, frente à pandemia do Covid-19, os brasileiros buscam participar das celebrações católicas pela TV. Essa nova realidade se reflete no aumento dos índices de audiência.
No último domingo, a TV Aparecida conquistou uma excelente posição no ranking geral das emissoras abertas na Grande São Paulo. Segundo dados da Kantar Ibope Media, a “Missa de Aparecida” ficou em terceiro lugar isolado.

Exibida das 07h59 às 09h01, a celebração presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, obteve a média de 1,35 de audiência, pico de 2,04, share de 4,60 e alcance de 2,42 pontos. Foram 200.510 mil indivíduos ligados na “Missa de Aparecida”, na praça paulistana no dia em análise.

PROPOSTAS PARA ADIAR ELEIÇÕES GANHAM FORÇA ENTRE SENADORES

As propostas legislativas de adiamento das eleições municipais de 2020 para 2022, devido à pandemia de coronavírus, têm ganhado força entre senadores. Um deles é o líder do PSL, senador Major Olimpio (PSL-SP), que defende a unificação dos pleitos federais, estaduais e municipais, evitando-se os gastos com as campanhas eleitorais deste ano. A economia esperada, segundo o senador, seria de até R$ 1,5 bilhão, além dos recursos do fundo eleitoral, que não seriam utilizados. 
Major Olimpio, que chegou a enviar ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo o adiamento das eleições, deve apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) nesse sentido. Em debate transmitido pelas redes sociais na sexta-feira (27), o senador destacou que o momento pede união.
“É hora de união e não de eleição. Fazer as eleições este ano gerará um grande risco à saúde pública, bem como um grande desperdício de bilhões de reais de dinheiro público, que pode ser destinado ao suporte à população na luta contra o coronavírus”, destacou. 
No domingo (29), o senador Elmano Ferrer (Podemos-PI) disse estar reunindo esforços para a viabilização de outra PEC, de sua autoria, também com vistas à realização de eleições gerais em 2022. Por meio de sua assessoria, ele ressaltou a situação de calamidade pública no país, com todas as atenções voltadas para o combate ao coronavírus. Ele defende que a verba das campanhas eleitorais seja destinada a estados e municípios na luta contra a covid-19. 
“Além de permitir concentrarmos todos os esforços no combate à epidemia, esta medida trará benefícios para os cofres públicos. Esse é o momento para que as eleições se tornem coincidentes no Brasil” – ponderou. 

Senadores pediram ao TSE o adiamento das eleições e querem apresentar PECs para formalizar a mudança de data

PECs

Para uma PEC ser apresentada, o senador deve colher assinaturas de outros 26 parlamentares. Além das propostas que Major Olimpio e Elmano Ferrer pretendem protocolar, há outras proposições em análise no Senado que pedem a unificação das eleições federais, estaduais e municipais. A mais recente (PEC 143/2019) é do senador Luiz do Carmo (MDB-GO), que muda a duração do mandato dos prefeitos e vereadores eleitos em 2020 para viabilizar a coincidência geral dos mandatos a partir de 2026. 
Seguindo o mesmo entendimento, senadores como Luis Carlos Heinze (PP-RS), Ciro Nogueira (PP-PI) e Mailza Gomes (PP-AC) se pronunciaram nas redes sociais. Para Ciro, o adiamento das eleições seria um “ato humanitário” que poderá salvar milhares de vidas, com o uso de cerca de R$ 8 bilhões no enfrentamento à covid-19. Já Mailza afirmou que, em vez de campanha eleitoral, o tempo é de união de esforços e de atenção das autoridades voltada unicamente às medidas de combate e enfrentamento ao coronavírus no país. 
“O momento agora não é de pensar em eleições, e sim, de isolamento e de buscarmos soluções para enfrentarmos essa pandemia. Saúde das pessoas em primeiro lugar”, escreveu.

BOLSONARO DIZ QUE MORO É EGOÍSTA E NÃO AJUDA COM CORONAVÍRUS


O presidente Jair Bolsonaro está irritado com a postura do ministro da Justiça, Sergio Moro, em relação à crise do coronavírus. No final de semana, o mandatário da República disse a interlocutores que Moro é “egoísta” e não está atuando para defender os seus posicionamentos no enfrentamento às medidas restritivas dos estados e municípios para controle da Covid-19. Bolsonaro, segundo o Estado apurou, reclama de estar desassistido juridicamente.
A irritação do presidente já é sintetizada em uma montagem que circula em grupos de WhatsApp bolsonaristas e mostra o ministro da Justiça em três versões. Na primeira foto, Moro está com uma máscara na boca. Na segunda, a proteção cobre os olhos. Na terceira, duas máscaras tapam os ouvidos.
No fim de semana, em conversa com interlocutores, Bolsonaro criticou a postura do ex-juiz da Operação Lava Jato ao dizer que o ministro “só pensa nele” e “não está fazendo nada” para ajudar o governo na batalha que o presidente trava com os governadores.

NORMA MUNICIPAL PODE PREVALECER SOBRE ESTADUAL

Câmara de Taubaté - Legislação municipal deverá indicar órgão ...
SAÚDE X ECONOMIA
Na competência concorrente, prevalece a norma de maior abrangência, em face dos interesses maiores da nação e do efeito integrador. Dessa forma, o direito à saúde se sobrepõe à atividade econômica. Com base nesse entendimento, o desembargador Orlando de Almeida Perri, plantonista do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, definiu que os parâmetros dispostos em um decreto municipal podem se sobrepor aos de outro decreto, estadual, que apresentava fundamentação divergente.
O contexto da decisão é o crescimento exponencial do número de casos do coronavírus. O desembargador considerou que, embora haja enorme preocupação com a economia do país e a preservação de empregos (fundamento que baseava o decreto estadual), estes não podem se sobrepor ao direito à vida, que, neste momento, exige medidas mais restritivas à circulação de pessoas, sendo recomendado o isolamento social, principalmente da população idosa (como previa o decreto municipal).
Assim, o desembargador concedeu liminar proibindo o funcionamento de shoppings, galerias e lojas de departamento em Cuiabá durante a pandemia do coronavírus.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Jo 8,21-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

CORONAVÍRUS: CÂMARA FEDERAL TERÁ SESSÃO VIRTUAL NESTA TERÇA-FEIRA

Ordem do dia.
O Plenário da Câmara dos Deputados poderá votar nesta terça-feira (31) propostas de combate ao coronavírus (Covid-19), em sessão marcada para as 18h40. A votação ocorrerá por meio do sistema de deliberação remota.
Até o momento, a pauta inclui dois projetos de lei já aprovados pelos deputados e que retornaram à Câmara após terem sido modificados no Senado:
o Projeto de Lei Complementar (PLP) 232/19, que libera estados e municípios para usarem saldos de repasses do Ministério da Saúde de anos anteriores em serviços de saúde diversos dos previstos originalmente; e
o PL 668/20, que proíbe a exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate do coronavírus enquanto perdurar a pandemia.
Contratos da agricultura
Também poderá ser votada a Medida Provisória 903/19, que autoriza o Ministério da Agricultura a prorrogar, por dois anos, 269 contratos temporários de médicos veterinários que foram aprovados em processo seletivo público, em 2017.

APÓS TWITTER, FACEBOOK E INSTAGRAM APAGAM VÍDEO DE BOLSONARO


Um dia depois de o Twitter ter apagado duas postagens feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Facebook e o Instagram fizeram o mesmo. Nesta segunda-feira (30/03), ambas as redes sociais retiraram um vídeo em que o presidente passeia por algumas localidades de Brasília nesse domingo (29/03).
A postagem foi deletada, segundo informou o Facebook, por provocar “desinformação” em relação às práticas necessárias durante a pandemia de coronavírus.
Bolsonaro fez duas publicações nas redes sociais exibindo imagens de quando foi a uma farmácia e a uma padaria no Sudoeste, em Brasília, ao Hospital das Forças Armadas (HFA) e ao centro de Ceilândia e Taguatinga, regiões administrativas do Distrito Federal.
Nas gravações compartilhadas na rede social, Bolsonaro falava sobre o sucesso no uso de cloroquina contra o coronavírus e contra o isolamento social.

GOVERNO ANUNCIA PACOTE DE MEDIDAS ECONÔMICAS PARA AUXÍLIO A EMPRESAS E MANUTENÇÃO DE EMPREGOS

Governador Camilo Santana atendeu as demandas do setor produtivo do Ceará, após reunião com FIEC, Fecomércio, CDL, FAEC e Sindiônibus
Após mais um dia de reuniões com secretarias estaduais (planejamento, segurança, saúde, desenvolvimento econômico), e o setor produtivo do Estado, o governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou uma série de medidas tomadas para aquecer a economia e, consequentemente, ajudar a proteção dos empregos. Além disso, informou sobre a continuidade de questões estruturantes da saúde, como a compra de insumos e o seu recebimento.
O governador destacou que seu estilo sempre será o do diálogo, e para garantir o emprego das pessoas, Camilo Santana se reuniu com o setor social e produtivo do Ceará para ouvir suas sugestões e demandas – FIEC, Fecomércio, CDL, FAEC, Sindiônibus, entre outras instituições. “Atendendo uma demanda do setor econômico do Estado, tomamos uma série de medidas a pedido do setor produtivo. Não só para mitigar os efeitos da crise econômica por conta do coronavírus, que ocorre não apenas aqui no Ceará, mas no mundo inteiro. Tudo para garantir o emprego das pessoas”.
“Todas essas medidas foram feitas para facilitar a vida das empresas, para que elas possam garantir os seus negócios, e de consequentemente chegar ao objetivo maior, que é garantir o emprego dos funcionários nesse período. Muitas empresas já estão dando férias coletivas, ou antecipando as férias, outras negociando com o trabalhador, e tudo isso é fundamental que aconteça. Esse é um momento de união de todos. O mundo inteiro está perdendo, por isso esse é um momento de solidariedade, de um esforço grande para protegermos a economia, o emprego, e principalmente, proteger aqueles mais vulneráveis no Ceará,” acenou o governador.

Auxílio emergencial

Camilo disse que conversou com o presidente do senado, Davi Alcolumbre, perguntando sobre a votação do auxílio emergencial do governo federal, e o mesmo garantiu que será votado ainda nesta segunda-feira (30), e em seguida mandado para publicação imediata no Diário Oficial. “Ressaltei com o senador a importância em dar rapidez ao projeto, e para que possa entrar em vigor o mais rápido possível. O projeto cria o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses para pessoas que estão com renda comprometida, especialmente autônomos. Pelo projeto, as mães que são chefes de família podem receber até duas cotas do auxílio, totalizando R$ 1,2 mil”, disse o governador.
Camilo lembrou ainda que, para se ampliar a ajuda social a quem mais precisa no Ceará, foi determinada pelo Governo do Ceará a suspensão da conta de água para 338 mil famílias baixa renda por três meses, a suspensão da taxa de contingência em Fortaleza e RMF pelo mesmo período, além de antecipar o pagamento do benefício do Cartão Mais Infância para quase 50 mil famílias carentes.

R$ 245 milhões contra o coronavírus

Camilo destacou que há um problema muito grande no mundo inteiro no que diz respeito a entrega de equipamentos e insumos de saúde, e que estão tentando agilizar o mais rápido possível a chegada dessas compras. “Já liberamos um total de R$ 245 milhões em equipamentos, EPIs – que são os equipamentos de proteção individual dos profissionais de saúde – e insumos para o enfrentamento contra o coronavírus. Tudo isso vai se tornar uma reestruturação da nossa saúde pública, não apenas na Capital, mas em várias cidades do interior, em ações muito bem coordenadas com as secretarias municipais de saúde. Quero deixar esse registro de parabéns aos prefeitos, o interior está se preparando, se reestruturando para continuar com o combate ao coronavírus”, apontou o governador.

Ações coordenadas

“Aqui no Ceará nossas ações sempre são coordenadas, e insisto em dizer que assim como no Estado, as ações também precisam ser coordenadas a nível de União, no Brasil. Na minha conversa com o presidente do senado, deixei registrado a minha preocupação com essa falta de alinhamento das ações a nível nacional. Além de todas as ações de enfrentamento ao coronavírus, com a prioridade absoluta para salvar vidas, farei tudo o que estiver ao meu alcance para minimizar os impactos econômicos para a população, principalmente a quem mais precisa”.

Doação de R$ 10 milhões

Camilo comemorou também o fato da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), através do Ministério Público do Estado (MPCE), aprovar junto ao conselho estadual de gestor, uma doação de R$ 10 milhões do fundo de defesa dos direitos difusos para a secretaria de saúde no combate ao coronavírus no Ceará. “Foi aprovado pelo conselho, eu modifiquei a rubrica do orçamento do Estado, e eu quero agradecer aqui atitude ao procurador Manuel Pinheiro e a todos que fazem o MPCE, por esse ato importante de solidariedade com o povo cearense”, celebra Camilo.

Denuncie abusos econômicos

“Estou indignado com o abuso do poder econômico em alguns casos, que vem aumentando fortemente o preço de alguns produtos no Ceará. Isso é crime, por favor denunciem ao DECOM no 0800-275-8001. Se alguém estiver querendo cobrar um preço abusivo, vamos denunciar. E faço um apelo, esse é um momento de solidariedade e não de exploração, vamos dar o rigor da lei para punir”, alertou o governador.

Fake News

“É um absurdo que vem acontecendo aqui. E as pessoas começam a acreditam, pois é um momento muito delicado, em meio a pandemia no Estado, mas também no Brasil. Falando mais especificamente daqui do Ceará. Para quem não sabe, disseminar notícias falsas é crime, e tudo que está sendo disseminado aqui no Ceará nós estamos encaminhando para que a polícia investigue e puna. Crime previsto no artigo 340 do código penal, com penas de até seis meses e multa. Que fique avisado para quem está produzindo Fake News, isso é crime e está sendo investigado, um por um”, garantiu Camilo.

Mais ações e foco no confinamento

“Hoje é o primeiro dia de renovação do nosso decreto, e nessa semana deverei anunciar mais uma série de ações importantes aos cearenses. Registrar que a Sesa contabilizou até agora 382 casos confirmados, com cinco óbitos. Tenho conversado com nossa equipe técnica da importância do isolamento social, de primeiro de evitar a velocidade da curva de contaminação, o que tem nos permitido deixar o sistema público de saúde preparado para atender a demanda. Já temos o Hospital Leonardo Da Vinci funcionando e atendendo exclusivamente a pacientes do covid-19, já autorizei R$ 245 milhões em compras de equipamento e insumos para os municípios. Compramos 350 mil testes rápidos, e vamos continuar a nossa estratégia de testar muito, por isso que temos um grande numero de casos, e vamos continuar firme com ossos planos de combate ao coronavírus”, listou o governador.

Esperança e fé

“Reafirmo aqui meu compromisso de trabalhar 24 horas por dia para combater o coronavírus no Ceará. Aos 9 milhões de cearenses, tudo que eu puder fazer para minimizar o sofrimento, pode contar comigo. Vamos enfrentar isso juntos, é uma crise mundial, e estamos dando prioridade às pessoas, pois o mais importante é salvar vidas. Continuamos unidos, cada um na sua casam, mas juntos, que na fé e esperança de que isso vai passar”, finalizou Camilo.

CORONAVÍRUS: SENADO APROVA AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600


Senadores durante votação remota nesta segunda-feira
O Plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (30) o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais de baixa renda durante a pandemia do novo coronavírus. A medida durará, a princípio, três meses, mas poderá ser prorrogada. O projeto recebeu 79 votos favoráveis, unanimidade entre os senadores que participaram da sessão, e segue agora para a sanção presidencial.
O benefício será destinado a cidadãos maiores de idade sem emprego formal, mas na condição de trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) ou contribuintes da Previdência Social. Também é necessário ter renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total, além de não ser beneficiário de outros programas sociais ou do seguro-desemprego.
O valor poderá ser acumulado por até dois membros de uma mesma família, chegando a R$ 1.200. Depois da sanção, o início dos pagamentos dependerá de regulamentação do Poder Executivo.

GRENDENE VAI PRODUZIR E DISTRIBUIR 250 MIL KITS DE PROTEÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE




(Doações serão destinadas incialmente às cidades onde a Grendene tem operações, para ações de controle da pandemia de covid-19)

A Grendene, consciente de sua responsabilidade em apoiar as comunidades em que atua e da importância de colaborar com medidas de enfrentamento ao covid-19, doa kits de proteção para profissionais de saúde para as secretarias de saúde dos estados do Ceará e Rio Grande do Sul, iniciando nas cidades de Sobral (CE) e Farroupilha (RS) onde estão localizadas as unidades que produzirão os materiais, estendendo para demais cidades dos estados conforme critérios das respectivas secretarias de saúde.

Serão distribuídos 250 mil kits, compostos por jaleco, touca, protetor para pés e máscaras faciais. As primeiras entregas já aconteceram nesta segunda-feira, dia 30 de março. “Trabalhamos todos os dias para gerar um impacto social positivo e entendemos que neste momento esse compromisso deve ser reforçado”, afirma Luiz Antônio Moroni, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

“A cooperação de todos os setores da sociedade é essencial para que possamos vencer situações desafiadoras como as que enfrentamos”, diz Moroni. “Temos profundo respeito e admiração pelos profissionais de saúde e esperamos que, com essa iniciativa, possamos contribuir para que sigam com esse trabalho tão essencial.”

PREFEITO DE URUOCA DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE, MAS MANTÉM SHOW DE LÉO SANTANA


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e barba
O prefeito de Uruoca, Kilsen Aquino, é uma contradição ambulante. Ao mesmo tempo em que decretou Estado de Calamidade contra o coronavírus, ele manteve o show de Léo Santana para as festas juninas — ou seja, multidão, o que pode fazer com que haja uma contaminação geral na cidade.
Além disso, Kilsen demitiu em massa funcionários temporários, logo em um período em que todos precisam mais do poder público. O prefeito, para justificar a canetada, comprometeu-se a distribuir R$ 500 mil para as famílias de Uruoca, sendo R$ 150 para cada núcleo. Vale ressaltar que a entrega será feita em dinheiro vivo.
Em tempo
Kilsen sabe que estamos em ano eleitoral e que isso pode ser visto com outros olhos?
Em tempo II
Por que dinheiro e show são as prioridades de Kilsen em ano eleitoral?
Em tempo III
Kilsen decretou Estado de Calamidade por que há dispensa de licitação?
Em tempo IV
Até agora, nenhum caso de coronavírus foi registrado no município, mas com as atitudes do prefeito, isso pode mudar rápido.

(Fonte: Ceara News 7)

PROGRAMA DA PREFEITURA DE URUOCA, COM DISTRIBUIÇÃO DE DINHEIRO EM ESPÉCIE, É ALERTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Um decreto do prefeito de Uruoca, Kilsem Aquino (PDT), que institui o Programa Supera, pode parar na Justiça Eleitoral: com a justificativa de que, com a pandemia de coronavirus, o Município precisa dar apoio às famílias mais pobres, Kilsem anunciou a distribuição, em espécie, por mês, do valor de R$ 150,00 para pessoas de baixa renda.
O decreto especifica que o dinheiro será entregue em mãos. O benefício será pago nos meses de abril, maio e junho e, de acordo com o decreto municipal, terá um custo global de R$ 500.000,00. Se dividido o valor por três meses, a previsão é de que, mensalmente, uma média de 1.100 pessoas, entre os 13.000 moradores do Município, recebam o benefício.
O Programa Supera, com dinheiro em espécie, é o primeiro nesse modelo entre as 184 cidades do Ceará, daí a ameaça de gerar questionamentos do Ministério Público Estadual e da própria Justiça Eleitoral uma vez que, em muitos municípios, estão em movimento as articulações para definição de pré-candidatos a prefeito e a vereador nas eleições de 2020.
O decreto, que institui a situação de calamidade pública e disciplina as condições de funcionamento do ‘’Programa Supera, Em Casa eu Cuido, Em Casa Eu Salvo’’, está publicado na edição do Diário Oficial do Município do dia 25 de Março e estabelece os critérios e condições para as famílias de baixa renda serem contempladas com o pagamento mensal de R$ 150,00.
O decreto (confira íntegra aqui) tem vigência até o dia 31 de dezembro, o que permite, nesse período, a administração dispensar licitações em compras de produtos e equipamentos e contratação de serviço em função do quadro de pandemia do coronavírus. O Município não tem, nesse momento, nenhum registro de teste positivo para a Covid-19.


(Site Ceara Agora)

REI TAILANDÊS FAZ QUARENTENA COM 20 MULHERES NA ALEMANHA

O rei da Tailândia escolheu uma maneira nada recomendada para fazer sua quarentena como medida preventiva à pandemia de covid-19Rama X, como é conhecido em seu país, está passando uma temporada em um hotel de luxo na região alemã dos Alpes na companhia de 20 concubinas. A atitude vem sendo criticada duramente pelo povo tailandês.
Segundo o jornal alemão Bild, Maha Vajiralongkorn, nome oficial do monarca de 67 anos, conseguiu uma autorização especial para alugar todo o Grand Hotel Sonnenbichl, na cidade de Garmisch-Partenkirchen. A região das montanhas da Baviera é conhecida por suas belezas naturais, principalmente na atual estação europeia da primavera.
A alegação para que ele conseguisse a autorização, mesmo com a Alemanha adotando medidas de confinamento social contra o coronavírus, foi que a comitiva do rei forma um grupo homogêneo, sem flutuação de pessoas. No entanto, 119 integrantes do grupo já foram mandados de volta à Tailândia por suspeita da covid-19.
Para aumentar a revolta do seu povo, não se sabe se ele levou suas quatro esposas para a quarentena. Por tudo isso, milhares de tailandeses têm se arriscado a criticar o rei nas redes sociais. No país asiático, quem insulta o rei pode ser condenado a até 15 anos de prisão.

BANCADA FEDERAL CEARENSE DESTINA R$ 212,8 MILHÕES PARA A SAÚDE


A Bancada Federal Cearense decidiu destinar a totalidade das emendas para a saúde. O montante chega R$ 212.857.558,00*. Desse total *R$ 181.165.339,71 serão destinados para o combate ao Covid-19, mais R$ 16.414.653,80 para atendimentos de média e alta complexidade (MAC) e R$ 15.277.466,30 para a atenção básica da saúde (PAB).
Os recursos do Coronavírus serão destinados para as prefeituras e para o Governo do Estado para as despesas de custeio.
A definição para a destinação das emendas para a saúde aconteceu durante duas reuniões da bancada federal cearense realizadas por meio virtual e foi possível a partir da autorização da Secretaria de Governo da Presidência da República devido à pandemia.

MASSAPÊ: UMA TONELADA DE CESTAS BÁSICAS SÃO DISTRIBUÍDAS PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS FORTES CHUVAS NO RIO CONTENDAS


Neste último final de semana, sábado e domingo, respectivamente, famílias atingidas pelas enchentes no rio Contendas foram beneficiadas com 100 (cem) cestas básicas. A ação foi tomada pelo senhor Zezinho Albuquerque, Secretário das Cidades, que comprovou a situação muito difícil, causada pelas fortes chuvas a ponto de deixarem povoações ribeirinhas desabrigadas na cidade.
O deputado estadual adquiriu as cestas, com apoio e parceria da Cruz Vermelha que tem o senhor Alan Damasceno, presidente da Entidade.
Com o monitoramento da Igreja e da Ematerce, representadas pelo Reverendíssimo Padre Marcos Neves de Oliveira – administrador paroquial - e de Pedro Máximo Neto, Gerente Regional do órgão na Zona Norte, ficaram responsáveis pelo cadastro e entrega das famílias afetadas pela inundação.
Ações bem-sucedidas como essas são louváveis e que sirvam de exemplos para que outros também façam a sua parte.
(Por Aldênis Fernandes)

GRANJA - PREFEITA DETERMINA COMPRA DE 4 MIL CESTAS BÁSICAS COM RECURSOS PRÓPRIOS PARA AJUDAR FAMÍLIAS CARENTES


O Município de Granja, com recursos próprios e reservas de contingência, adquiriu 4 mil cestas básicas que serão destinadas às famílias em situação de insegurança alimentar ligada a vulnerabilidades sociais, uma vez que o Estado vive momento de isolamento social em função do combate ao novo Coronavírus e a situação pode agravar as necessidades famílias. 
 Receberão as cestas básicas as famílias devidamente identificadas e cadastradas no banco de dados da Vigilância Socioassistencial, considerando os critérios que contemplam a Lei Federal nº 8.742/1993. Além disso, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social do municípios segue atuando a fim de preservar as prerrogativas da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
Assistência Social segue atuando
Seguem em funcionamento os equipamentos da Assistência Social (de 8h às 14h, de segunda à sexta), com atendimento majoritariamente remoto, mas mantendo o atendimento presencial para situações excepcionais, submetidos aos cuidados apontados pelos órgãos de saúde para reduzir a circulação de pessoas e evitar aglomeração nos equipamentos.
O agendamento para atendimento no domicílio, levando em conta a excepcionalidade do atendimento presencial, deve ser feito pelo telefone de cada unidade. 


CRAS - José Garcez Rocha - Rua Carlos Dias, nº 47 – Bairro de Fátima - (88) 3624-0352.

CRAS -José Frota Viana - Rua Boca do Acre, s/n – Bairro São Pedro - (88) 3624-0334.

CREAS - Rua Dr. João Pessoa, s/n – Centro - (88) 3624-1372.

CADASTRO ÚNICO - Rua Clóves Dias, 75 – Bairro Prado - (88) 3624-1156.

CONSELHO TUTELAR - Rua Dr. João Pessoa – Centro - (88) 3624-1332 - 99716-8623.

SMTAS - Rua Tiago Ribas, s/n, Centro - (88) 3624-1157.

Com informações,Janaina Flor

PARTIDO PROGRESSISTAS SE FORTALECE NA CÂMARA DE FORTALEZA


Vereador Benigno Junior fala sobre o Senac Reference - YouTube
(Com mais de 9 mil votos na eleição de 2016, Benigno Júnior é um dos nomes que ingressaram no PP)
Em meio à crise do novo coronavírus as discussões políticas seguem a todo vapor na Câmara Municipal de Fortaleza. Visando se fortalecer para o pleito deste ano, partidos estão buscando vereadores com chances reais de eleição durante as disputas eleitorais.
Progressistas (PP) é uma dessas legendas, que, apesar de, atualmente, não ter um só representante na Casa deve se fortalecer e se tornar a segunda maior agremiação no legislativo da Capital cearense.
A política segue sua dinamicidade. Há cerca de duas semanas, o PP perdeu seu único representante na Casa, o vereador Eron Moreira, que migrou para o PDT. No entanto, o partido já mantinha diálogo com outros parlamentares, objetivando ter representantes em ao menos 10% das cadeiras do legislativo.
Depois de muita conversa com os vereadores Benigno Júnior, do PSD, “Bá”, do PTC, e Emanuel Acrízio, do PRP, o partido conseguiu atrair o trio. A legenda ainda segue diálogo com outros vereadores, e espera filiar, até a próxima semana, José Freire e Frota Cavalcante, ambos atualmente no Patriotas.
Caso consiga filiar todos esses parlamentares, o partido se consagra como a segunda maior força da Câmara Municipal de Fortaleza, atrás apenas do PDT. O Progressistas buscou parlamentares com votação mediana, com votação entre 5 mil e 7 mil sufrágios. Destoa deste número Benigno Júnior, que obteve mais de 9 mil votos no pleito de 2016.
Com o ingresso da vereadora Bá no Progressistas, e de Cláudia Gomes no Democratas (DEM), o PTC deixa de existir na Câmara Municipal de Fortaleza. O PRP de Emanuel Acrízio é outra legenda que vai desaparecer, uma vez que Marília do Posto já fechou questão com o PSB.
O PSD é outra agremiação que poderá deixar de existir, caso Márcio Cruz ingresse no PDT. O parlamentar, porém, até o momento, está relutante em deixar os quadros da legenda, ainda que o presidente estadual do partido, Domingos Filho, tenha dito ao Blog do Edison Silva que tanto Cruz quanto Benigno Júnior não atuavam como membros do grêmio.
Quem se fortalece:
PP
Perde representantes:
PTC, PRP
Pode perder representantes:
PSD
(Blog do Edson Silva)