quarta-feira, 26 de maio de 2021

CEARÁ INICIA QUARTA FASE DA VACINAÇÃO COM A CHEGADA DE NOVO LOTE DE IMUNIZANTES


Chegou ao Ceará, agora de madrugada, o 28º lote de vacinas contra Covid-19. Neste envio, o Estado receberá 231.500 da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, de acordo com relatório enviado pelo Ministério da Saúde. 

Seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) este lote será destinado à 4ª fase da campanha de vacinação, com aplicação de primeira dose. 

Como é feito a cada lote, as vacinas são distribuídas de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas depois de sua chegada à Capital. A logística de distribuição dos imunizantes é operacionalizada pela Sesa, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). 

São oito rotas, sendo cinco aéreas, que levam os imunizantes às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto às secretarias municipais de Saúde. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada um dos municípios. 

O controle do repasse das remessas visa cumprir as diretrizes de destinação das doses, evitando que D2 seja utilizada como D1, e garantir o acondicionamento dos imunizantes da forma recomendada quando para uso não imediato. 

O governador Camilo Santana comentou a logística já preparada para a distribuição dos imunizantes para os municípios cearenses.