sexta-feira, 28 de maio de 2021

CIDADES COM BAIXA DEMANDA PODEM VACINAR CONTRA COVID POR IDADE


A Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por gestores municipais, estaduais e federais, aprovou, nesta quinta-feira (27/5), a vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, em ordem decrescente. No entanto, isso só poderá ser feito quando municípios tiverem queda na procura pela imunização e garantia de vacinas para os demais grupos prioritários.

Além disso, foi decidido que, paralelamente, o grupo de trabalhadores da Educação terá um percentual definido a cada remessa de vacina.

De acordo com a operacionalização do Ministério da Saúde, está sendo vacinado agora o grupo de comorbidades. Apesar disso, alguns estados e municípios já começaram a imunizar pela faixa etária, mesmo com a demanda alta. Entre os estados que anunciaram a mudança estão: São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a nova orientação, a liberação da vacinação a partir dos 59 anos deverá seguir os percentuais a serem acordados. A medida visa desburocratizar e agilizar a vacinação. Também evita que imunizantes fiquem estocados.