terça-feira, 25 de maio de 2021

CONSÓRCIO CONECTAR ACIONA EMBAIXADA AMERICANA POR VACINAS

O Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras e a Frente Nacional de Prefeitos registraram no dia 18 de maio novo ofício reiterando ao embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, a solicitação de apoio e doação de vacinas para o combate e o enfretamento à COVID-19 no país.

O pedido emergencial acontece após o anúncio do presidente Joe Biden de que os Estados Unidos farão a doação 20 milhões de vacinas a outros países, até o fim de junho, além das 60 milhões de doses previamente anunciadas.

Gean Loureiro, presidente do Conectar e prefeito de Florianópolis/ SC, acredita que os municípios estão habilitados para o recebimento das doações por meio do Consórcio. “Além de estar apto a efetivar a compra de imunizantes, o Conectar também pode receber doações de vacinas, de acordo com seu regramento originário. O Consórcio representa o protagonismo das cidades neste momento em que todos precisam somar esforços para garantia da celeridade do Plano Nacional de Imunização”, explica. O Consórcio Conectar está amparado na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deliberou pela possibilidade de os entes subnacionais centralizarem a aquisição de vacinas contra a COVID-19.