terça-feira, 11 de maio de 2021

PREFEITURA DE SOBRAL INICIA OPERAÇÃO DO PÁTIO DE COMPOSTAGEM E DESTINA ADEQUADAMENTE 100 TONELADAS DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NO MÊS DE ABRIL

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), recolheu, no mês de abril, 100 toneladas de resíduos orgânicos que foram devidamente destinados ao pátio municipal de compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Todo esse material deixará de ser aterrado e terá uma destinação adequada.

A operação piloto do pátio de compostagem teve inicio em fevereiro deste ano. O equipamento auxilia na disposição final adequada de resíduos, compondo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A compostagem (técnica aplicada para estimular a decomposição de materiais orgânicos) visa o descarte e o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados pela poda urbana e também dos materiais coletados do Mercado Público Municipal, na área de hortifruti.

A iniciativa visa cumprir os acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos.

O composto produzido no pátio será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais.

De acordo com Carlos do Calisto, secretário da Conservação e Serviços Públicos, a operação do pátio de compostagem reforça o compromisso de Sobral com a gestão dos resíduos e na implantação da coleta seletiva dos materiais orgânicos. “Estamos seguindo a nossa política municipal de resíduos sólidos, onde o material produzido é muito importante, pois será reaproveitado de maneira correta na manutenção de espaços verdes e na produção de mudas”, ressalta o secretário.