segunda-feira, 24 de maio de 2021

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL COMPLETA 96 ANOS DE ATENÇÃO E CUIDADO À POPULAÇÃO


"Prestar assistência e formação em saúde com alto padrão de qualidade, humanização, segurança e sustentabilidade" é a missão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral que há 96 anos é referência para Sobral e Região Norte do estado do Ceará ofertando todos seus serviços a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde sua fundação, o hospital conseguiu reunir à sua volta pessoas dedicadas a cuidar da saúde do próximo e hoje conta com mais de 2 mil colaboradores e uma gestão hospitalar que nos últimos dois anos tem conseguido apresentar uma evolução significativa na qualidade e segurança da assistência prestada, tendo sempre como foco o paciente.

Histórico

Idealizada e inaugurada pelo primeiro bispo da diocese de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral abriu suas portas no dia 24 de maio de 1925. O Hospital realiza atendimentos clínico-cirúrgicos e procedimentos que necessitam de alta tecnologia, como neurocirurgia, oncologia, terapia intensiva, terapia renal substitutiva e transplante de córneas. A instituição oferece desde sua fundação auxílio espiritual cristão, por meio das Religiosas Filhas de Sant’Ana a todos que necessitam de atenção hospitalar.

A Santa Casa se desenvolveu e garantiu mais oportunidades de atenção e cuidado à população. Das inúmeras necessidades que surgiram no hospital, nasceram outras unidades. O Hospital do Coração e o Visconde Hotel e Restaurante colaboram com as despesas que as verbas do SUS não conseguem custear. A Santa Casa também mantém uma parceria com o Abrigo Sagrado Coração de Jesus e Casa Viva a Vida.

Desde 2007, a Santa Casa tornou-se um hospital de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, contribuindo decisivamente para a formação de mais de 10 profissões da saúde e oferecendo nove Programas de Residência Médica, dois Programas de Residência Multiprofissional, em parceria com instituições de ensino superior e, recentemente em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, a Residência Multiprofissional em Cancerologia.