quarta-feira, 26 de maio de 2021

SOBRAL RECEBE A OPERAÇÃO A POSTOS, VISANDO REPRIMIR HOMICÍDIOS E ROUBOS NO MUNICÍPIO

Os órgãos de segurança do Estado realizaram em Sobral, durante dois dias (24 e 25 de maio), a primeira edição da Operação Apostos no interior do Ceará.  As forças de segurança estiveram no município, com o objetivo de combater as ações criminosas referentes aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

O aparato mobilizado envolveu mais de 100 profissionais, cães farejadores da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil, além de 23 viaturas, uma van, uma ambulância, 17 motos, um carro de reboques e um helicóptero. “É importante destacar que essa operação é realizada com base em estudos que são desenvolvidos pela Secretaria da Segurança Pública, onde são apontados locais onde se deve intensificar a atuação das forças de segurança como um todo”, destacou a secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite. 

O trabalho se concentra em abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais; cumprimento de mandados de prisão; monitoramento de suspeitos; fiscalização e verificação da regularidade de sucatas; e barreiras para a abordagem de veículos. 

Nesses dois dias, mais de 700 pessoas foram abordadas e cerca de 100 veículos foram verificados; foi apreendido um revólver calibre 32 municiado; foram apreendidas duas motocicletas roubadas, 35 motocicletas apreendidas pelo Detran, além de 71 infrações de trânsito lavradas. Também foram mapeadas ruas com muros pichados, que tiveram seus conteúdos apagados.  

A Operação Apostos, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), contou com a participação, além da Guarda Civil Municipal de Sobral, da Coordenadoria de Inteligência (Coin), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).