sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CAMILO EXONERA SECRETÁRIOS E CONFIRMA QUE ATO É PARA EVITAR DESCONUIDADE DAS AÇÕES DE GOVERNO

 


O Diário  Oficial, publicado no final da noite desta quinta-feira, 30, trouxe as seguintes exonerações a pedido:     

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR,a Pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei no 9.826, de 14 de maio de 1974, FRANCISCO DE ASSIS DINIZ, do cargo de provimento em comissão de Secretário do Desenvolvimento Agrário, integrante da estrutura organizacional da(o) SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO , a partir de 31 de Dezembro de 2021. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Fortaleza, 30 de Dezembro de 2021. Camilo Sobreira de Santana

*** *** ***

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR,a Pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei no 9.826, de 14 de maio de 1974, INACIO FRANCISCO DE ASSIS NUNES ARRUDA, do cargo de provimento em comissão de Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, integrante da estrutura organizacional da(o) SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR, a partir de 31 de Dezembro de 2021. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Fortaleza, 30 de Dezembro de 2021. Camilo Sobreira de Santana

*** *** ***

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR,a Pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei no 9.826, de 14 de maio de 1974,CARLOS MAURO BENEVIDES FILHO, do cargo de provimento em comissão de Secretário do Planejamento e Gestão, integrante da estrutura organizacional da(o) SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO, a partir de 03 de Janeiro de 2022. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Fortaleza, 30 de Dezembro de 2021. Camilo Sobreira de Santana

*** *** ***

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR,a Pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei no 9.826, de 14 de maio de 1974, LIA FERREIRA GOMES, do cargo de provimento em comissão de Secretário Executivo de Cidadania e Direitos Humanos, integrante da estrutura organizacional da(o) SECRETARIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, CIDADANIA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS, a partir de 31 de Dezembro de 2021. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Fortaleza, 30 de Dezembro de 2021. Camilo Sobreira de Santana

*** *** ***

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, a pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei n. 9.826, de 14 de maio de 1974, JOSÉ JACOME CARNEIRO ALBUQUERQUE, do cargo de provimento em comissão de Secretário das Cidades, integrante da estrutura organizacional da Secretaria das Cidades, a partir de 31 de dezembro de 2021. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, em Fortaleza, 30 de dezembro de 2021. Camilo Sobreira de Santana GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

*** *** ***


LEI QUE ALTERA O FUNDEB É SANCIONADA PELO GOVERNO COM UM VETO


Foi publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (28/12) a Lei 14.276/21, que modifica regulamentações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou dispositivo que excepcionava regra de movimentação de recursos do fundo para outras contas (VET 69/2021).

A nova norma é originária do Projeto de Lei 3418/21, de autoria da deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). No Senado, a proposta foi aprovada no dia 15 de dezembro e, por ter sido alterada, retornou para nova análise dos deputados.

O texto passa a data de atualização da Lei do Fundeb Permanente (Lei 14.113/20) de outubro de 2021 para outubro de 2023 e adia para 2024 a definição de novos índices para rateio dos recursos do fundo quanto ao valor anual por aluno entre etapas, modalidades, duração da jornada e tipos de estabelecimento de ensino.

Veto
Foi vetado dispositivo que abria exceção quanto à regra de movimentação de recursos do Fundeb em outras contas dos estados e municípios com a finalidade de executar a folha de pagamento de profissionais da educação.

A PALAVRA DO DIA

 

Evangelho (Jo 1,1-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

SEM ANUÊNCIA PRÉVIA DE ELEITO, PARTIDO NÃO PODE COBRAR MULTA POR DESFILIAÇÃO


Um pedido de pagamento de multa requer a existência de elementos que admitam um juízo de certeza acerca da obrigação de pagar, possuindo mais consistência, nessa perspectiva, a prova documental.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu provimento ao recurso especial ajuizado pelo ex-deputado federal Cícero Almeida, eleito em 2014 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Em setembro de 2015, o então deputado requereu a desfiliação. Ela ainda era possível, já que as restrições à infidelidade partidária só foram regulamentadas pela minirreforma eleitoral de 2015 (Lei 13.165/2015), depois confirmadas pela Emenda Constitucional 91.

Cícero ainda passaria por PSD (2015-2016), PMDB (2016-2017), Podemos (2017-2018) e PHS (2018) durante o mandato.

Com isso, o PRTB decidiu aplicar a regra do artigo 85, inciso X, do próprio estatuto, que prevê multa de 12 vezes o salário do parlamentar que se desfiliar da legenda no decurso de seu mandato. O valor a ser pago seria de R$ 402 mil.

A PALAVRA DO DIA

 

Evangelho (Lc 2,36-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

HOSPITAL DR. ALVES SE DESPEDE DO ÚLTIMO PACIENTE

 


A secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, acompanhou a saída do último paciente internado no Hospital de Campanha Dr. Alves na noite desta terça-feira, 28 de dezembro. Nas redes sociais, Regina externou sua alegria e deu maiores informações sobre os planos para 2022.

“Foram 10 meses de funcionamento em 2021, mais intenso que 2020. Espero, sinceramente, que não precisemos reabri-lo. Ficaremos até dia 31/12 finalizando o processamento dos prontuários, organizando os equipamentos e materiais e fechando relatórios. Agradeço ao time de profissionais que se dedicaram ao trabalho árduo para salvar vidas e reduzir o sofrimento de quem daqui precisou. Que 2022 seja livre de pandemia. Por fim, faço um apelo: vacinem-se e protejam-se. Que Deus nos ajude. 

SAÍDA DE ZEZINHO ALBUQUERQUE DAS CIDADES E O XADREZ POLÍTICO

  


A Secretaria das Cidades que já teve como titulares da pasta, Camilo Santana; Ivo Gomes; Lúcio Gomes; Jesualdo Farias e Paulo Henrique Lustosa, vai encerrando o ciclo do Secretário com o mais longo tempo no comando da SCidades – que tem atuação forte em todos os 184 municípios do Ceará.

O deputado Zezinho Albuquerque (PDT) com o currículo de três vezes seguidas sendo Presidente da Assembleia Legislativa (ALCE) assumiu a Secretaria das Cidades em fevereiro de 2019, e nesta semana recebeu homenagem da Associação dos Servidores da Secretaria das Cidades, e de todos os colaboradores. Junto aos secretários executivos Marcos Cals, Paulo Henrique e Edilson, foi homenageado e recebido para um momento de apresentação de resultados.

Zezinho Albuquerque (PDT) que está no seu oitavo mandato de deputado estadual será candidato nas eleições de 2022, e em virtude disso deixa a pasta do executivo em 31 de dezembro - 2021.

A expectativa agora é qual cargo será disputado por Zezinho Albuquerque (PDT) em outubro de 2022, e qual será seu sucessor na Pasta das Cidades.

GOVERNADOR DO CEARÁ CONFIRMA CONCURSOS PÚBLICOS PARA SETE ÓRGÃOS DO ESTADO EM 2022


No último bate-papo virtual com a população de 2021, realizado nesta terça-feira (28), o governador Camilo Santana fez um balanço dos concursos públicos realizados em 2021 ao responder um internauta. Além disso, o chefe do Executivo estadual confirmou certames que serão realizados em 2022. Também foram destacadas outras ações e investimentos que beneficiam os cearenses.


“Este ano eu fiz concurso para a Funsaúde, com seis mil vagas. Fizemos para a Polícia Militar, com duas mil vagas, e autorizei chamar três mil, para que a gente possa garantir os compromissos com os Batalhões do Raio e ampliação da Segurança Pública. Fiz para a Polícia Civil, foram 500 vagas, Pefoce com 170 vagas e para a Sefaz. Estou fazendo para a Procuradoria-Geral do Estado. 


Chamei a última turma do Corpo de Bombeiros, mais 204 homens já estão na Academia fazendo o treinamento. E também convoquei mais 2.500 professores do último concurso e 247 oficiais da Polícia Militar”, detalhou Camilo Santana.

Para o próximo ano, o gestor garantiu que, além da nomeação dos aprovados no último concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), marcada para 3 de janeiro, serão realizados mais certames para os seguintes órgãos: Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri; Superintendência Estadual do Meio Ambiente; Secretaria do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.


Camilo projetou, ainda, que existe a possibilidade de outras áreas do Governo do Ceará terem concursos públicos.

DEBANDADA DE AUDITORES FISCAIS COMO FORMA DE PROTESTO MARCA O GOVERNO


A revoada de auditores fiscais dos cargos de chefia na Receita Federal é mais uma prova inequívoca dos conflitos internos que corroem as estruturas do governo de Jair Bolsonaro. O primeiro impacto do protesto organizado pelos auditores recai sobre o Ministério da Economia — o mensageiro da determinação do presidente da República de conceder reajuste salarial a policiais federais. A paralisação dos servidores compromete a fiscalização tributária e pode se espalhar para outras áreas estratégicas.

Há meses, em razão dos descaminhos promovidos na elaboração do Orçamento, a pasta comandada por Paulo Guedes sofre uma sangria de colaboradores. No final de outubro, o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram demissão ao perceberem que o teto de gastos iria implodir no Congresso. Agora, o direcionamento de reajuste salarial a uma categoria específica do funcionalismo torna ainda mais difícil o discurso em favor da responsabilidade fiscal.

A debandada dos auditores na Receita Federal repete o terremoto que há semanas se abate na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ontem, mais 24 pesquisadores abriram mão de suas funções. O mesmo problema aconteceu no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com reflexos na elaboração do Enem.

Divergências internas ocorrem em qualquer governo. O que se vê, no entanto, são rebeliões a se espalhar na administração pública. Os frequentes desgastes com o funcionalismo público, aumentando o risco de greves, podem custar caro ao presidente Bolsonaro.

(Por Carlos Alexandre Souza)

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Lc 2,22-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ESTILO ALINE ALBUQUERQUE DE ADMINISTRAR E FAZER POLÍTICA

 




Nos últimos dias de seu primeiro ano como prefeita de Massapê, Aline Albuquerque (PP) tem intensificado os trabalhos com entregas de obras e equipamentos que beneficiarão os massapeenses.

Na semana passada, Aline (PP) ao lado de seu pai e Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque (PDT) inaugurou a Central Municipal de Resíduos (CMR) em Massapê e fez a entrega de EPIs para os catadores, garantindo segurança no manuseio dos resíduos, otimizando a limpeza e reciclagem na cidade.

Ainda na maratona de inaugurações, a prefeita Aline Albuquerque (PP) entregou passagens molhadas nas comunidades de Cacimbinha e Lagoa Grande, que tinham problemas sérios de trafegabilidade no período chuvoso. 

Em tempo: O estilo de administrar e ao mesmo tempo de fazer política da prefeita Aline Albuquerque (PP) é admirado até mesmo pelos seus adversários.

A prefeita de todos os massapeenses, como ela sempre deixa enfatizado nos seus discursos, é  de acorda cedo, tomar ciência de tudo que se passa na administração e andar por toda cidade (sede e distritos) escutando o povo, independente de "cor" partidária.

EM DEFESA DA AMADA


O deputado Túlio Gadelha criticou uma publicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com ataques a apresentadora Fátima Bernardes, sua namorada. O filho do presidente publicou prints de momentos do programa “Encontro” com pautas sobre saídas de fim de ano. Eduardo sugeriu que a apresentadora teria sido hipócrita: “Mas a Fátima Bernardes é diferente, ela não vai passar o Natal em família”, escreveu. Um dos prints mostrava uma entrevista sobre “a importância da ‘saidinha’ de fim de ano. Reintegrar apenados pode ser benéfico à sociedade”. Gadelha, porém, afirmou que se tratam de imagens adulteradas. 

Ao Poder360, o deputado e namorado da apresentadora disse que o compartilhamento de fake news é uma prática comum da família Bolsonaro. “Eles criam polêmica para se tornarem mais conhecidos, simplesmente inventam coisas”, afirmou.

APERTEM OS SINTO, O CARRO POPULAR SUMIU

 


Automóveis icônicos como o Gol e o Uno, que estão há décadas nas ruas brasileiras estão prestes a saírem de cena, marcando o fim de uma era. Os carros populares estão sumindo não só do asfalto, mas também das linhas de produção das montadoras e concessionárias.

Os modelos de entrada estão sumindo das linhas de produção, e os disponíveis nos revendedores vêm com preços nada populares, a partir de R$ 47 mil. E com vários exemplares acima dos R$ 60 mil.

Os dois carros zero quilômetro mais baratos do país atualmente são o Fiat Mobi e o Renault Kwid, cujos modelos mais básicos custam, respectivamente, R$ 47.301 e R$ 47.562, segundo a tabela Fipe.

O carro mais vendido do país neste ano é o Fiat Argo, que sai por nada menos que R$ 66.260, o equivalente a 55 salários mínimos, considerando o piso aprovado pelo Congresso para 2022.

Segundo especialistas e a própria indústria, isso não está relacionado apenas à escassez global de semicondutores provocada pela pandemia, que tem limitado a produção das montadoras.

Fonte: O Globo

MOTORISTAS NÃO PRECISARÃO PAGAR O SEGURO DPVAT EM 2022

 


Os motoristas brasileiros não precisarão pagar O seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em 2022. Isso porque o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou a manutenção do prêmio zero para o seguro, pelo segundo ano consecutivo, conforme proposto pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A manutenção da medida por mais um ano é porque há excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no ano que vem. O excedente verificado foi formado com os prêmios pagos pelos próprios proprietários de veículos ao longo dos anos.

Segundo a CNSP, o Conselho tem efetuado reduções anuais no valor do prêmio como forma de retornar, para os proprietários de veículos, os recursos excedentes, já tendo, inclusive, estabelecido valor igual a zero, para todas as categorias de veículos, no ano de 2021.

Sem nova arrecadação, a tendência é que esses recursos sejam consumidos com o pagamento das indenizações por acidentes de trânsito ao longo do tempo.

AGÊNCIAS BANCÁRIAS FUNCIONAM PARA O PÚBLICO ATÉ QUINTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO


 

Após o feriado de Natal, quando as agências trabalharam em horário reduzido, os bancos retomaram nesta segunda-feira (27/12) o horário normal de funcionamento, das 10h até 16h. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia útil para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. No dia 31, as agências bancárias não vão abrir para atendimento.

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de ano-novo.

Nesses casos, a Febraban orienta a população a utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Além disso, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Fonte: Agência Brasil

2022 COM POUCOS FERIADÕES

 


Sem contar com datas municipais e estaduais, apenas um feriado do calendário de 2022 será prolongado, isto é, um “feriadão”. O próximo ano terá nove feriados nacionais, e apenas Paixão de Cristo cai numa sexta-feira, emendando com o final de semana. Um dos feriados cai num sábado, logo no dia 1º de janeiro, e dois acontecem em domingos (Dia do Trabalho e Natal). Três feriados caem em quartas-feiras.

Os meses de abril e novembro terão o maior número de feriados nacionais. Por outro lado, entre junho e agosto não haverá dias de folgas. Também é importante considerar que Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais, e sim pontos facultativos no serviço público federal. Instâncias estaduais ou municipais têm diferentes posições.

Já os cearenses têm um feriadão exclusivo: a Data Magna do Ceará, comemorada em 25 de março, cai em uma sexta-feira. Para os residentes de Fortaleza, há ainda o feriado do Dia de Nossa Senhora de Assunção, 15 de agosto, que cai numa segunda-feira, formando outro feriadão.

Algumas pessoas poderão, porém, ter dois feriadões a mais: de 26 de fevereiro a 1º de março (Carnaval), e de 16 a 19 de junho (Corpus Christi). Isso pode acontecer caso as datas sejam anunciadas como descanso pelas repartições públicas. O governo federal ainda não publicou o calendário oficial de pontos facultativos no serviço público.

Confira a lista de feriados em 2022 no Brasil

1º de janeiro (sábado)

— Confraternização Universal de ano novo, é feriado nacional, porém, vai cair em um sábado.

1º de março (terça-feira)

— Carnaval. A data comemorativa é um feriado extraoficial, isto é, depende das legislações e decretos municipais e estaduais. Tradicionalmente, é “imprensada” com a segunda-feira.

19 de março (sábado)

— Dia de São José. Apesar de ser padroeiro do Ceará, não é um feriado estadual. É folga em Fortaleza e municípios como Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros, que transformaram o dia em feriado.

25 de março (sexta-feira)

— Data Magna do Ceará, sanção da lei abolicionista. É feriado em todo o estado. Por ser em uma sexta-feira, pode virar um “feriadão”.

15 de abril (sexta-feira)

— Paixão de Cristo é feriado nacional. Por cair em uma sexta-feira, pode virar um “feriadão”.

21 de abril (quinta-feira)

— Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. É feriado nacional.

1º de maio (domingo)

— Dia do Trabalho, é feriado em todo o país e em outras partes do mundo.

16 de junho (quinta-feira)

Assim como o Carnaval, o Corpus Christi é um feriado extraoficial e depende das legislações e decretos municipais e estaduais.

15 de agosto (segunda-feira)

— Dia de Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza. É feriado apenas na capital do Ceará. Por cair em uma segunda, pode virar um “feriadão”.

7 de setembro (quarta-feira)

— Dia da Independência do Brasil, é feriado em todo o território nacional.

12 de outubro (quarta-feira)

— Muitas vezes referido como Dia das Crianças, é na verdade o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

2 de novembro (quarta-feira)

— Dia dos Finados, é feriado nacional.

15 de novembro (terça-feira)

— Dia da Proclamação da República, é feriado em todo o território nacional.

25 de dezembro (domingo)

— O Natal é feriado nacional, contudo, em 2021, vai cair em um domingo.

(Opovo)