terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

ASSEMBLEIA E COMITÊ DA CRUZ VERMELHA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

 


A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social, assina, nesta quarta-feira (16/02), às 9h30, no Salão Nobre da Casa, acordo de cooperação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A parceria busca desenvolver e implementar a metodologia Comportamentos mais Seguros (CMS) na Casa.

Por meio dessa metodologia, é possível construir estratégias de gestão de risco para responder às consequências de violência que impactam a prestação de serviços públicos e, consequentemente, representam obstáculos para o alcance dos objetivos institucionais.

Um dos objetivos principais desse recurso é disponibilizar saberes e técnicas para que os profissionais que atuam na prestação de serviços públicos essenciais possam avaliar melhor o contexto do local onde atuam, a fim de adotar de forma consciente comportamentos mais seguros preventivos e condutas que podem limitar as consequências da violência armada, caso um incidente de segurança venha a acontecer.

Para  implementar a metodologia, após firmarem convênio, a Assembleia Legislativa e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha realizarão um curso virtual sobre a metodologia para os órgãos e núcleos da Casa.

O orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social da AL, doutor Joaquim Garcia, explica que o curso, em primeiro momento, será voltado para os servidores do Departamento de Assistência Social e Saúde (DSAS) da Casa. “Esse curso vai ajudar na capacitação dos nossos profissionais, possibilitando desenvolver comportamentos mais seguros no ambiente de trabalho. A formação será on-line, por meio da plataforma do Comitê da Cruz Vermelha Internacional. A carga horária será de 8h, em cinco módulos, com certificação ao final do curso”, adiantou.