sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

CÂMARA QUER DISCUTIR SEMIPRESIDENCIALISMOS A PARTIR DE MARÇO


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta 5ª feira (10.fev.2022) que a casa pretende começar a discutir a partir de março deste ano a proposta para implementar o semipresidencialismo no Brasil.

De acordo com Lira, a ideia seria uma alteração de governo para 2030. “Sem perspectiva de votação antes da eleição. Para deixarmos qualquer texto que possa ser discutido, analisado e escolhido, para ser votado com o congresso novo”, disse.

No semipresidencialismo, o Presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. Lira já havia defendido anteriormente o sistema.

Em novembro de 2021, Lira chegou a dizer que “esse arranjo [presidencialismo] não tem se mostrado à altura dos desafios que o Brasil enfrenta para o Estado Democrático gerar mais prosperidade e bem-estar para o conjunto da população”.

Segundo monitoramento da Universidade de Oxford (Reino Unido), semipresidencialismo é um regime presente em mais de 50 países, entre eles Portugal, França e boa parte das nações do Leste Europeu.