sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

EDUCAÇÃO DE SOBRAL É DIVULGADA INTERNACIONALMENTE PELO BANCO MUNDIAL COMO ESTUDO DE CASO DE SUCESSO

 


A história de superação da educação de Sobral é apresentada como um estudo de caso no Programa Coach, lançado pelo Banco Mundial, em 2021. A iniciativa global visa ajudar os países a projetar, implementar e avaliar programas de formação em serviço para professores que se alinhem com as melhores práticas e evidências.

O vídeo destaca o salto qualitativo da educação de Sobral, aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual o município aparecia na posição 1.366º, em 2005, e dez anos depois passou a ocupar a primeira posição do país, entre mais de 5.570 municípios brasileiros.

Os resultados do município chamaram a atenção do banco que enviou seus especialistas em educação para investigar e documentar, por meio de um relatório, os principais fatores de sucesso do município de Sobral na redução da pobreza de aprendizagem na última década.

“Os resultados alcançados por Sobral derivam de sua capacidade de convergir todo o sistema educacional para a aprendizagem e da decisão de manter a política partidária longe das escolas. O sucesso da reforma educacional de Sobral não deriva de uma solução milagrosa, mas sim de um conjunto de ações estruturadas que se reforçam mutuamente, com o objetivo de garantir que todos os alunos da rede municipal concluam a educação básica na idade certa e com aprendizado adequado”, aponta o relatório do Banco Mundial.

Leia o relatório AQUI – https://bit.ly/3JoOZlW

Veja o vídeo AQUI – https://youtu.be/oym76ugCN9w