quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

HERDEIROS TAMBÉM RECEBERÃO DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCOS

 


Os herdeiros de contribuintes que morreram também vão poder resgatar valores esquecidos em bancos pelo trabalhador que faleceu, segundo informações do Banco Central. Ao todo, 26 milhões de CPFs e 1,9 milhão de CNPJs têm R$ 8 bilhões a receber. O dinheiro começará a ser liberado em março.

Em nota, o Banco Central informou que divulgará em breve os procedimentos para quem tem valores a receber "por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)".

Segundo a instituição monetária, o resgate deverá ser feito conforme a legislação. A consulta, no entanto, já é possível. Basta entrar no site valoresareceber.bcb.gov.br, informar o CPF ou CNJP da pessoa ou da empresa da qual deseja consultar os valores e anotar a data que for informada pelo sistema. Também é necessário saber data de nascimento ou de abertura da empresa.

Os resgates começarão no dia 7 de março. É preciso ficar atento à data e ao horário informado na consulta, que poderá ser das 4h às 14h ou das 14h às 24h. Para ter acesso ao montante, será preciso entrar novamente no site dos valores a receber no dia e hora marcados, caso contrário, o trabalhador deverá fazer nova consulta para obter outra data de resgate.

Segundo o Banco Central, caso o contribuinte não acesse o site na data agendada para a retirada, terá que voltar no sábado da repescagem, conforme o calendário. Essa data de "repescagem" é informada ao fazer a consulta inicial, portanto, é ideal anotá-la. A partir de 28 de março, haverá ainda uma nova oportunidade resgate para quem não conseguiu o dinheiro no dia exato.