sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

SIMBOLISMO POLÍTICO E ELEITORAL EM EVENTO COM CAMILO SANTANA, TRÊS EX-GOVERNADORES DO CEARÁ E OUTRAS LIDERANÇAS

 


Na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) estiveram no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) convidou o presidenciável Ciro Gomes (PDT) e os senadores Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) para participarem de evento de expansão do Porto do Pecém. Muito além do teor administrativo, a presença dessas lideranças políticas teve cunho político-eleitoral relevante, apesar de os presentes terem evitado falar a respeito do pleito deste ano.

Ciro Gomes não tinha agenda política marcada para o Ceará nesta semana, mas em vista da passagem de dois potenciais adversários na disputa presidencial, de pronto aceitou o convite do governador Camilo Santana para participar da solenidade nesta manhã de quinta-feira (10). Nas redes sociais fez questão de lembrar quem, em 1994, quando governador, deu os primeiros passos para os estudos da instalação do Porto na região. “Nas gestões seguintes – dos meus queridos Tasso, Cid e Camilo -, as obras e inaugurações prosseguiram”.

Em entrevista, Ciro afirmou que o Brasil precisa “desesperadamente” de bons exemplos, destacando, ainda, que o Ceará, com geografia precária, teve a proeza de instalar o Porto do Pecém. “Se o Ceará, pobre e sofrido como é, tem esses resultados, imagine o Brasil sendo governado por uma política diferente dessa tragédia de demagogia de um lado e fascismo do outro. O céu é o limite para o Brasil”, disparou em recado claro para os eventuais adversários diretos na disputa presidencial, Bolsonaro e Lula.

Além de Ciro, Camilo, Cid e Tasso, que unidos, demonstram coesão em uma eventual aliança na disputa local, outros personagens coadjuvantes também compareceram ao evento. O ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-secretário do Governo do Estado, Zezinho Albuquerque (PDT) foi um deles. Um dia após colocar seu nome à disposição para a disputa no Ceará, o ainda pedetista foi citado algumas vezes pelos anfitriões da solenidade.

Zezinho, que tem influência política no partido Progressistas, presidido pelo filho, o deputado federal AJ Albuquerque, deve mudar para a legenda durante a “janela partidária”. Também estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT); e  a vice-governadora, Izolda Cela (PDT), que assumirá o Governo do Estado com a saída de Camilo para disputar vaga no Senado. Os dois pedetistas são sondados como potenciais candidatos da base governista à sucessão governamental.

Bolsonaro

O senador em exercício, Chiquinho Feitosa, atualmente no União Brasil, e o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PROS), também foram outras presenças políticas presentes, além do emedebista deputado estadual Walter Cavalcante. Senador Feitosa disputava com disputava com deputado Capitão Wagner (PROS) o comando da nova sigla partidária. Já Valim, antes oposição ao governador Camilo Santana, está cada vez mais próximo da gestão.

Ainda no clima de tensão político-eleitoral envolvendo o Ceará, o vereador de Fortaleza, Carmelo Neto (Republicanos), publicou em suas redes sociais a informação de que estará com o ministro da Infraestrutura, Tarcício Gomes, na próxima segunda-feira (14), participando da entrega da duplicação da BR-222, no trecho que dá acesso ao Porto do Pecém. “Estaremos às 11h no Km 30. Mais uma entrega do Governo Jair Bolsonaro”, disse o parlamentar.

(Edson Silva)