segunda-feira, 9 de maio de 2022

AVANÇAM OS ESTUDOS DE UMA NOVA URNA ELETRÔNICA PARA ELEIÇÕES PÓS 2022


Integrantes do Grupo de Trabalho de Inovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e especialistas do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) voltaram a se reunir na sexta-feira (6), na capital paulista, para acompanhar e discutir as propostas do projeto Eleições do Futuro. A iniciativa busca a inovação do sistema eletrônico de votação brasileiro.

O encontro de trabalho faz parte do convênio de cooperação técnica firmado em novembro do ano passado, visando o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema de votação. O foco da reunião foram as ações voltadas ao aprimoramento dos mecanismos de segurança, transparência e auditoria do processo.

O coordenador de Modernização do TSE, Celio Wermelinger, ressalta que a reunião foi bastante produtiva, sobretudo, as discussões sobre a implementação do método de votação fim a fim (end-to-end), que hoje é considerado o “estado da arte” em termos de auditoria de processo eleitoral.

Ele informou que a equipe técnica do TSE já estudava essa solução, e que a parceria com a USP potencializou essa implementação. “Continuamos avançando na construção da prova de conceito que nos permitirá avaliar, na prática, as várias propostas de inovação em discussão”, afirmou.

Eleições do Futuro

O projeto denominado Eleições do Futuro segue a linha de desenvolvimento de uma arquitetura computacional focada na redução de custos ao longo dos próximos anos, mediante a utilização de componentes eletrônicos com maior capacidade de integração eletrônica, sem comprometer a segurança, o sigilo, a auditabilidade e a transparência do sistema e do processo eleitoral como um todo.

Entre outros pontos, o convênio prevê estudos para a criação de um novo equipamento de votação, menor e mais leve do que as atuais urnas eletrônicas, capaz de reduzir os custos de transporte e otimizar a logística na preparação do processo eleitoral.

Além de Celio, participaram da reunião os seguintes integrantes do grupo de trabalho: Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE; José Melo, coordenador de Sistemas Eleitorais da Corte; Gilmar Fernandes de Deus e Danilo Magno Marchiori, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES); Daniel Wobeto, do Regional do Rio Grande do Sul; Valdemar Borges Junior, do TRE-TO; Ricardo Negrão de Oliveira, do Tribunal Regional do DF; e Alexandre Luiz de Oliveira e George Cavalcanti Maciel Filho, da Corte de Pernambuco.

O Grupo de Trabalho foi instituído para pesquisar e implementar inovações tecnológicas no Sistema Eletrônico de Votação, em especial quanto à redução dos custos de aquisição e manutenção dos equipamentos de votação.

(TSE)