sexta-feira, 29 de julho de 2022

SECRETARIA DA SAÚDE DE SOBRAL REALIZA ABERTURA DA XIII SEMANA MUNICIPAL DO ALEITAMENTO MATERNO



A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, realiza, na próxima segunda-feira (01/08), a abertura da XIII Semana Municipal do Aleitamento Materno. A edição deste ano seguirá o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. 

A abertura será às 13h, no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, e contará com a apresentação de um talk-show para conversar sobre as principais dúvidas, mitos e benefícios sobre a amamentação materna exclusiva até o sexto mês de vida da criança. Também serão entregues certificados para homenagear famílias apoiadoras do aleitamento materno e instituições parceiras.

A programação da Semana Municipal segue até o dia 5 de agosto com ações descentralizadas em todo o território da sede e distritos, com atividades diversas como rodas de conversas, palestras, ensaios fotográficos, atividades lúdicas, encontros com grupos de gestantes e formações em educação permanente para profissionais da saúde. 

Nas salas de espera dos postos, também serão feitas abordagem educativas com gestantes e mulheres que estejam amamentando e palestras sobre a importância amamentação para esclarecer o público de uma forma geral, dando visibilidade ao aleitamento materno, cumprindo assim o objetivo da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação, que é proteger, promover e apoiar a amamentação e incentivar práticas relacionadas à amamentação na atenção primária.

A Semana Municipal do Aleitamento Materno foi criada em maio de 2005 (Lei nº 593) tendo como objetivos estimular atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação; apoiar a mulher e conscientizá-la de seu papel como mãe e nutriz; e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem a mulher que amamenta. Ela integra o calendário oficial do município e é comemorada anualmente na primeira semana de agosto.