Como o mandato de Patrícia Saboya no Senado terminará em janeiro próximo, os senadores aproveitaram para destacar o trabalho da parlamentar cearense ao longo dos últimos oito anos. "Senadora Patrícia, a sua atuação encantou a todos. Vossa Excelência foi uma verdadeira guerreira na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Foi uma luz que iluminou esta Casa", ressaltou o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
O também senador do Ceará, Inácio Arruda (PC do B), lembrou que Patrícia Saboya foi a primeira mulher cearense a ocupar uma cadeira no Senado Federal e também destacou a atuação de Patrícia na área da infância e da juventude. "Este é o caminho certo porque, ao cuidar da formação de nossas crianças e adolescentes, estamos, na verdade, cuidando do desenvolvimento do País", disse Arruda.
Patrícia Saboya presidiu a CAS em 2007 e 2008 e deixará o Senado para assumir o cargo de deputada estadual no Ceará - para o qual foi eleita em outubro. Desde 2003, a senadora coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. E, entre 2003 e 2004, presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
"Aqui, melhorei muito como pessoa. Aprendi a ser mais tolerante. Não a ser tolerante em relação aos problemas que precisamos combater, e sim a ouvir mais, a aceitar o contraditório e a valorizar ainda mais a democracia", disse a senadora.