Algumas novidades começam a surgir na TVC, emissora de televisão
vinculada à Secretaria da Casa Civil, nessa gestão de Camilo Santana. A
primeira mudança a ser notada pelo telespectador será no projeto
gráfico.
A nova identidade visual tem a finalidade de traduzir o conceito que passa a nortear a emissora, proposto pela nova equipe de direção. As principais premissas são a difusão cultural, a participação da sociedade civil e a contribuição para a formação educativa, crítica e intelectual do cidadão.
Visual Novo
A campanha "TVC é você aqui" utiliza fotografias de cearenses para dar forma a essa ideia. Além do elemento humano ocupar um lugar central nas vinhetas institucionais e de programação, as cores, fontes e a própria logomarca da TVC foram atualizadas e se apresentam de maneira mais arrojada."Como referência, olhamos para as melhores TVs Públicas do mundo e para as tendências de linguagem televisiva atual, sem peder de vista a cor local. As peças videográficas são o encontro da história da TVC, tudo que ela representa para o Ceará com aquilo que ela pretende se tornar", explica Erick Picanço, um dos diretores a produtora Polegar Opositor responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da emissora.
Participação
No dia 15 de Outubro, no Cine teatro São Luiz, durante a programação especial do Dia do Audiovisual Cearense a TVC anunciará uma Chamada Pública para a apresentação de propostas para programação de 2016.
O presidente da TVC, o produtor audiovisual Tibico Brasil, destaca a importância da criação da Comissão de Avaliação da Programação, formada por representantes do governo do estado e do Fórum do Audiovisual e da Câmara Setorial do Audiovisual. "Na prática, esta Comissão é uma oportunidade da sociedade contribuir para a definição da programação da emissora pública, queremos tornar este processo mais democrático e participativo”. A portaria que institui a Comissão de Avaliação será publicada no site da TVC no dia 18 de Outubro.
Parcerias
Ainda neste mês de Outubro três novos programas irão ao ar, todos frutos de parcerias da TVC com instituições ligadas à Cultura e à Educação: a Rede Cuca, o Centro Dragão do Mar, a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Federal do Ceará. Segundo a Diretora de Programação, a jornalista Isabel Andrade, a opção por trabalhar em co-produções é também uma forma de materializar o projeto de uma TV movida pela participação, mas o ponto central, afirma, é a visibilidade do conhecimento produzido localmente. "Nossa propósito é promover o compartilhamento do conhecimento que está na periferia, na universidade, nas instituições culturais do Ceará. Transformando o conhecimento que hoje se dá num espaço restrito, em conhecimento comum".
A nova identidade visual tem a finalidade de traduzir o conceito que passa a nortear a emissora, proposto pela nova equipe de direção. As principais premissas são a difusão cultural, a participação da sociedade civil e a contribuição para a formação educativa, crítica e intelectual do cidadão.
Visual Novo
A campanha "TVC é você aqui" utiliza fotografias de cearenses para dar forma a essa ideia. Além do elemento humano ocupar um lugar central nas vinhetas institucionais e de programação, as cores, fontes e a própria logomarca da TVC foram atualizadas e se apresentam de maneira mais arrojada."Como referência, olhamos para as melhores TVs Públicas do mundo e para as tendências de linguagem televisiva atual, sem peder de vista a cor local. As peças videográficas são o encontro da história da TVC, tudo que ela representa para o Ceará com aquilo que ela pretende se tornar", explica Erick Picanço, um dos diretores a produtora Polegar Opositor responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da emissora.
No dia 15 de Outubro, no Cine teatro São Luiz, durante a programação especial do Dia do Audiovisual Cearense a TVC anunciará uma Chamada Pública para a apresentação de propostas para programação de 2016.
O presidente da TVC, o produtor audiovisual Tibico Brasil, destaca a importância da criação da Comissão de Avaliação da Programação, formada por representantes do governo do estado e do Fórum do Audiovisual e da Câmara Setorial do Audiovisual. "Na prática, esta Comissão é uma oportunidade da sociedade contribuir para a definição da programação da emissora pública, queremos tornar este processo mais democrático e participativo”. A portaria que institui a Comissão de Avaliação será publicada no site da TVC no dia 18 de Outubro.
Parcerias Ainda neste mês de Outubro três novos programas irão ao ar, todos frutos de parcerias da TVC com instituições ligadas à Cultura e à Educação: a Rede Cuca, o Centro Dragão do Mar, a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Federal do Ceará. Segundo a Diretora de Programação, a jornalista Isabel Andrade, a opção por trabalhar em co-produções é também uma forma de materializar o projeto de uma TV movida pela participação, mas o ponto central, afirma, é a visibilidade do conhecimento produzido localmente. "Nossa propósito é promover o compartilhamento do conhecimento que está na periferia, na universidade, nas instituições culturais do Ceará. Transformando o conhecimento que hoje se dá num espaço restrito, em conhecimento comum".
