A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará
vai inaugurar a 10ª nova unidade do Procon-AL fora da Capital. Na
próxima sexta-feira (15/04), às 10 horas, o município de Camocim, no
litoral oeste, vai receber um escritório do órgão na Câmara de
Vereadores.
Além da sede na Assembleia, já foram inauguradas nove unidades do
Procon-AL no interior do Estado, nos municípios de Crato, Juazeiro do
Norte, Sobral, Morada Nova, Viçosa, Quixadá, Quixeramobim, Tauá e
Jaguaruana. No último município mencionado, o órgão foi inaugurado na
semana passada.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia,
deputado Odilon Aguiar (PMB), destaca que a iniciativa contou com o
apoio do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), e com a
colaboração da União de Vereadores do Ceará. “É fundamental a expansão
do Procon-AL no Interior, porque lá, muitas vezes, os consumidores não
têm a quem recorrer. Estamos buscando solucionar essa questão", destaca o
parlamentar.
Além disso, o órgão também irá realizar atendimentos fora da
Assembleia. Este mês, estão programados atendimentos aos sábados, das 8h
às 12h, fora da unidade da AL: dia 16/04 no Bom Sucesso, 23/04 no
Carlito Pamplona e 30/04 no Demócrito Rocha. “Esses atendimentos nos
bairros são importantes porque muitas pessoas passam a conhecer o Procon
e sabem mais sobre seus direitos”, explica a coordenadora-geral do
Procon Assembleia, Anna Waléria Sampaio.
Ainda segundo Anna Waléria, o órgão também irá realizar treinamentos
para 120 professores e coordenadores da rede de ensino municipal de
Quixeramobim, para que eles repassem esses conhecimentos para o alunos.
Além de atuar como parceiro da sociedade, o órgão realiza pesquisas de
preços, audiências públicas sobre os temas que mais estão afetando a
vida dos consumidores, bem como consultas ao SPC/Serasa.
Nos três primeiros meses deste ano, o Procon-AL realizou mais de 1.900
atendimentos, entre audiências de conciliação, reclamações e abertura de
processos.
No ano de 2015, foi um total de 6.594 reclamações dos consumidores, e
as audiências de conciliação somaram naquele período 8.812. O balcão
SPC/Serasa somou 2.193 consultas no período de um ano.
