segunda-feira, 11 de julho de 2016

ELEIÇÕES: POSICIONAR A CANDIDATURA

Em meio ao fogo cruzado da propaganda eleitoral, com tantas informações contraditórias sobre os candidatos e suas propostas, não é fácil para o eleitor médio formar a sua convicção de voto. O nexo emocional tem o poder de trazer a eleição para o mundo pessoal do eleitor, aproximando-a dos seus interesses e preocupações.
Ao focar a candidatura num tema que permita a conexão com sentimentos fortes dos eleitores, o candidato se distingue dos outros, adquirindo relevância e identidade própria. Na política o coração sempre é mais forte que a razão. Isto não significa dizer que o eleitor sempre decide emocionalmente, desprezando considerações de racionalidade. Significa que é pelos sentimentos que o eleitor terá sua atenção despertada, seu interesse na eleição mobilizado. Somente depois que ele passa a ter interesse pessoal na eleição é que o processo mental de analisar e avaliar as candidaturas e suas propostas começa verdadeiramente.
É a pesquisa de diagnóstico o instrumento adequado para identificar quais os sentimentos dominantes no eleitorado. Estes sentimentos são fortes porque dizem respeito sempre a valores muito importantes para a vida das pessoas. São desejos e temores.
(Por Francisco Ferraz)