Em meio ao fogo cruzado da propaganda eleitoral, com tantas
informações contraditórias sobre os candidatos e suas propostas, não é
fácil para o eleitor médio formar a sua convicção de voto. O nexo
emocional tem o poder de trazer a eleição para o mundo pessoal do
eleitor, aproximando-a dos seus interesses e preocupações.
Ao
focar a candidatura num tema que permita a conexão com sentimentos
fortes dos eleitores, o candidato se distingue dos outros, adquirindo
relevância e identidade própria. Na política o coração sempre é mais
forte que a razão. Isto não significa dizer que o eleitor sempre decide
emocionalmente, desprezando considerações de racionalidade. Significa
que é pelos sentimentos que o eleitor terá sua atenção despertada, seu
interesse na eleição mobilizado. Somente depois que ele passa a ter
interesse pessoal na eleição é que o processo mental de analisar e
avaliar as candidaturas e suas propostas começa verdadeiramente.
É
a pesquisa de diagnóstico o instrumento adequado para identificar quais
os sentimentos dominantes no eleitorado. Estes sentimentos são fortes
porque dizem respeito sempre a valores muito importantes para a vida das
pessoas. São desejos e temores.
(Por Francisco Ferraz)