terça-feira, 6 de março de 2018

EX-GOVERNADOR GONZAGA MOTA É HOMENAGEADO COM A MEDALHA ALMIR DUTRA

Parte dos festejos de 35 anos de Maracanaú, comemorados em 6 de março, a Câmara Municipal outorga a medalha Almir Dutra ao ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota. Maior comenda do município, a insígnia leva o nome do primeiro prefeito da cidade e homenageia personalidades que contribuíram com a emancipação e o desenvolvimento de Maracanaú, será conferida na sessão solene na próxima quarta-feira (07).
A Lei Nº 10.811 de 4 de julho de 1983 que emancipou Maracanaú de Maranguape, foi sancionada durante o governo de Gonzaga Mota. Além disso, foi na gestão do ex-governador que foram inaugurados, dentre outros, os conjuntos habitacionais Jereissati e Timbó, um dos principais fatores de crescimento do município.
Para ilustrar a importância dos conjuntos habitacionais, que totalizaram mais de 20.000 residências, Maracanaú teve um salto no número de habitantes e, consequentemente, no processo de expansão urbana, saindo de 37.844 habitantes em 1980, para 157.150 em 1991, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O papel de Gonzaga Mota no desenvolvimento de Maracanaú, no entanto, começou bem antes de ser governador (1983/1987). Teve início em 1978, quando foi chamado pelo governador eleito, Virgílio Távora, para elaborar seu Plano de Metas de Governo (Plameg II). Economista e especialista em desenvolvimento econômico, Gonzaga Mota norteou a implantação e consolidação, após um longo período de estagnação, da Ceasa e do Distrito Industrial, inaugurados em 1972 e 1966, respectivamente.
Como coordenador do Plameg II e secretário de planejamento do Estado (1979/1983), Gonzaga Mota ajudou a implementar uma forte política de atração de investimentos, a criar o Fundo de Desenvolvimento Industrial e os Polos Metalmecânico, Têxtil e Químico, com a instalação em Maracanaú, da Gerdau (1981), da Vicunha (1984) e da Agripec (1986), atualmente, Nufarm.
Para o vereador Raphael Pessoa, que indicou o nome do ex-governador, a outorga da Medalha Almir Dutra é um resgate histórico e um reconhecimento importante ao trabalho de um homem que ajudou a implantar a infraestrutura da cidade. “Ceasa, Distrito Industrial, Conjuntos Habitacionais… o Maracanaú que conhecemos hoje deve muito ao Gonzaga Mota” – afirmou o parlamentar – “Gonzaga Mota foi um dos nomes mais importantes para o desenvolvimento do Ceará, sobretudo, de Maracanaú”.
Saiba Mais


A Medalha Almir Dutra foi criada através da Resolução 002/2005 de autoria dos vereadores Demir Peixoto e Raimundo Travasso, e sancionada pelo então presidente da Câmara Municipal, Gabriel Amorim, e homenageia Almir Freitas Dutra, emancipador e primeiro prefeito de Maracanaú, eleito em 1983, morto em 1987, no exercício de seu mandato.
(Blog do Roberto Moreira)