Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
fabiocampos@focus.jor.br

Eleito deputado federal, Mauro Benevides Filho (PDT) opta pelo cenário político e administrativo do Ceará. Em breve, assumirá de direito (não é exagero afirmar que já o é de fato) o Planejamento do Governo Camilo Santana. Pretende ficar como deputado até o fim da tramitação da reforma da Previdência, que pode se arrastar para além do meio do ano. Portanto, ficará com um olho lá e um pé cá.
Economista preferido de Ciro Gomes desde 1989, quando secretário de Finanças na Prefeitura de Fortaleza, a trajetória mostra que Mauro é muito mais voltado para cargos executivos do que para funções parlamentares. São muitos os mandatos, mas quase que inteiramente licenciados para ocupar postos estratégicos na administração pública estadual.
Mas, a fila anda. Ciro Gomes (PDT), coisa rara, elogiou em seu Facebook outro auxiliar seu da mesma área de atuação profissional de Mauro Filho. Ao comentar e indicar artigo do economista Nelson Marconi (foto), Ciro disse o seguinte: “Um de meus mais brilhantes conselheiros, Nelson Marconi, vai se credenciando como o mais preparado economista da nova geração”.
Marconi tem currículo acadêmico respeitável: É graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP, tendo realizado bolsa sanduíche no MIT. É professor adjunto dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional em Administração Pública e Governo, na FGV-SP, pertencendo ao núcleo docente permanente em ambos programas. Também é professor associado (licenciado) no curso de Economia na PUC-SP. É Coordenador do Fórum de Economia da FGV e do CND – Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, vinculado à EAESP-FGV. Foi coordenador do curso de graduação em economia da EESP-FGV entre 2010 e 2013, presidente da Associação Keynesiana Brasileira entre 2015 e 2017.