Os governadores do Nordeste se reuniram, na manhã de sexta-feira (05), em Fortaleza, para debater temas em comum aos nove estados da região. Durante o evento, chamou atenção a presença de um grupo político que vem se fortalecendo e é formado pelo governador Elmano de Freitas (PT), o senador Cid Gomes (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PDT) e o líder do Governo Lula na Câmara Federal, o deputado José Nobre Guimarães (PT).
Essas quatro lideranças políticas se aproximaram durante o pleito estadual do ano passado e têm discutido, internamente, sobre o futuro de seus partidos e possíveis alianças já de olho nas eleições municipais de 2024. Durante coletiva de imprensa, porém, alguns posicionamentos chamaram a atenção da imprensa presente.
Enquanto o governador Elmano destacou ter feito convites para que Evandro Leitão se filie ao Partido dos Trabalhadores, José Nobre Guimarães foi mais comedido, e salientou que ainda é cedo para se discutir eleições municipais. Nos últimos dias, deputados estaduais chegaram a defender o nome do chefe do Poder Legislativo para a disputa em Fortaleza.
“Convidar o Evandro Leitão, eu convido há muito tempo. Agora eleição 2024, eu estou com a missão de governar o Ceará e acho que nós devemos conversar a eleição de 2024 em 2024”, disse Elmano de Freitas. Já Guimarães destacou ser “cedo para isso”. “A nossa preocupação é governar o Brasil e o Elmano governar o Ceará. É precipitada qualquer discussão de candidaturas agora”, pontuou.
Leitão está filiado ao mesmo partido do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, que já foi sondado como nome do partido em busca da reeleição. Desde a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ficou claro internamente que o chefe do Executivo Municipal é o nome natural para a disputa.
