No estado do Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia podem ter segundo turno nas eleições para a prefeitura municipal, de acordo com a determinação de que o município precisa ter, pelo menos, 200 mil eleitores para ser possível a realização do novo pleito. Em Caucaia, passaram para o segundo turno os candidatos Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT). O petista ligado à deputada federal Luizianne Lins (PT) conseguiu avançar na disputa por apenas oito votos de diferença da deputada estadual Emília Pessoa (PSDB) e agora disputa a vaga com o ex-prefeito da cidade entre 2017 e 2020. Saiba a seguir os recursos recebidos pelos candidatos até o momento e os principais gastos das campanhas.
Em Caucaia, os candidatos possuem um limite de gastos até R$ 2.762.480,07 para realizarem toda a campanha. Catanho já recebeu uma quantia maior que o limite de gastos em recursos. Foram R$ 2.793.559,90, dos quais R$ 2.460.629,90 vieram da direção nacional do seu partido e R$ 50.000,00 vieram da direção nacional do Republicanos, partido ao qual pertence seu vice, o vereador e 1° suplente de deputado federal Vanderlan Alves. Além do valor partidário, foram registradas as maiores doações por Wander Jean Matos Ferreira e Francisco Antônio Caminha Almeida, de R$ 150.000,00 e R$ 105.000,00, respectivamente. Da quantia total, foram gastos R$ 2.050.522,53.
A maior concentração de despesas do candidato petista foi com publicidade por adesivos, que recebeu o investimento de R$ 578.361,20. Ainda na área de propagandas, foram investidos R$ 204.176,60 em publicidade por material impresso e R$ 260.000,00 em produções de materiais audiovisuais para as mídias. As outras despesas se concentram em atividades de militância e serviços terceirizados, somando, respectivamente, R$ 359.352,00 e R$ 150.958,63. Ao todo, a campanha de Catanho tem registrados R$ 2.050.522,53 em gastos, até a manhã desta quarta-feira (16).
Naumi Amorim recebeu R$ 2.175.262,30 ao todo, sendo R$ 1.750.000,00 da direção nacional de seu partido e R$ 190.000,00 da direção estadual. O empresário Prisco Rodrigues Bezerra doou R$ 200.000,00 para a campanha, seguido de doações menores de R$ 20.000,00 e R$ 10.000,00 vindas de Thiago Mezer Maia e de Neurami Gomes de Amorim, respectivamente.
Nas despesas únicas, a maior concentração está em atividades de mobilização, com R$ 695.648,22, mas é a área de propagandas que representa o maior foco dos gastos. Foram R$ 220.324,00 com publicidade por materiais impressos, R$ 145.000,00 com impulsionamentos de conteúdos para as redes sociais e R$ 119.324,50 com publicidades por adesivos. Por fim, serviços terceirizados somam R$ 142.300,00. Ao todo, a campanha de Naumi soma R$ 1.666.887,42 em gastos, faltando 11 dias para a definição do resultado.