quinta-feira, 29 de maio de 2025

ESCOLA INDÍGENA DO CEARÁ É A PRIMEIRA DO BRASIL A RECEBER UMA SALA GOOGLE

 

Parceria entre Google e Governo do Ceará, por meio da Etice, integra tecnologia e educação. Até o momento, foram inauguradas 12 Salas Google no estado

A Escola Indígena Chuí, localizada na aldeia Olho D’Água, em Maracanaú, no Ceará, é a primeira escola em um território indígena no Brasil a receber uma Sala Google. A iniciativa é resultado da parceria entre Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com o Google e sua representante no estado, a empresa Golden.

No Ceará, o projeto da Sala Google tem proporcionado a transformação digital nas escolas públicas, integrando tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem, utilizando a plataforma Google for Education (Google para Educação). Até o momento, foram inauguradas 12 salas no estado. A meta é implantar 40 salas no total até 2026.

Realizada nesta quarta-feira (28), a inauguração da 12ª unidade contou com as presenças do presidente da Etice, Francisco Barbosa; da secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves; do secretário-executivo de Equidade, Direitos Humanos e Educação, Helder Nogueira; da secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary; além de representantes da Golden e outras autoridades.

Cultura e educação para transformar

A Escola Indígena Chuí atende 426 estudantes nos turnos da manhã e tarde, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio regular. A unidade de ensino é um dos principais equipamentos para o fortalecimento cultural do povo Pitaguary.

A implantação da Sala Google, destaca o presidente da Etice, é um passo significativo para aprimorar os conhecimentos em tecnologia, contribuindo diretamente com o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes.

“A sala é o Google na escola, é para ter vontade de aprender mais, mas também para despertar o interesse dos estudantes para trabalharem com tecnologia, sem a necessidade de sair de casa, do seu território, contribuindo para a construção da sua comunidade. Nosso compromisso é transformar o Ceará em um estado digital”, afirma Francisco Barbosa, citando que o Brasil tem um déficit de 400 mil vagas ociosas no mercado de tecnologia

Nesse sentido, a escola Chuí agora conta com um espaço climatizado e adaptado; acesso a Chromebooks para atividades pedagógicas; um portal de Educação a Distância com cursos sobre as ferramentas do Google for Education; suporte à inscrição da escola na plataforma Google for Education; e orientações para participação de educadores em treinamentos e certificações Google.

Esses recursos viabilizam um processo educacional mais interativo, participativo e criativo, proporcionando a transformação digital com foco no protagonismo de estudantes e professores.

A plataforma Google for Education permite aos professores criarem, distribuírem e avaliarem tarefas com mais eficiência, promovendo um ambiente colaborativo e organizado para alunos e docentes.

O estudante da 3ª série do Ensino Médio, Kayke Oliveira, 17, está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com inscrição feita, ele espera tirar boa nota e ser aprovado em Física. “Eu já tenho o tablet entregue pelo governo. Eu me sinto super privilegiado com esse novo espaço, e considero muito necessário porque nos ajuda a usar essas ferramentas para a nossa preparação”, pontual.