O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) adjetivou como "VERGONHOSO" a aprovação na Câmara dos Deputados em dois turnos nesta terça-feira (16) da proposta de emenda à Constituição (PEC) 3/2021, apelidada de PEC da Blindagem , que amplia a proteção de deputados e senadores em processos criminais.
IDILVAN ALENCAR (PDT):
Em apenas uma noite de discussão, a Câmara dos Deputados aprovou, em 1º turno (353 a favor x 134 contra) e em 2º turno (344 a favor x 133 contra), a PEC da Blindagem.
Na prática, os deputados legalizaram a impunidade. A Justiça só poderá investigar e julgar parlamentares se o Plenário da Câmara ou do Senado autorizar a abertura do processo, em votação secreta. Isso vale para diversos tipos de crimes como corrupção, homicídio, pedofilia, dentre outros. Até em casos de prisão em flagrante, a Câmara ou o Senado deverão dar o aval para a prisão.
Isso não é um problema apenas para o presente, mas também para o futuro, pois abre caminho para que organizações criminosas se instalem (ainda mais) na política e atuem sob a blindagem da lei.
A PEC segue agora para o Senado. A força popular pode reverter essa decisão vergonhosa da Câmara.
Vamos pressionar os senadores para que derrubem essa PEC.