O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na manhã desta quarta-feira (12/11), cinco projetos de lei de iniciativa de parlamentares.
De autoria do deputado Heitor Ferrer (União), o projeto de lei 117/2025 cria o Dia do Cantador, a ser celebrado anualmente no dia 24 de junho. A proposta foi aprovada com uma emenda de iniciativa do deputado Guilherme Sampaio (PT).
O deputado Almir Bié (Progresssitas) é autor da proposta 287/2025. O parlamentar pede a inclusão no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Ceará o Desafio Marco Zero de Esportes Náuticos. O evento é realizado anualmente em Fortaleza durante o primeiro semestre do ano.
O projeto de lei 474/2025, do deputado Nizo Costa (PT), também foi aprovada no Plenário. A matéria solicita incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a Festa dos Crediaristas, realizada no distrito de Genezaré, município de Assaré.
De iniciativa do deputado Simão Pedro (PSD), o PL 534/2025, que a institui o Dia da Sustentabilidade Energética no Estado do Ceará. Já o 582/2025, do deputado Bruno Pedrosa (PT), destaca a exposição agropecuária de Santa Quitéria como relevância histórica e cultural do Ceará.