O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu e empossou, na sexta-feira (31/10), dois novos desembargadores e ampliou a composição da Corte para 55 integrantes. Magistrados de carreira, Mantovanni Colares Cavalcante e José Krentel Ferreira Filho já atuavam no 2º Grau, como juízes convocados da 5ª Câmara de Direito Privado, e foram escolhidos pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente.
Inicialmente, houve a votação aberta, nominal e fundamentada da vaga a ser preenchida por merecimento, conforme o Edital nº 160/2025. Essa foi a terceira vez que José Krentel Ferreira Filho, titular da 2ª Vara de Sucessões de Fortaleza, figurou entre os três juízes mais bem pontuados. O magistrado somou 99,95 pontos, ocupando o primeiro lugar entre os 20 concorrentes. A segunda colocada foi a juíza Maria Marleide Maciel Mendes (99,78), enquanto a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo foi a terceira (97,84).
Após a eleição por merecimento, o juiz Mantovanni Colares Cavalcante, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, foi aclamado ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade. Ao todo, cinco candidatos tiveram inscrição deferida, conforme o Edital nº 161/2025. É a primeira vez que novos desembargadores são eleitos e empossados desde a reconstrução da sede do TJCE.
A ratificação da posse ocorrerá no próximo dia 21 de novembro, às 16h, na sede da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).