terça-feira, 20 de janeiro de 2026

EM RECESSO PARLAMENTAR, LEÔNIDAS CRISTIMO RESGATA MEMÓRIA DA ENGENHARIA E DA PRÓPRIA FAMÍLIA

 

Em recesso parlamentar, o deputado federal Leônidas Cristino aproveitou o período para um gesto simbólico e carregado de significado histórico. O parlamentar dedicou parte do tempo à preservação de antigos instrumentos de precisão usados na agrimensura e na topografia, verdadeiras relíquias da engenharia do século passado.

Entre as peças cuidadas por Leônidas estão dois teodolitos, das tradicionais fabricantes Keuffel & Esser e Young & Sons, além de um nível da marca Cary London, produzidos nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os equipamentos foram adquiridos na década de 1930 por seu avô, Vicente Cristino, agrimensor e topógrafo, que repassou os aparelhos aos filhos Iraldo e Gerardo Cristino — este último, pai do deputado — ambos também profissionais da área.

Ao comentar o momento, Leônidas destacou a importância da manutenção dessas peças históricas e reforçou o valor da engenharia para o desenvolvimento do país. “O futuro do Brasil só será possível com mais engenharia. Abram os olhos”, afirmou o parlamentar, conectando memória, formação técnica e visão de futuro em uma mesma mensagem.