segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DONO DO IBOPE DIZ QUE PESQUISA NÃO INDUZ O ELEITOR AO VOTO

Cai um mito - Na coluna de Ilimar Franco (O Globo), o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, recorre ao exemplo do Recife para derrubar um mito: o de que pesquisa influencia o resultado da eleição. Lembra que se isso fosse verdade, Humberto Costa, que liderava com 40%, e Mendonça Filho, que chegou a ter 20%, não teriam sido ultrapassados por Geraldo Júlio e Daniel Coelho, respectivamente.
Visão do Ibope - Na avaliação do presidente do Ibope sobre a tese da influência das pesquisas eleitorais, ele conclui, assim, reportando-se ao caso do Recife: “Se as pesquisas tivessem essa influência toda como se propaga por aí, Humberto e Mendonça sairiam e chegariam na frente. Isso é uma prova inconteste de que pesquisa não induz o eleitor ao voto”. (Da coluna do Magno Martins)