Os consumidores que quiserem negociar suas dívidas junto às
instituições bancárias poderão, no período de 05 a 09 de outubro,
procurar o Procon da Assembleia Legislativa para apresentar seus
questionamentos e tirar suas dúvidas. A partir desse primeiro encontro, o
Procon agendará para os dias 26, 27, 28 e 29 de outubro a realização de
um mutirão de negociação presencial entre os consumidores e os bancos.
A
novidade desse mutirão é que os clientes do interior do Estado também
poderão apresentar suas reclamações. A informação foi dada nesta
quarta-feira (30), pelo deputado Odilon Aguiar (Pros), presidente da
Comissão de Defesa do Consumidor, após se reunir com o presidente da
Mesa Diretora, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).
"Os
valores das tarifas bancárias subiram em um ritmo muito mais rápido que
o índice da inflação. Nesse período de crise, os bancos já acumularam
um lucro de mais de R$ 60 bilhões, enquanto que a situação financeira
dos cidadãos está em um nível insustentável. Combinei com o presidente
Zezinho, e esta Casa dará todo o apoio para a realização desse mutirão
presencial entre os consumidores e os bancos", explicou Odilon.
Como agendar
Para
participar do mutirão, o consumidor deverá ir ao Procon-AL no horário
das 8h às 17h, entre os dias 5 e 9 de outubro. Eles deverão ter, em
mãos, cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e das faturas, carnês,
extratos ou contratos a serem questionados. Após esse contato, ele já
sairá com a data da conciliação agendada. Cada uma das audiências a
serem realizadas terá o acompanhamento de um advogado do Procon-AL. E,
caso o consumidor não entre em acordo, a reclamação será registrada no
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que
poderá gerar processos contra as instituições bancárias.
Dados
recentes apontam que 62% das famílias brasileiras estão endividadas.
Dessas, 77% estão nessa situação devido aos juros cobrados no rotativo
do cartão de crédito. Na última segunda-feira, o Procon da Assembleia
realizou pesquisa entre os sete maiores bancos localizados no Ceará e
apontou que a diferença entre tarifas chega a 54% em alguns serviços,
como é o caso dos juros de cartão de crédito rotativo.