Dando mais um passo rumo à excelência na educação pública do município, a Secretaria da Educação de Sobral lançou o Documento Curricular da Educação Infantil de Sobral, em seminário realizado na sexta-feira (31/01), no Centro de Educação a Distância (CED). A solenidade abriu o ano letivo 2020 e contou com a participação de diretores, coordenadores e professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Sobral.
Na ocasião, foram entregues os certificados para os participantes do grupo de trabalho de elaboração do currículo e exibido um vídeo, que apresenta o cenário da educação de Sobral e explica como está estruturado o currículo da Educação Infantil. Cada escola recebeu exemplares do documento e um banner que retrata a estrutura do currículo.
O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou os investimentos na Educação Infantil e a importância do momento. “Provavelmente, temos o primeiro documento curricular finalizado e formalizado de um município, já inspirado nas expectativas que a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] tem e em outras expectativas que são regionais e próprias de Sobral. Certamente, este documento vai servir também de inspiração para outros municípios, educadores e gestores conceberem os seus currículos no âmbito da Educação Infantil. A realização deste momento é um marco importante para a educação de Sobral e, de maneira mais especial, para a Educação Infantil”, disse o gestor.
A elaboração do documento teve início em 2017, com a criação do grupo de trabalho formado por diretores escolares, coordenadores pedagógicos, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e do Conselho Municipal de Educação, sob a consultoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que definiram conceitos e realizaram estudos que norteariam a produção do currículo.
“Estamos aqui hoje para enaltecer o profissionalismo da Educação Infantil e fazemos isso com um documento que diz que a gente precisa ter técnica e conhecimento científico muito específico para trabalhar. É muito desafiador trabalhar com criança pequena e nos dá a sensação de que estamos muito vivos e podemos fazer alguma coisa para melhorar o futuro da nossa cidade e do nosso país”, disse a gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim.
Posteriormente, foram realizadas pesquisas de campo em escolas da sede e distritos, com gestores escolares, professores, familiares e com crianças do 1° ano do Ensino Fundamental. As visitas também ocorreram nos Centros de Educação Infantil com observação de sala de aula, diálogo com as crianças do infantil V e familiares de todos os segmentos. O documento também passou por uma consulta pública tendo recebido a contribuição de 174 pessoas, sendo mais da metade composta por professores da rede municipal.
Para a coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, a elaboração deste currículo específico para a Educação Infantil “é um marco histórico para Sobral, que mais uma vez dá exemplo de uma gestão eficaz e de uma educação que não se cansa de dar orgulho ao povo desta terra”.