A partir desta quinta-feira (18/06), profissionais da Secretaria da Saúde de Sobral começam a realizar mais de 800 testes de Covid-19 em toda a sede do município. Os testes farão parte de uma pesquisa por amostragem para mapear o comportamento do coronavírus nos bairros.
As pessoas testadas serão escolhidas de forma aleatória, por sorteio. Quem for escolhido e aceitar participar da pesquisa irá realizar dois testes: o primeiro será o teste rápido, realizado com uma pequena amostra de sangue e, em seguida, será realizado o swab, que é um exame microbiológico feito com a coleta de secreção do nariz e garganta. O resultado do teste rápido sai em poucos minutos e o resultado do swab é enviado para o Laboratório Central do Ceará (LACEN) e chegará em alguns dias para a pessoa testada.
A secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, explica que o objetivo da pesquisa é fazer um mapeamento do comportamento do vírus, independente se a pessoa teve os sintomas ou não. "Nós queremos que a população colabore com essa pesquisa, pois é uma pesquisa confiável, além de ter o resultado imediato, é uma forma de nós analisarmos como está a distribuição da doença no município. Pois, atualmente, devido a pouca quantidade de testes rápidos, estamos fazendo uma busca ativa, que visa pessoas que já apresentam sintomas e estão nos critérios pré estabelecidos", afirmou.
Profissionais da Secretaria e do Instituto Opnus foram treinados nesta quarta-feira (17/06) e farão os testes e acompanhados dos Agentes Comunitários de Saúde, para que possam demonstrar confiabilidade aos moradores abordados. Todos os pesquisadores estarão identificados com crachá e entregarão aos participantes um termo de consentimento. Como medida de segurança, os profissionais contarão com Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e adotarão os protocolos recomentados pelos órgãos de saúde.
A ação faz parte de uma pesquisa coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado.
